Semana de chuva intermitente e calor, com tempestade em breve?
A semana arrancou com chuva e nebulosidade no Norte e em algumas áreas do Centro de Portugal, mas o sol rapidamente regressou. O tempo frenético de maio está aí para dar e vender. O que vai acontecer nos próximos dias no nosso país? Confira a previsão!
A semana arrancou com tempo nublado e chuvoso em algumas regiões de Portugal continental., e com uma descida acentuada da temperatura máxima. No Norte (sobretudo Minho e Trás-os-Montes) e em partes do Centro, a chuva surgiu fraca a moderada depois de um domingo soalheiro e muito quente em todo o país. Tudo porque uma depressão localizada a oeste-noroeste da nossa latitude, descarregou instabilidade no litoral Norte e Centro e em algumas áreas do interior norte.
O vento Sudoeste está a ser o principal protagonista meteorológico desta jornada, tendo inclusive feito estragos em várias localidades do distrito de Vila Real. A rajada máxima do já anunciado vento (entre 80-100 km/h), atuando em conjunto com núcleos dispersos de trovoada e chuva, provocou danos que obrigaram os Bombeiros a agir de imediato.
Do rio Tejo para Sul, o céu apresentou nebulosidade dispersa e os raios de sol foram bastante percetíveis. Nas restantes regiões o tempo acabou por abrir durante a tarde em algumas localidades, prolongando um dia mais, a já conhecida variabilidade frenética do mês de maio.
Amanhã, 5 de maio, o tempo estabilizará, com diminuição notável na intensidade do vento, muito menor quantidade de precipitação e períodos de sol mais duradouros. As nuvens continuarão a pairar um pouco por todo o país. No dia seguinte (6 maio), as temperaturas não sofrerão grande variação, mantendo-se um tempo relativamente estável e ameno, com valores térmicos dentro do habitual para a época do ano.
Calor volta a acentuar-se na quinta-feira
Fruto da enorme variabilidade de estados do tempo a que maio já nos habitou, é no dia 7, próxima quinta-feira, que os termómetros apontam à subida das temperaturas no continente luso. Afinal de contas, ainda estaremos dentro da primavera durante mais este mês (em termos climatológicos). O calor surge moderadamente nesse dia, prevendo-se que os termómetros alcancem temperatura máxima de 20 ºC no distrito do Porto, de 24 ºC no distrito de Viseu e no distrito de Lisboa, de 22 ºC no distrito de Leiria, de 27 ºC no distrito de Évora e de 25 ºC no distrito de Faro.
No Portugal insular antecipa-se um cenário muito variável, com chuva fraca ao longo da semana, temperatura máxima de 19 ºC em Ponta Delgada e de 21 ºC no Funchal. O vento Oeste-Sudoeste soprará moderado, por vezes forte nos Açores ao longo desta semana. Na Madeira prevê-se tempo menos ventoso, com chuva fraca, períodos de céu nublado ou pouco nublado e algo mais de calor.
Novo período de instabilidade?
Quando ainda faltam vários dias para o próximo fim de semana, é ousado arriscar um prognóstico, mas, para já, as cartas sinóticas do modelo Europeu auguram um novo cenário de instabilidade meteorológica nos dias 8, 9 e 10, com o possível desenvolvimento de uma nova tempestade nas nossas latitudes. A trovoada e os aguaceiros poderão regressar a curto prazo à nossa geografia continental.
Uma vez mais, prevê-se que seja no interior Norte de Portugal (Bragança) que surja este panorama, mas, desta vez, poderá alargar-se para sul, possivelmente para o interior Centro (Castelo Branco). Resta esperar pelas próximas atualizações do ECMWF para que possamos verificar se esta situação sinótica ganha consistência.