Reta final da semana com mudança de tempo em Portugal: eis a previsão para os próximos dias segundo os nossos mapas

Depois de uma semana que registou um início ameno, a chuva parece estar prestes a regressar. Acompanhe a nossa previsão e fique a saber o estado do tempo para o resto da semana, aqui!

Tanto o fim de semana passado, como o início da semana registaram alguma estabilidade meteorológica. O tempo mostrou-se ameno, com menos precipitação e temperaturas adequadas ao outono.

Durante o dia de ontem, o Sol brilhou com intensidade em praticamente todo o território continental, e principalmente no Sul e no Centro onde as temperaturas máximas variaram entre os 24 ºC e 25 ºC. O dia de hoje manterá este padrão de Sol a brilhar e temperaturas bastante agradáveis, já que as máximas poderão até subir ligeiramente no centro do país.

Ameno, antes do regresso da chuva

Esta quarta-feira (23) ficará marcada pelo bom tempo em todo o país. O céu vai estar pouco nublado ou mesmo limpo, o vento vai soprar fraco de leste e a subida da temperatura (em particular, a máxima) vai sentir-se especificamente no litoral Oeste. No litoral Norte, na Área Metropolitana do Porto, vai ser a mínima que vai subir ligeiramente em relação ao dia de ontem.

Os distritos de Santarém, Leiria e Coimbra vão ser os mais quentes, com as máximas a chegarem praticamente aos 26 ºC. As mínimas vão continuar adequadas ao período outonal, sendo mais baixas no interior Norte e Nordeste transmontano. A Guarda pode contar com 7 ºC, Bragança chegará aos 9 ºC e Vila Real aos 10 ºC. No Sul do país, nomeadamente Faro e Portimão podem contar com uma temperatura mínima a rondar os 17 ºC.

A amenidade no continente contrasta com a relativa instabilidade nos Arquipélagos: tanto os Açores como a Madeira podem contar com alguma precipitação durante o dia de hoje. Nos Açores, as temperaturas máximas podem ascender aos 22 ºC nas 9 ilhas. Já as mínimas podem variar entre os 17 ºC (Angra do Heroísmo) e os 20 ºC (Ponta Delgada).

chuva portugal
A previsão para dia 24, quinta-feira, é clara: a chuva volta ao nosso país, principalmente nas regiões do Norte e Noroeste.

Na Madeira, também haverá alguma precipitação, mas a exceção será a ilha de Porto Santo. As temperaturas máximas vão variar entre os 20 ºC (Calheta) e os 22 ºC (Porto Moniz), sendo que as mínimas também vão registar temperaturas entre os 16 ºC (Calheta) e os 20 ºC (Vila Baleira). A situação das ilhas será quase como uma premonição para o final da semana, no território continental.

Quinta e sexta – o regresso da chuva

A sabedoria popular indica que a chuva nos Açores leva 3 dias a chegar ao continente. Contudo, a ciência (e a nossa previsão) indicam que esse período é muito mais curto. O dia de quinta-feira marcará o regresso da chuva a grande parte do território continental. Apenas a região Oeste, Santarém, Lisboa, Setúbal e Beja escapam a esta previsão.

Temperatura
Na quinta-feira, mas principalmente na sexta-feira é expectável que as temperaturas mínimas desçam significativamente, principalmente no interior.

O vento também vai aumentar a sua intensidade, principalmente nas terras altas. De salientar que a precipitação também vai alternar com períodos de boas abertas. Do ponto de vista das temperaturas, as mínimas também vão subir ligeiramente, sendo que apenas Bragança pode registar uma mínima inferior a 10 ºC.

Já as máximas vão continuar acima dos 20 ºC, à exceção de Viana do Castelo e Bragança, ambas com 19 ºC. Os arquipélagos, em contrapartida vão registar mais estabilidade meteorológica. Nas ilhas dos Açores é esperada muita nebulosidade, mas menos precipitação. Na Madeira estão previstos alguns aguaceiros, principalmente na vertente Sul, sendo que o Noroeste da ilha e o Porto Santo escapam à chuva e registam apenas períodos de muita nebulosidade.

chuva
Os dois dias do final da semana vão deixar um rasto de precipitação acumulada, mais visível no Noroeste do país.

O padrão meteorológico para sexta será muito idêntico ao de quinta, em todas a geografias do nosso país. Será esperada chuva que afetará com mais relevância o centro e Norte do país. Contudo, em termos de temperatura, poderemos assistir a uma mudança significativa, já se espera que a mínima desça substancialmente. A descida da temperatura mínima pode ser de 5 ºC ou 6 ºC no interior Norte e no Nordeste transmontano.