Sol e quase 30 ºC trazem verão antecipado a Portugal nos próximos dias
A semana arrancou estável e soalheira em Portugal continental, mas depressa deu lugar a uma atmosfera variável marcada por aguaceiros, trovoada e granizo. E o que acontecerá nos próximos dias, na passagem de abril para maio? Confira a previsão!
A primavera continua a exibir um comportamento dentro da mais absoluta normalidade com mudanças frequentes e repentinas no que diz respeito às situações atmosféricas. Tão depressa vivemos dias muito soalheiros, como outros, mais nublados, nos quais se desenvolvem nuvens de tempestade que originam aguaceiros, acompanhados por vezes por trovoada. Por vezes cai granizo, aspeto bastante pejorativo para as culturas agrícolas, tal como sucedeu ontem, 27 de abril (vídeo abaixo).
De facto, no feriado do Dia da Liberdade, que coincidiu com o arranque da semana, vivemos uma situação anticiclónica, estável e soalheira, mas, a partir de terça-feira tornou-se propícia para pequenas tempestades. Terça e quarta houve períodos de chuva ou aguaceiros um pouco por todo o país, intercalados com outros de sol, mas o maior destaque vai para a ocorrência de trovoada e até mesmo de granizo que ganhou expressão nas regiões do interior.
Termómetros disparam para temperaturas de verão na reta final de abril!
Esta quinta-feira (28) já vivemos um panorama meteorológico bastante distinto. A instabilidade atmosférica praticamente desapareceu do território continental. Além disso, houve uma subida das temperaturas e o céu apresentou-se parcialmente nublado, com espaço para bons períodos de sol.
Para os próximos dias, que incluem as jornadas finais de abril, sexta-feira (29) e sábado (30), prevê-se a manutenção de uma situação meteorológica quente, estável e soalheira na qual o calor só terá tendência para se intensificar graças à persistência de um anticiclone em crista. Os períodos de céu limpo terão uma maior duração em grande parte de Portugal continental, embora o firmamento continue a ser povoado por algumas nuvens.
Amanhã (sexta-feira) apresentar-se-á um fluxo fraco de leste e os termómetros voltam a subir, à semelhança de hoje, prevendo-se que sábado seja um dia ainda mais quente. O sol e o calor da reta final de abril trarão um “verão” antecipado de norte a sul do país, com os termómetros a registar temperaturas diurnas quase nos 30 ºC no próximo sábado em várias capitais distritais do país, tais como Coimbra, Leiria, Santarém e Évora.
O vento soprará moderado a forte de Noroeste. Prevê-se máxima de 22 ºC no Porto, de 25 ºC em Lisboa e de 21 ºC em Faro. Guarda registará a temperatura máxima mais baixa de todas as capitais distritais ao ficar “apenas” pelos 20 ºC.
Domingo: mais nuvens e um ambiente ligeiramente mais fresco
Para o próximo domingo, data na qual se assinala o feriado de 1 de maio, Dia do Trabalhador, e este ano também o Dia da Mãe em Portugal, o estado do tempo em Portugal continental será igualmente estável, seco e maioritariamente soalheiro. Apesar disso, prevê-se o aparecimento de alguma nebulosidade, bem como uma diminuição significativa das temperaturas, sobretudo nas Regiões Norte e Centro, algo que poderá derivar do fluxo de Oeste/Noroeste.
A única exceção será o Algarve que, ao invés do resto do país, deverá registar uma notável ascensão nas máximas, com Faro a registar uma subida térmica de 6 ºC entre sábado (30) e domingo (1).
Temporal nos Açores e possibilidade de gota fria na próxima semana em Portugal continental
Por estes dias, os Açores estarão debaixo de um autêntico temporal atlântico, com a fase mais crítica a decorrer hoje. Além da chuva forte, também vai há risco de repetição de atividade elétrica (trovoada) para os próximos dias. O vento soprará forte de Sul pelo menos até sábado. Só a partir de domingo é que o panorama irá alterar-se e estabilizar nas ilhas açorianas.
Já a Madeira, à semelhança do Continente, viverá ao longo dos próximos dias um tempo ameno, relativamente soalheiro e marcado por influência anticiclónica.