Semana de feriado em Portugal: saiba onde o calor vai ajudar mais as suas férias!

Depois de um fim de semana de calor, a toada será a mesma ao longo da semana, com algumas nuances que são típicas da distribuição meteorológica e climática no território nacional.


O fim de semana ficou marcado por calor intenso, em quase todo o território de Portugal continental, mas com especial incidência no interior, levando ao surgimento de mais um grande incêndio, que lavrou no concelho de Vimioso, no distrito de Bragança, tendo provocado a destruição de centenas de hectares de mato e floresta.

O início da semana ficou marcado pela ligeira acalmia, do ponto de vista das temperaturas: as máximas e as mínimas desceram nas regiões do interior, com exceção na costa algarvia que viu a temperatura máxima subir, em relação a sábado e a domingo. A nebulosidade também se fez sentir, principalmente no litoral oeste, acompanhada de chuviscos.

Primeira metade da semana: calor dá tréguas

Tal como na segunda-feira, os dias de terça e quarta-feira serão marcados por uma ligeira descida das temperaturas, em todo o território continental. O interior Norte e Centro, que geralmente é mais fustigado pelas temperaturas elevadas de verão, será a área em que a descida das máximas mais se sentirá, podendo mesmo registar alguma nebulosidade e aguaceiros, no final do dia de hoje.

O interior Norte e Centro, que geralmente é mais fustigado pelas temperaturas elevadas de verão, será a área em que a descida das máximas mais se sentirá.

Esta situação acaba por ser vantajosa para as centenas de bombeiros que combatem os incêndios e para as populações que estão potencialmente em risco. O céu vai estar pouco nublado ou limpo, na generalidade do país, mas a nebulosidade será persistente no litoral Oeste e em toda a faixa costeira a Norte do Cabo Raso. O vento será em geral fraco, mas poderá aumentar de intensidade na faixa costeira ocidental e a Sul, principalmente nos pontos mais elevados.

Na quarta-feira, a previsão aponta para que Castelo Branco e Faro sejam os distritos mais quentes, com a temperatura máxima a rondar os 33ºC. Do ponto de vista da temperatura mínima, Guarda e Bragança, com 12ºC e 13ºC, serão os distritos onde será mais baixa.

temperatura do ar
Distribuição da temperatura para quarta-feira, dia 14, às 15h.

Já para os territórios insulares, os Açores poderão registar aguaceiros no Grupo Ocidental (Flores e Corvo), durante esta terça, sendo que os Grupos Central e Oriental apenas terão céu muito nublado, com possibilidade de boas abertas. A cidade de Angra do Heroísmo terá uma máxima de 28ºC, sendo que na Ribeira Grande a mínima rondará os 21ºC.

Na Madeira continuará a verificar-se a diferença entre a costa Norte e a costa Sul: a Norte, muita nebulosidade, a Sul, céu em geral pouco nublado. No Funchal, a temperatura máxima será de 27ºC, sendo a mínima de 21ºC, temperaturas normais para a época do ano.

Feriado: nova subida da temperatura

O dia de quarta-feira, véspera de feriado em Portugal, já será marcado por uma ligeira subida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro. A nebulosidade e o padrão do vento serão muito idênticos ao que se verificou no início da semana: neblina, nevoeiro ou mesmo nebulosidade persistente acompanhada de chuviscos no litoral oeste e vento fraco de manhã que se torna moderado durante a tarde, em especial nas terras altas.

Já o dia 15, feriado muito apreciado pelos portugueses, que escolhem esta semana como a de eleição para as merecidas férias, será marcado pela subida generalizada da temperatura. Apesar de a previsão ainda ter uma margem de erro significativa, espera-se um verdadeiro dia de verão, com temperaturas elevadas e o Sol a brilhar em todo o país.

Os distritos do Centro e do Sul poderão contar com máximas que vão superar os 35ºC. Beja, com 37ºC, Évora e Santarém com 36ºC e Castelo Branco com 35ºC serão os pontos mais quentes. Já Bragança e Guarda serão os distritos em que a temperatura mínima será mais baixa, com 13ºC e 14ºC, respetivamente.

temperatura do ar
Distribuição da temperatura para quinta-feira, dia 15, às 14h.

Para a ilha da Madeira espera-se um dia de contrastes: vento e alguns aguaceiros nos pontos mais elevados e na vertente Norte da ilha; nebulosidade e temperaturas agradáveis na costa Sul, com as máximas a variar entre os 25ºC (Porto Moniz e Calheta) e os 28ºC (Funchal) e as mínimas entre os 19ºC (Calheta) e os 21ºC (Porto Moniz).

Nos Açores, a nebulosidade será persistente, mas haverá a possibilidade de algumas abertas. O vento será fraco, sendo que se poderão registar alguns aguaceiros nos Grupos Ocidental e Central. As temperaturas máximas rondarão os 27ºC, sendo que as mínimas poderão variar entre os 21ºC (Angra do Heroísmo) e os 24ºC (Santa Cruz da Graciosa e das Flores).

Tudo aponta para um final de semana, em que eventualmente grande parte do país se encontra de férias, com excelentes condições para disfrutar das mesmas.