Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia com chuva, trovoada, neve e granizo. Alfredo Graça revela as regiões mais expostas

Uma Páscoa "molhada". Assim será a reta final da Semana Santa 2025 em Portugal continental. Já foram emitidos avisos amarelo e laranja de chuva, agitação marítima e neve. Saiba a previsão completa!

Para os dias desta Páscoa 2025, que se estenderão entre amanhã - Sexta-Feira Santa, 18 de abril e próxima Segunda-feira de Pascoela, dia 21, prevê-se um estado do tempo geralmente instável, chuvoso e com outros elementos climáticos a dividir o protagonismo da meteorologia com a precipitação em Portugal continental.

Estão previstos até 5 cm de neve acumulada acima dos 1000 metros de altitude neste período da Páscoa 2025.

Devido à provável passagem de sucessivos sistemas frontais, associados a uma tempestade atlântica centrada a sul das Ilhas Britânicas, e que a partir de Sábado de Aleluia, 19 de abril, terá tendência a deslocar-se lentamente para sul/sueste, o nosso país estará exposto a uma Páscoa “molhada” e geralmente fria.

Saiba o período mais crítico de chuva, trovoada, granizo e neve e as regiões mais afetadas

De acordo com as atuais previsões dos mapas de referência da Meteored, vai chover, pelo menos, até à próxima Segunda-feira de Pascoela, 21 de abril. A precipitação será mais forte e frequente nas Regiões Norte e Centro, especialmente nas regiões situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em particular nos distritos localizados a oeste da Barreira de Condensação.

A frente fria de forte atividade, associada a uma depressão centrada nas imediações das Ilhas Britânicas, vai amanhã - feriado de Sexta-Feira Santa (18) - “varrer” Portugal continental de noroeste para sudeste, sendo este o dia em que se prevê mais chuva no território do Continente, tanto em intensidade, como em termos de área geográfica abrangida.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu já estão oficialmente sob aviso amarelo de precipitação.

Deste modo, espera-se que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e os setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu sejam aqueles que acumulem mais chuva nestes próximos 4 dias, sem esquecer que as serras e montanhas, por efeito de orografia, estão naturalmente sujeitas a uma capacidade mais efetiva de retenção de nuvens e precipitação e a valores de precipitação acumulada mais elevados.

chuva Páscoa
Minho, Douro Litoral e Região de Aveiro são as regiões para as quais se prevê mais chuva até às 22:00 da próxima Segunda-feira de Pascoela, 21 de abril, com valores entre 90 e 120 mm de precipitação acumulada.

Para o Sábado de Aleluia, 19 de abril, prevê-se a continuidade da chuva na nossa geografia, esperando-se alternância dos regimes de chuva ou aguaceiros com alguns períodos de céu nublado e quiçá algumas abertas. Por vezes, a precipitação poderá ser localmente forte, expressando-se ocasionalmente sob a forma de granizo. Não se exclui o risco de ocorrência de trovoadas para este dia, sobretudo no Norte e Centro do país.

Para o Domingo de Páscoa, 20 de abril, é expectável a passagem para um estado do tempo mais estável a partir da tarde desse dia, especialmente nas regiões situadas a sul do rio Douro, para as quais se prevê uma diminuição da frequência e intensidade da chuva. Aliás, é provável que o céu já apresente boas abertas.

Manto de neve pascal à vista para a Serra da Estrela? Aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco

Além disto, associada à entrada de ar polar marítimo, prevê-se queda de neve nos pontos mais elevados da serra da Estrela a partir do final da tarde desta Sexta-feira Santa (18). A partir da madrugada do Sábado de Aleluia, 19 de abril, a cota descerá progressivamente para os 1000/1200 metros de altitude, não sendo de descartar a possibilidade de que baixe para os 800/1000 metros nas serras, montanhas e localidades da Região Norte até meio da manhã desse dia.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Segundo os mapas baseados no modelo de confiança da Meteored (ECMWF), é expectável que acima dos 1000/1200 metros de altitude a neve possa acumular até 5 cm.

Tão deslumbrante, quanto perigoso. Poderá estar à vista um nevão acima dos 1600 metros de altitude na Serra da Estrela para esta Páscoa 2025. Estão previstos mais de 25 cm de neve acumulada acima dos 1600 metros de altitude.

Acima dos 1600 metros de altitude a neve poderá registar uma acumulação muito mais significativa, possivelmente superior a 25 cm, daí que os distritos da Guarda e Castelo Branco já estejam oficialmente sob aviso laranja.

Preste atenção também ao vento, à flutuação das temperaturas e à agitação marítima

O vento vai soprar com cada vez mais força no litoral Oeste e nas terras altas no próximo Sábado de Aleluia, 19 de abril. Manter-se-á forte até ao final da manhã do Domingo de Páscoa (20), altura em que soprará de Noroeste, com intensidade moderada a forte no litoral Oeste, com rajadas até 60/70 km/h. Nas terras altas as rajadas poderão alcançar os 80 km/h, tal como se observa no mapa abaixo.

Nesta mapa é perfeitamente observável uma região depressionária (1000 hPa) situada sobre o Golfo da Biscaia e muito próxima à Cordilheira Cantábrica. Em Portugal continental as rajadas de vento poderão atingir até 80 km/h nas terras altas no Sábado de Aleluia, 19 de abril.

O tempo vai arrefecer gradualmente até Sábado de Aleluia (19). Estão previstas temperaturas máximas entre 12 e 15 ºC em grande parte da geografia do Continente, embora possam ser ligeiramente superiores a este patamar nas regiões do litoral (entre 16 e 19 ºC) e substancialmente inferiores a este patamar no interior Norte e Centro (entre 7 e 12 °C).

Para o Domingo de Páscoa espera-se, por fim, um tempo ligeiramente mais ameno. As temperaturas deverão recuperar ligeiramente, sobretudo no Norte e Centro de Portugal continental, sendo expectável que as temperaturas subam entre 2 a 4 ºC entre o Sábado de Aleluia (19) e o Domingo da Ressurreição ou da Páscoa (20).

Quanto às mínimas, prevê-se que desçam no Sábado de Aleluia (19). Situar-se-ão entre 7 e 9 ºC em grande parte do território do Continente, esperando-se que sejam ligeiramente superiores ao referido patamar nas regiões do litoral (entre 8 e 12 °C) e consideravelmente inferiores ao referido patamar no interior Norte e Centro (entre 0 e 5 °C).

Adicionalmente, durante estes próximos dias, especialmente no fim de semana da Páscoa - Sábado de Aleluia (19) e Domingo da Páscoa (20) - espera-se uma ondulação marítima de noroeste, forte e que alcançará a costa ocidental com 4 a 5 metros de altura significativa.