Tempo esta semana: temperaturas negativas, geada... e chuva
As altas pressões têm dominado o estado do tempo nas últimas semanas em Portugal continental. O início de 2020 não trouxe novidades, mas isso vai mudar em breve. Estará a chuva de regresso ao nosso país? Confira a previsão!
O tempo continua a ser fortemente influenciado pelas altas pressões, resultando na estabilidade atmosférica que temos vivido nas últimas duas semanas. Sol e frio imperam em Portugal continental, após um autêntico turbilhão de intempéries e vendavais que dominaram o panorama meteorológio na terceira semana de dezembro.
Resta saber até quando esta calma anticiclónica permanecerá. Para um mês invernal, janeiro não está a cumprir com os habituais parâmetros de precipitação, nem mesmo de temperatura, apesar do frio intenso que sentimos, tão típico da época do ano. Apesar do ambiente gélido que temos sentido na pele diariamente, as temperaturas tem registado valores acima dos do período de referência, e os níveis de precipitação são substancialmente inferiores. À exceção dos chuviscos que caíram no dia 3, o Ano Novo iniciou estável, com sol e frio. O potente anticiclone geograficamente situado a oeste do Continente não dá tréguas.
Mas o que prevê o modelo ECMWF, a nossa principal referência na análise dos mapas do tempo e da evolução meteorológica para os próximos dias? Parece que uma ligeira instabilidade vai surgir entre os dias 8 e 9. O que vai acontecer no nosso país?
Frio, sol e algumas nuvens
O atual panorama meteorológico tem sido monótono. Nem chuva, nem neve num dos principais meses de inverno no Hemisfério Norte, onde também se inclui Portugal. Os aspetos meteorológicos que se destacam por agora são o sol e as temperaturas baixas (apesar da anomalia térmica). Nos períodos matinais, os portugueses que vivem em Trás-os-Montes e Alto Douro, na Beira Interior, na Beira Alta e em pontos dispersos do Minho têm experienciado um ambiente gélido devido ao surgimento de geada, sincelo, gelo e nevoeiro.
Para amanhã prevê-se céu pouco nublado ou limpo, com nevoeiro e geadas a surgirem novamente, especialmente no interior Norte. O vento Norte vai soprar fraco, fazendo jus ao marasmo invernal anticiclónico. As mínimas vão registar valores negativos nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda, atingindo os 0 ºC noutras localidades.
No dia 8 o tempo será semelhante. Alguns períodos nublados, mas o sol, o frio e as geadas continuarão a ser notícia, especialmente no Norte do país.
Quinta-feira teremos novidades?
A chuva volta a território nacional no dia 9, começando a cair já no dia anterior em terras minhotas. A precipitação será fraca e dispersa, devendo durar pouco. Apesar de só faltarem três dias, não há 100% de certeza que chova no período previsto (entre as 12h e as 18h) do dia 9, isto, na maioria das localidades. Quanto mais para sul, mais tarde deverá chover.
Na sexta-feira 10, o sol vai brilhar na generalidade do território, com nebulosidade baixa localizada no Sul do país. A temperatura nesse dia deverá ilustrar um binómio curioso: no litoral praticamente não terá alterações, enquanto que no interior vai descer consideravelmente, cerca de 3 ºC na máxima e na mínima. A temperatura máxima será de 13 ºC no distrito do Porto e no de Coimbra, 14 ºC no de Lisboa e 17 ºC no de Faro. Reforçamos a ideia de agasalhos quentes e para o cuidado extra na condução rodoviária por causa da provável formação de gelo.