Esta semana começa amena, mas o Verão veio para ficar!
Depois de um fim de semana abrasador, a semana em Portugal continental começa com temperaturas relativamente amenas. Contudo, a partir do meio da semana é esperado um novo aquecimento, com as temperaturas a superarem os 35⁰C em grande parte do país. Saiba tudo aqui!
O fim-de-semana passado ficou claramente marcado pelas temperaturas muito elevadas que se fizeram sentir, principalmente durante o dia de sábado. Durante esse dia, as temperaturas superaram os 40⁰C no interior do país, principalmente no Sul.
Já no domingo as temperaturas baixaram substancialmente, sendo mais visível o efeito da nortada no litoral ocidental. Mesmo assim, as temperaturas mantiveram-se elevadas, a Sul do Rio Tejo, principalmente no interior alentejano.
A toada de descida vai manter-se no início desta semana, com as temperaturas a permanecerem relativamente baixas para a época. No entanto, será que o final da semana será igual?
Primeiros dias da semana vão ser marcados por temperaturas relativamente baixas
Esta semana de pleno verão vai arrancar tímida no Norte do país. Uma massa de ar mais frio vinda do Atlântico está a influenciar o estado do tempo desde o dia de ontem, principalmente no Noroeste do território continental. Mesmo no Sul do país, distritos como Beja e Évora, tradicionalmente muito quentes nesta altura do ano, vão registar temperaturas muito abaixo daquilo que se verificou no fim-de-semana. As temperaturas máximas podem descer na ordem dos 10⁰C.
O dia de hoje vai ficar marcado pela nebulosidade, principalmente no litoral ocidental, bem como alguma chuva na região do Minho, durante a tarde e ao final do dia. As temperaturas vão descer abruptamente, com especial incidência no litoral. Já o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante Norte durante a manhã, passado a soprar de Oeste durante a tarde.
A tendência de recuperação das temperaturas inicia-se na terça-feira, tal como se pode comprovar pela análise do modelo ECMWF. Apesar disso, o litoral ocidental vai continuar a ser afetado pelos ventos Norte, que, de certa forma, impedem as temperaturas máximas de atingir valores muito elevados. Em termos de nebulosidade, o dia será em geral limpo ou pouco nublado, sendo a exceção o Minho e Douro Litoral, onde se verificará alguma nebulosidade no período da manhã.
Na quarta-feira as temperaturas vão voltar ao que é mais habitual para o verão: acima dos 30⁰C! Todo o interior do país, desde o vale do Douro Superior e do Dão, e de Castelo Branco até Beja, vai registar temperaturas que variam entre os 30⁰C e os 35⁰C. Para a cidade de Portalegre e para a sede de concelho, Marvão, estão previstos 33⁰C de máxima, já para Elvas a previsão indica 34⁰C.
O território insular, como é habitual, regista padrões diferentes de evolução da temperatura. Com as temperaturas mínimas muito próximas das máximas, o verão continua relativamente ameno. No Arquipélago dos Açores, a temperatura máxima não superará os 24⁰C e as mínimas não vão descer abaixo dos 17⁰C. Já para o Arquipélago da Madeira as temperaturas vão variar dentro desta amplitude, sendo que ao longo da semana, principalmente na costa Norte da ilha da Madeira, a nebulosidade será presença constante.
Na reta final da semana volta o calor
O dia de quinta-feira vai ser marcado pelo regresso das temperaturas elevadas. O mercúrio vai superar os 30⁰C na maior parte do país. A cidade de Faro será uma exceção já que a temperatura máxima rondará os 29⁰C. Já o Porto, tal como Lisboa, vão registar uma temperatura máxima a rondar os 32⁰C. O céu estará em geral pouco nublado ou limpo com exceção das áreas do litoral Norte que apresentarão alguma nebulosidade, durante a manhã.
Curiosamente, o litoral algarvio será uma exceção ao resto do país, já que se vão registar as temperaturas mais elevadas no início da semana, segunda e terça-feira, sendo que à medida que a semana vai avançando as temperaturas, por exemplo nas cidades de Faro e Olhão, caem para valores ligeiramente abaixo dos 30⁰C.
A sexta-feira vai representar o apogeu das temperaturas máximas, nesta análise semanal. Segundo o modelo de previsão ECMWF, as temperaturas elevadas (acima dos 35ºC) serão sentidas em praticamente todo o país, com exceção do litoral, principalmente a Norte do Cabo Carvoeiro. A cidade de Beja pode contar com uma temperatura máxima a rondar os 38ºC. Já a Vila de Nisa com 39⁰C, Vila Velha de Rodão com 40⁰C e mesmo Castelo Branco com 38⁰C, serão das áreas do país onde o mercúrio mais se elevará.
Serão estas temperaturas, um presságio para um fim-de-semana quente?