Sul de Portugal afetado por chuva e trovoada por estes dias: e o resto do país?
As previsões confirmaram-se! Esperava-se chuva, aguaceiros e trovoada nas regiões austrais de Portugal continental e a imagem de radar atesta essa mesma informação, por nós avançada há vários dias. Saiba o tempo para os próximos dias!
Tal como se vê pela imagem de radar concebida na Meteored, observa-se com clareza a progressão da área de instabilidade pelo sudoeste da geografia de Portugal continental, numa trajetória nordeste-sudoeste.
Os aguaceiros, localmente intensos e acompanhados pontualmente de trovoada, estão cingidos ao Sudoeste Alentejano e ao Barlavento Algarvio, destacando-se, com grande evidência as áreas geográficas em redor de Odemira e a área mais montanhosa do Algarve: Monchique.
A imagem de radar antecipa, entre agora e as próximas horas, uma forte acumulação pluviométrica nestas mesmas zonas, algo bem patente pelos tons "pintados" a amarelo-alaranjado.
A temperatura registou esta quarta-feira (17) uma pequena subida do valor da mínima na Região Sul (17 ºC em Faro) e uma pequena descida da temperatura máxima na Região Sul (22 ºC em Faro) e uma ligeira subida na Região Norte (25 ºC no Porto). Quanto ao vento, hoje vai soprando com moderada a forte intensidade, tendencialmente de Es-Nordeste em grande parte do nosso país.
O tempo na quinta e na sexta, 18 e 19 de maio: haverá mais precipitação e trovoada?
A tipologia de sistemas de baixas pressões como aquela que esteve esta quarta-feira (17) a afetar o Sudoeste de Portugal é conhecida pela sua enorme complexidade devido à grande dificuldade de prever, com precisão, onde irão cair aguaceiros e trovoadas. Os mapas são capazes de ilustrar essa probabilidade, em termos geográficos, contudo, nem sempre tal acontece devido à enorme imprevisibilidade do comportamento destes sistemas na atmosfera e sobretudo no seu reflexo à superfície.
Os núcleos de ar frio em altitude que estão, de forma isolada, a atingir localmente parte do Sudoeste Alentejano e o Barlavento Algarvio, poderão, com maior ou menor frequência repetir-se em Portugal continental no curto-médio prazo, inclusive noutras regiões do país. Contudo, para quinta (18) e para sexta (19), o que esperar do estado do tempo, de acordo com o modelo ECMWF?
De acordo com as últimas atualizações dos mapas, o estado do tempo na quinta (18) prevê-se estável e com períodos nublados e possibilidade de abertas numa gigantesca “fatia” do território de Portugal continental. Contudo, durante a tarde, espera-se precipitação fraca e dispersa, novamente no Sul do país, especialmente no Algarve e nalguns pontos do Baixo Alentejo. A ocorrência de trovoada e granizo não está totalmente descartada.
A temperatura máxima será de 27 ºC em Coimbra, 26 ºC em Lisboa e apenas 18 ºC na Guarda, com a mínima a baixar até aos 5 ºC na cidade mais alta de Portugal continental. O vento manter-se-á tendencialmente moderado a forte, soprando de Es-Nordeste.
Entretanto, na sexta (19), imperará a estabilidade no resto do país, com céu nublado, ou pouco nublado, com tendência a limpar nalgumas regiões. Em Bragança prevê-se uma máxima de 18 ºC, em Braga 23 ºC, em Santarém 28 ºC e em Évora 26 ºC. A mínima oscilará entre os 5 ºC na Guarda e os 17 ºC em Lisboa. O vento soprará moderado a forte de Es-Nordeste durante mais uma jornada. Contudo, nalgumas localidades poderá soprar de Noroeste ou do quadrante Sul.
Fim de semana de 20 e 21 de maio: mais instabilidade a caminho de Portugal?
Para sábado (20) e para domingo (21) estão previstos períodos de chuva fraca ou aguaceiros, nalgumas ocasiões mais intensos (sobretudo nas últimas horas de domingo (21)), que poderão afetar quer o Algarve e outros pontos a sul do Tejo, quer o Norte ao penetrarem a região mais setentrional de Portugal, procedentes da Galiza e de Leão. E novamente, estarão reunidas as condições favoráveis à ocorrência de trovoada, e inclusive de granizo.
Neste momento, a previsão para o fim de semana varia a cada atualização e, por isso, é difícil determinar onde e quando poderá chover. Aquilo que parece provável, isso sim, é que durante o fim de semana o tempo instável terá a possibilidade de ocorrer em praticamente qualquer região de Portugal, como tão bem atesta o mapa de previsão da acumulação e distribuição de chuva acima exposto.