Sol e calor até domingo, 27 de abril. Mas Alfredo Graça avisa: "tempo mudará drasticamente nas últimas horas do mês"

Anticiclone e temperatura até 28 ºC assumirão o protagonismo da meteorologia em Portugal continental nos próximos dias. Porém, está à vista uma mudança radical do tempo nas últimas horas de abril. Saiba a previsão completa!

O estado do tempo em Portugal continental nesta quarta-feira, 23 de abril, foi totalmente condicionado pelo anticiclone dos Açores, cuja influência tem vindo a consolidar-se nas últimas horas e dias. Espera-se que as condições meteorológicas estáveis, secas e de céu maioritariamente limpo se mantenham pelo menos mais umas jornadas, apesar de uma breve interrupção à escala local prevista para o feriado do "25 de Abril".

Deste modo, para amanhã - quinta-feira, 24 de abril - prevê-se um dos dias mais quentes desta reta final de abril, sendo apenas ultrapassado pelas temperaturas máximas do ar esperadas para o próximo domingo, 27 de abril. Em ambos os dias, várias regiões registarão valores térmicos máximos entre 26 a 28 ºC, não se excluindo nalguns locais a possibilidade de os termómetros atingirem pontualmente o patamar dos 30 ºC.

Até sábado, 26 de abril, o vento soprará predominantemente dos quadrantes Norte e Oeste.

Este domingo, 27 de abril, fará muito calor em Portugal continental. No litoral várias regiões registarão temperaturas entre 9 e 12 ºC acima da média climatológica de referência para esta época do ano.

O regime de "nortada", em particular nas regiões do litoral Norte e Centro do nosso país, impedirá que a temperatura do ar suba para valores tão elevados como os que se preveem para as regiões situadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, apesar de um expectável aumento generalizado das temperaturas para estes dias, um pouco para todo o país.

Para sexta-feira, 25 de abril e feriado do Dia da Liberdade em Portugal, o estado do tempo quente, seco e estável registará algumas alterações. Primeiro, porque se tornará mais ligeiramente mais fresco e depois porque, à escala local, nomeadamente no interior Norte e Centro, perspetiva-se a possibilidade de alguns aguaceiros fracos e dispersos, acompanhados de descargas elétricas nalgumas zonas dos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda.

Os mapas de densidade de raios para a tarde desta sexta-feira, 25 de abril, mostram condições favoráveis à ocorrência de trovoada em locais do interior Norte, Beira Alta, Baixo Alentejo e Algarve.

Adicionalmente não se descarta a possibilidade de ocorrência de trovoada seca nalgumas zonas dos distritos de Beja e Faro, segundo revelam os mapas de referência da Meteored. Este pequeno período de instabilidade meteorológica é explicado pela provável depressão isolada em altitude que se formará sobre a parte oriental da Espanha peninsular nesta sexta-feira (25).

Fim de semana de sol e calor, especialmente no domingo, 27 de abril. Temperaturas sobem novamente até 28 ºC

Para sábado (26) o céu apresentar-se-á novamente pouco nublado ou limpo, sendo expectável uma pequena descida das temperaturas mínimas. A expectativa de um acentuado arrefecimento noturno, por contraste ao calor diurno acima do normal, permitirá, deste modo, uma grande amplitude térmica no dia 26 de abril em Portugal continental.

O calor desta semana será proporcionado pelo processo de subsidência do ar gerado pela consolidação das altas pressões sobre o nosso país, pela presença de uma massa de ar mais amena e pelo facto de a radiação solar diária ser cada vez maior.

Para domingo, 27 de abril, prevê-se uma nova subida das temperaturas máximas. Além dos fatores atmosféricos acima referidos, o aumento do calor neste dia estará muito provavelmente associado ao facto de o vento dominante passar a soprar do quadrante Leste.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Normalmente, este vento é quente, seco e fraco, sendo estes parâmetros, todos eles, contributivos para um aumento da temperatura do ar.

Incerteza elevada no tempo para as últimas 72 horas de abril. Nova depressão à vista?

Para a próxima segunda-feira, 28 de abril, o panorama meteorológico deverá manter-se geralmente quente, estável, seco e soalheiro, sem grandes alterações em termos de nebulosidade. Porém, é para terça-feira (29), que os mapas têm vindo a apostar numa mudança drástica do estado do tempo no nosso país.

chuva portugal
É para a próxima terça-feira, 29 de abril, que se prevê a possibilidade de uma mudança drástica no estado do tempo. Não só no que diz respeito à temperatura do ar, que ficaria muito mais fria, como também no que diz respeito à precipitação, que voltaria a afetar boa parte do nosso país.

De acordo com o modelo de confiança da Meteored (ECMWF), não só se prevê uma queda acentuada das temperaturas máximas - nalgumas zonas até 10 ºC mais frio do que no dia anterior! - como também ocorrerão aguaceiros, ocasionalmente sob a forma de granizo nalguns locais e potencialmente acompanhados de trovoada.

Neste momento, ainda não é possível definir com precisão as regiões mais expostas à depressão (possivelmente uma gota fria/depressão isolada em altitude) que este episódio meteorológico adverso traria a Portugal continental.

Porém, aqui na Meteored continuaremos a monitorizar esta situação e a informá-lo-emos diariamente com o máximo de rigor e qualidade possíveis, tendo em conta o horizonte temporal de realismo que as previsões meteorológicas deterministas, probabilísticas e estatísticas permitem trazer.