Subida das temperaturas, poeiras do Saara e tempestade Olivier: conheça o tempo em Portugal para os próximos dias

Apesar de a nebulosidade não se dissipar totalmente, as temperaturas irão aumentar, em alguns sítios, de forma significativa e haverá uma nova intrusão de poeiras saarianas.
Depois de uma reta final de semana e fim de semana com chuva, vento e agitação marítima, a estabilidade atmosférica está de volta ainda que de forma passageira.
Anomalia térmica positiva intensifica-se no continente português, devido ao aumento das temperaturas máximas.
Para além do aumento das temperaturas máximas esperado, que pode ser significativo em vários locais, também se espera uma nova intrusão das poeiras provenientes do deserto do Saara, a partir de quarta-feira.
Entre hoje e amanhã, terça-feira, dar-se-á um aumento generalizado das temperaturas máximas
O dia de hoje será marcado por alguma nebulosidade nas regiões Centro e Sul e céu geralmente limpo na região Norte. As temperaturas máximas irão oscilar entre os 17 ºC para Viana do Castelo e Guarda e os 23 ºC para Coimbra, sendo que localmente os valores podem chegar aos 24 ºC.
Para amanhã espera-se uma subida generalizada das temperaturas máximas, com maior expressão na faixa litoral, onde os valores podem chegar aos 27 ºC em vários locais de Norte a Sul. As temperaturas mínimas também vão aumentar em praticamente todo o território, oscilando entre os 6 ºC na Guarda e os 13 ºC em Faro.
Ainda assim, espera-se um dia geralmente nublado, de Norte a Sul, podendo contar com algumas abertas ao longo do dia nas regiões Norte e Centro.
Na quarta-feira os termómetros devem alcançar os 29 ºC em vários locais do país
Na quarta-feira denotar-se-á uma ligeira dissipação da nebulosidade, especialmente nas primeiras horas da manhã, ainda que com o passar das horas esta possa cobrir a maior parte do território. Todavia, esperam-se algumas abertas também nas regiões Norte e Centro.

Neste dia é esperado um novo aumento das temperaturas máximas, onde os termómetros podem alcançar os 29 ºC em vários pontos da faixa litoral, de Norte a Sul do país, não se descartando valores de 30 ºC em alguns locais das regiões Centro e Sul.
Para além disto, é esperada uma nova intrusão das poeiras provenientes do Deserto do Saara. Estas deverão entrar no território pelo sul, logo a partir das primeiras horas da madrugada e deverão permanecer até ao fim de semana, sendo expectável que a maior concentração se dê na quinta-feira.

Esta intrusão de poeiras dever-se-á às baixas pressões que se encontram a sul de Portugal continental, que irão contribuir para a subida em latitude das mesmas, pelo que a qualidade do ar irá deteriorar-se, especialmente no litoral algarvio, à medida que estas se concentram.
A partir de quinta a chuva retorna e a tempestade já tem nome: Olivier
Para além da maior concentração de poeiras na quinta-feira, também a chuva voltará, traduzindo-se em chuva de lama, especialmente no Centro e Sul do país. Esta instabilidade dever-se-á à aproximação da tempestade Olivier, nomeada pela AEMET, que também trará possibilidade de trovoada. Estes efeitos podem permanecer até ao fim de semana, com a chuva a intensificar-se na sexta e no sábado.
O que se espera para os arquipélagos?
O arquipélago dos Açores está sob influência de um centro de baixas pressões que ao longo do dia de hoje poderá ocasionar períodos de chuva, por vezes forte, especialmente no Grupo Central, devendo os restantes grupos contarem com períodos de chuva fraca a moderada. Ainda que a chuva não se dissipe totalmente, é esperada uma melhoria gradual do estado de tempo até quarta-feira, em todo o arquipélago.
Em relação à Madeira, é esperada chuva moderada a forte a partir das últimas horas da manhã de amanhã, terça-feira. Esta deverá dissipar-se nas horas seguintes sendo esperados alguns períodos de chuva fraca na quarta-feira.