Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia com chuva, trovoada, neve e granizo. Alfredo Graça revela as regiões mais expostas

Uma Páscoa "molhada". Assim será a reta final da Semana Santa 2025 em Portugal continental. Já foram emitidos avisos amarelo e laranja de chuva, agitação marítima e neve. Saiba a previsão completa!
Para os dias desta Páscoa 2025, que se estenderão entre amanhã - Sexta-Feira Santa, 18 de abril e próxima Segunda-feira de Pascoela, dia 21, prevê-se um estado do tempo geralmente instável, chuvoso e com outros elementos climáticos a dividir o protagonismo da meteorologia com a precipitação em Portugal continental.

Devido à provável passagem de sucessivos sistemas frontais, associados a uma tempestade atlântica centrada a sul das Ilhas Britânicas, e que a partir de Sábado de Aleluia, 19 de abril, terá tendência a deslocar-se lentamente para sul/sueste, o nosso país estará exposto a uma Páscoa “molhada” e geralmente fria.
Saiba o período mais crítico de chuva, trovoada, granizo e neve e as regiões mais afetadas
De acordo com as atuais previsões dos mapas de referência da Meteored, vai chover, pelo menos, até à próxima Segunda-feira de Pascoela, 21 de abril. A precipitação será mais forte e frequente nas Regiões Norte e Centro, especialmente nas regiões situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e em particular nos distritos localizados a oeste da Barreira de Condensação.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu já estão oficialmente sob aviso amarelo de precipitação.
Deste modo, espera-se que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e os setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu sejam aqueles que acumulem mais chuva nestes próximos 4 dias, sem esquecer que as serras e montanhas, por efeito de orografia, estão naturalmente sujeitas a uma capacidade mais efetiva de retenção de nuvens e precipitação e a valores de precipitação acumulada mais elevados.

Para o Sábado de Aleluia, 19 de abril, prevê-se a continuidade da chuva na nossa geografia, esperando-se alternância dos regimes de chuva ou aguaceiros com alguns períodos de céu nublado e quiçá algumas abertas. Por vezes, a precipitação poderá ser localmente forte, expressando-se ocasionalmente sob a forma de granizo. Não se exclui o risco de ocorrência de trovoadas para este dia, sobretudo no Norte e Centro do país.
Para o Domingo de Páscoa, 20 de abril, é expectável a passagem para um estado do tempo mais estável a partir da tarde desse dia, especialmente nas regiões situadas a sul do rio Douro, para as quais se prevê uma diminuição da frequência e intensidade da chuva. Aliás, é provável que o céu já apresente boas abertas.
Manto de neve pascal à vista para a Serra da Estrela? Aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco
Além disto, associada à entrada de ar polar marítimo, prevê-se queda de neve nos pontos mais elevados da serra da Estrela a partir do final da tarde desta Sexta-feira Santa (18). A partir da madrugada do Sábado de Aleluia, 19 de abril, a cota descerá progressivamente para os 1000/1200 metros de altitude, não sendo de descartar a possibilidade de que baixe para os 800/1000 metros nas serras, montanhas e localidades da Região Norte até meio da manhã desse dia.
Segundo os mapas baseados no modelo de confiança da Meteored (ECMWF), é expectável que acima dos 1000/1200 metros de altitude a neve possa acumular até 5 cm.
Acima dos 1600 metros de altitude a neve poderá registar uma acumulação muito mais significativa, possivelmente superior a 25 cm, daí que os distritos da Guarda e Castelo Branco já estejam oficialmente sob aviso laranja.
Preste atenção também ao vento, à flutuação das temperaturas e à agitação marítima
O vento vai soprar com cada vez mais força no litoral Oeste e nas terras altas no próximo Sábado de Aleluia, 19 de abril. Manter-se-á forte até ao final da manhã do Domingo de Páscoa (20), altura em que soprará de Noroeste, com intensidade moderada a forte no litoral Oeste, com rajadas até 60/70 km/h. Nas terras altas as rajadas poderão alcançar os 80 km/h, tal como se observa no mapa abaixo.

O tempo vai arrefecer gradualmente até Sábado de Aleluia (19). Estão previstas temperaturas máximas entre 12 e 15 ºC em grande parte da geografia do Continente, embora possam ser ligeiramente superiores a este patamar nas regiões do litoral (entre 16 e 19 ºC) e substancialmente inferiores a este patamar no interior Norte e Centro (entre 7 e 12 °C).
Para o Domingo de Páscoa espera-se, por fim, um tempo ligeiramente mais ameno. As temperaturas deverão recuperar ligeiramente, sobretudo no Norte e Centro de Portugal continental, sendo expectável que as temperaturas subam entre 2 a 4 ºC entre o Sábado de Aleluia (19) e o Domingo da Ressurreição ou da Páscoa (20).
Quanto às mínimas, prevê-se que desçam no Sábado de Aleluia (19). Situar-se-ão entre 7 e 9 ºC em grande parte do território do Continente, esperando-se que sejam ligeiramente superiores ao referido patamar nas regiões do litoral (entre 8 e 12 °C) e consideravelmente inferiores ao referido patamar no interior Norte e Centro (entre 0 e 5 °C).
Adicionalmente, durante estes próximos dias, especialmente no fim de semana da Páscoa - Sábado de Aleluia (19) e Domingo da Páscoa (20) - espera-se uma ondulação marítima de noroeste, forte e que alcançará a costa ocidental com 4 a 5 metros de altura significativa.