Setembro despede-se com sol e subida das temperaturas

Nos próximos dias o tempo ficará progressivamente mais estável, embora com contrastes térmicos regionais. Dos aguaceiros no Norte ao calor no Sul, o anticiclone é quem “comanda” o panorama meteorológico no país e o sol voltará a luzir. Confira a previsão!

setembro; tempo; portugal; outono;
Os últimos dias de setembro em Portugal continental serão marcados pela estabilidade e pela presença de períodos soalheiros mais frequentes.

A última segunda-feira de setembro arrancou com uma situação bem diferente da dos dias anteriores. Até sábado, uma depressão isolada em altitude descarregou trovoada e aguaceiros fortes numa boa parte do país, principalmente na Região do Centro, embora tenha sido um episódio caracterizado pela irregularidade da precipitação.

Mesmo assim, ainda caiu chuva na madrugada e parte da manhã deste dia 27 de setembro, associada a uma frente atlântica pouco ativa que atravessou a Galiza e o Norte de Portugal (e parte do litoral Centro). No resto do país, está céu nublado ou pouco nublado.

Contrastes térmicos regionais significativos, vento e persistência da nebulosidade

No início desta semana o anticiclone dos Açores “assumirá as rédeas”, reforçando a sua influência nas redondezas da Península Ibérica. O mais significativo do dia de hoje, como já foi mencionado, foi a precipitação noturna e matinal que afetou o Minho (Viana do Castelo e Braga), Douro Litoral (Porto), parte de Trás-os-Montes, Beira Interior e Beira Litoral.

As temperaturas registaram, em geral, uma pequena descida. Na região Norte as máximas não superam os 21 ºC, no Centro, destaque para a capital distrital de Castelo Branco onde os termómetros chegaram até aos 26 ºC e no Sul, algumas localidades do Baixo Alentejo registaram 28 ºC.

Para amanhã o panorama será muito semelhante, embora com a imposição clara de um regime de estabilidade. Não se prevê precipitação, embora os períodos nublados ainda abundem, especialmente nas áreas montanhosas do interior Norte e Centro, em distritos como os de Vila Real, Viseu, Guarda e Portalegre. Além disso, também predominará o vento de Noroeste que soprará moderado, por vezes forte. As temperaturas máximas vão, de um modo geral, baixar significativamente.

Quarta e quinta-feira: setembro despede-se com sol e subida das temperaturas

Para quarta-feira prevê-se que seja um dia marcado pela ligeira subida das temperaturas, com continuidade do ambiente estável e marcado pelo sol, especialmente do Rio Tejo para sul. O vento Norte continuará a soprar em todo o país, tendencialmente mais intenso a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e mais débil, sob a forma de brisa, no extremo Sul do país.

calor; mapa térmico; temperaturas; europa; ecmwf; Portugal continental
Na próxima quinta-feira, último dia de setembro, várias localidades a sul do rio Tejo registarão máximas próximas aos 30 ºC, num dia marcado pela subida das temperaturas.

Na quinta-feira 30, último dia de setembro, tal como no dia anterior, predominará o ambiente estável e soalheiro gerado pelo bloqueio exercido pelo anticiclone dos Açores. Além disso, as temperaturas vão registar novo aumento, especialmente as máximas, com os últimos “rasgos” de calor a serem sentidos de norte a sul do país. Nalgumas localidades beirãs, ribatejanas, alentejanas e algarvias, os termómetros vão quase alcançar os 30 ºC.

Exemplo disso são Campo Maior, Reguengos de Monsaraz, Coruche, Moura, Vila Velha de Ródão e Alcoutim. O vento soprará mais fraco nesse dia, sendo de Noroeste ou Norte no litoral e, em geral, de Nordeste no interior.

Fim de semana com descida significativa das temperaturas

De acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, antecipa-se para este fim de semana, o primeiro do mês de outubro, uma descida considerável das temperaturas, sobretudo na Região Norte, com vento intenso e precipitação. Apesar disso, a incerteza permanece bastante elevada, mas tudo indica que a chuva e o vento vão regressar no fim de semana, mais concentrados no Norte e por aí poderão residir durante alguns dias.