Sol e calor até domingo, 27 de abril. Mas Alfredo Graça avisa: "tempo mudará drasticamente nas últimas horas do mês"

Anticiclone e temperatura até 28 ºC assumirão o protagonismo da meteorologia em Portugal continental nos próximos dias. Porém, está à vista uma mudança radical do tempo nas últimas horas de abril. Saiba a previsão completa!
O estado do tempo em Portugal continental nesta quarta-feira, 23 de abril, foi totalmente condicionado pelo anticiclone dos Açores, cuja influência tem vindo a consolidar-se nas últimas horas e dias. Espera-se que as condições meteorológicas estáveis, secas e de céu maioritariamente limpo se mantenham pelo menos mais umas jornadas, apesar de uma breve interrupção à escala local prevista para o feriado do "25 de Abril".
Até sábado, 26 de abril, o vento soprará predominantemente dos quadrantes Norte e Oeste.

O regime de "nortada", em particular nas regiões do litoral Norte e Centro do nosso país, impedirá que a temperatura do ar suba para valores tão elevados como os que se preveem para as regiões situadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, apesar de um expectável aumento generalizado das temperaturas para estes dias, um pouco para todo o país.
Para sexta-feira, 25 de abril e feriado do Dia da Liberdade em Portugal, o estado do tempo quente, seco e estável registará algumas alterações. Primeiro, porque se tornará mais ligeiramente mais fresco e depois porque, à escala local, nomeadamente no interior Norte e Centro, perspetiva-se a possibilidade de alguns aguaceiros fracos e dispersos, acompanhados de descargas elétricas nalgumas zonas dos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda.

Adicionalmente não se descarta a possibilidade de ocorrência de trovoada seca nalgumas zonas dos distritos de Beja e Faro, segundo revelam os mapas de referência da Meteored. Este pequeno período de instabilidade meteorológica é explicado pela provável depressão isolada em altitude que se formará sobre a parte oriental da Espanha peninsular nesta sexta-feira (25).
Fim de semana de sol e calor, especialmente no domingo, 27 de abril. Temperaturas sobem novamente até 28 ºC
Para sábado (26) o céu apresentar-se-á novamente pouco nublado ou limpo, sendo expectável uma pequena descida das temperaturas mínimas. A expectativa de um acentuado arrefecimento noturno, por contraste ao calor diurno acima do normal, permitirá, deste modo, uma grande amplitude térmica no dia 26 de abril em Portugal continental.
Para domingo, 27 de abril, prevê-se uma nova subida das temperaturas máximas. Além dos fatores atmosféricos acima referidos, o aumento do calor neste dia estará muito provavelmente associado ao facto de o vento dominante passar a soprar do quadrante Leste.
Normalmente, este vento é quente, seco e fraco, sendo estes parâmetros, todos eles, contributivos para um aumento da temperatura do ar.
Incerteza elevada no tempo para as últimas 72 horas de abril. Nova depressão à vista?
Para a próxima segunda-feira, 28 de abril, o panorama meteorológico deverá manter-se geralmente quente, estável, seco e soalheiro, sem grandes alterações em termos de nebulosidade. Porém, é para terça-feira (29), que os mapas têm vindo a apostar numa mudança drástica do estado do tempo no nosso país.

De acordo com o modelo de confiança da Meteored (ECMWF), não só se prevê uma queda acentuada das temperaturas máximas - nalgumas zonas até 10 ºC mais frio do que no dia anterior! - como também ocorrerão aguaceiros, ocasionalmente sob a forma de granizo nalguns locais e potencialmente acompanhados de trovoada.
Neste momento, ainda não é possível definir com precisão as regiões mais expostas à depressão (possivelmente uma gota fria/depressão isolada em altitude) que este episódio meteorológico adverso traria a Portugal continental.
Porém, aqui na Meteored continuaremos a monitorizar esta situação e a informá-lo-emos diariamente com o máximo de rigor e qualidade possíveis, tendo em conta o horizonte temporal de realismo que as previsões meteorológicas deterministas, probabilísticas e estatísticas permitem trazer.