Natal traz sol e subida da temperatura
Já diz o ditado: depois da tempestade vem a bonança. O tempo severo deixou um rasto de destruição em Portugal continental, e a chuva poderia continuar a acompanhar-nos, mas esse não é o caso. Confira o tempo na semana do natal!
Após a passagem de três depressões tempestuosas (Daniel, Elsa e Fabien), o receio de que pudesse ‘chover a cântaros’ nos dias de Natal é bem legítimo. Porém, não deverá ser esse o caso. De acordo com o cenário previsto pelo modelo ECMWF, um centro anticiclónico (altas pressões atmosféricas) está a dominar o panorama do estado do tempo para Portugal continental nos próximos dias, num período cronológico que aparentemente, até poderá estender-se à noite do Ano Novo.
Segundo a projeção dos mapas do tempo, confirma-se assim um início de inverno astronómico soalheiro, ameno, e sem chuva, com consolidação das altas pressões na maioria do território continental que bloqueiam qualquer tentativa de aproximação de frentes atlânticias. No entanto, é de realçar a possibilidade da formação de geada, gelo e nevoeiro, processos típicos proporcionados pela natureza nesta época do ano, especialmente nas terras contidas nas regiões de Trás-os-Montes e à Beira Interior.
Nesse sentido, o protagonista do tempo nos dias finais de 2019, onde se incluem a Véspera de Natal e o Natal, será a temperatura, tanto as mínimas como as máximas. Serão amenas, de cariz quase primaveril, proporcionando algum conforto térmico. No mapa abaixo pode verificar a anomalia térmica das localidades portuguesas relativamente ao mesmo período do quanto aos valores de referência.
Natal de tempo seco e pouco ventoso
Hoje temos tido um dia sobretudo marcado pela nebulosidade, tendo já precipitado suavemente no Minho e Douro Litoral. Para os dias de Natal, 24 e 25 de dezembro, não só deveremos sentir uma subida significativa da temperatura, como também a névoa será menor dando espaço para o sol brilhar e proporcionar um ‘calorzinho’ aconchegante. No dia de Natal, a temperatura máxima será de 19 ºC no distrito do Porto, 13 ºC no de Bragança, 18 ºC no de Lisboa, 17 ºC no de Portalegre, 21 ºC no de Beja e 18 ºC no de Faro.
Claro que os períodos noturnos dos dias vindouros serão muito frios, denotando uma enorme amplitude térmica diária. Assim, aconselhamos que se agasalhe bem e sirva-se dos vários sistemas de aquecimento, como aquecedores, lareiras, entre outros.
E depois do Natal?
O céu pouco nublado, as temperaturas amenas e com valores acima da média, o vento fraco, por vezes moderado e a ausência de chuva são as principais novidades do tempo na semana do Natal. Na quinta e na sexta-feira, não há grandes alterações previstas. Existe possibilidade de chuva fraca ao início da madrugada do dia 26 em partes do litoral Norte e Centro. O vento vai soprar fraco a moderado de Este, por vezes de Nordeste. O céu vai permanecer nublado ou pouco nublado, e pouco ou nada choverá.
Essencialmente, teremos uma semana de Natal de tempo seco e com temperaturas acima do média para a época do ano, com máximas entre os 13 ºC e os 22 ºC na maioria das localidades de Portugal continental. O vento será fraco ou soprará sob a forma de brisa na generalidade do país. Desta forma, as viagens natalícias para junto das famílias poderão ser feitas tranquilamente, já que nesta semana os temporais não serão notícia no nosso país.