Tem planos ao ar livre para este fim de semana? Atenção, prevê-se chuva nestas regiões de Portugal!

Depois de dias de alguma estabilidade em termos de estados do tempo, parece certo o regresso da chuva no fim de semana. Saiba quais as regiões mais afetadas e planeie o seu fim de semana com a nossa ajuda!

A primeira semana de fevereiro caracterizou-se pela estabilidade atmosférica, que se verificou principalmente no território continental. De segunda a quarta, apesar do acentuado arrefecimento noturno, as temperaturas máximas já deram um ar de primavera, enquanto é cada vez mais notório o aumento do dia natural.

Tendo por comparação o dia de sexta-feira, sábado dia 8 será um dia cinzento um pouco por todas as geografias nacionais.

Contudo, os dias soalheiros poderão dar lugar a dias cinzentos já a partir de amanhã, sexta-feira, dia 7. Mesmo o dia de hoje já será de alguma nebulosidade, principalmente no Noroeste do território continental. Apesar de ser um dia de transição, vai continuar a verificar-se um forte arrefecimento noturno que pode potenciar a formação de geada, principalmente no interior Norte e Centro.

Já para sexta-feira é esperada uma intensificação do vento, que trará nebulosidade intensa a todo o território, à exceção do Algarve. Segundo a nossa previsão, com as nuvens virão a chuva e a neve (nos pontos mais altos do Norte e Centro), que afetarão o território continental de Noroeste para Sudeste. As temperaturas máximas vão sofrer uma queda significativa, já as mínimas poderão registar uma ligeira subida.

Humidade relativa
As temperaturas baixas das próximas noites serão, de certa forma, mais difíceis de lidar, já que são esperados valores bastante elevados de humidade relativas entre sexta (7) e sábado (8). Na maior parte do território continental, o ar estará praticamente saturado.

Está, desta forma, lançado o padrão para um fim de semana em que a chuva terá o papel principal.

Sábado é dia de chuva em todo o país

Tendo por comparação o dia de sexta-feira, sábado dia 8 será um dia cinzento um pouco por todas as geografias nacionais. Vão registar-se períodos de chuva, em geral fraca, com o vento a soprar de forma geral fraco, do quadrante Oeste, podendo soprar com mais intensidade nas terras altas, no período da manhã. De resto, a precipitação terá menor representatividade no interior Norte e Centro, bem como no Algarve.

Poderá registar-se algum nevoeiro da parte da manhã, nas regiões litorais, sendo que as temperaturas poderão registar uma ligeira subida em relação ao dia anterior, principalmente no Norte e Centro. Os distritos mais frios serão Bragança e Guarda, com as temperaturas mínimas a não ultrapassarem o 1 ºC e os 2 ºC, respetivamente. No ponto oposto, é Lisboa que vai registar a mínima mais elevada (12 ºC). Em relação às máximas, mais uma vez Bragança com 9 ºC e a Guarda com 11 ºC serão as mais baixas. No polo oposto, Coimbra, Beja e Faro poderão chegar aos 18 ºC.

Temperatura
Apesar de o regresso da chuva aparentar ser uma realidade, as noites vão continuar a ser bastante frias, com os termómetros abaixo dos 0 ºC em grande parte do Nordeste transmontano.

nos territórios insulares, estão previstos dois panoramas completamente opostos: nebulosidade e chuva para os Açores; céu pouco nublado ou limpo para a Madeira. Para o arquipélago dos Açores, espera-se chuva em forma de aguaceiros, principalmente nas ilhas do Grupo Central. As temperaturas mínimas vão variar entre os 10 ºC (Angra do Heroísmo) e os 12 ºC (Ponta Delgada). Já as máximas vão oscilar entre os 14 ºC (Santa Cruz da Graciosa) e os 15 ºC (Ribeira Grande).

No arquipélago da Madeira o cenário não poderia ser mais contrastante: o céu estará pouco nublado ou limpo, com as temperaturas máximas a fazer lembrar a primavera. Apenas na costa Norte, para São Vicente, está esperada alguma nebulosidade. As temperaturas mínimas vão variar entre os 10 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira). Já as máximas rondarão os 19 ºC em quase todas as geografias madeirenses.

Domingo: menos frio, mais chuva

Para o dia de domingo, 9 de fevereiro, espera-se uma manutenção do padrão, mas com ligeiros ajustes nos elementos temperatura e precipitação. No território continental, espera-se céu geralmente muito nublado, com a chuva a intensificar-se à medida que o dia avança. É mais uma vez o Algarve a única região do continente onde não é esperada chuva.

Precipitação acumulada
No domingo, dia 9, a precipitação acumulada ultrapassará os 20 mm em várias regiões do país, com especial destaque para o litoral Centro e Norte.

O vento deverá rodar de Oeste para Sul e soprar fraco a moderado. Já as temperaturas poderão registar uma ligeira subida, mesmo nas áreas tradicionalmente mais frias do interior Centro e Norte. Para o território continental, as mínimas vão variar entre os 3 ºC (Guarda) e os 12 ºC (Viana do Castelo e Lisboa). As máximas vão estar entre os 12 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Coimbra).

No arquipélago da Madeira, o dia será mais cinzento, se comparado com o de sábado. Podem ocorrer períodos de precipitação fraca na vertente Norte da ilha da Madeira, nomeadamente no município de São Vicente. No capítulo das temperaturas, as mínimas poderão oscilar entre os 11 ºC e os 17 ºC. Já as máximas deverão variar entre os 16 ºC e os 19 ºC.

Em sentido inverso, para as 9 ilhas dos Açores está prevista muita nebulosidade, mas sem chuva. A nebulosidade será mais persistente na Graciosa, com as temperaturas mínimas a variarem entre 11 ºC e os 12 ºC e as máximas entre os 14 ºC e os 16 ºC. Este mote poderá prolongar-se para o início da segunda semana do mês, condicionando as atividades ao ar livre que tanto dizem aos portugueses.