Regressam o sol e o calor veranil este fim de semana
Após uma semana atípica para um mês de agosto, recheada de episódios de precipitação um pouco por toda a região Norte, parece que a atmosfera voltará a aquecer nos próximos dias, com os termómetros a chegarem perto dos 35 ºC nalgumas regiões! Saiba aqui o tempo para este fim de semana.

Depois de uma semana recheada de episódios de precipitação intensa na região Norte, desde o litoral minhoto e duriense até ao interior transmontano e à Guarda, o dia de hoje propiciou um ambiente mais estável, ameno e soalheiro, somente com alguns chuviscos na metade setentrional do país. O Alentejo e o Algarve escaparam durante toda a semana à chuva que afetou outras regiões de Portugal continental.
Nalgumas localidades do distrito de Bragança, registaram-se inclusive inundações, enxurradas e quantidades significativas de precipitação, que superaram em apenas 24 horas, o registo daquilo que é habitual para um mês de agosto nestes territórios.
Temperatura máxima atingirá os 35 ºC no sul do país
Em vários pontos do Alentejo e do Algarve os termómetros vão ascender até aos 35 ºC, onde se registará um tempo soalheiro e de céu limpo, como podemos ver no mapa animado abaixo. O calor vai persistir nestas áreas ao longo das próximas 48 horas, augurando-se que no início da próxima semana assim se mantenha. A nebulosidade vai persistir no litoral a norte do Cabo Raso e inclusive nas áreas montanhosas da região Norte e Centro, principalmente neste sábado.
️ Atenção a este fim de semana!
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) August 21, 2020
O modelo #ECMWF prevê subida das #temperaturas em #Portugal continental, com algumas regiões a registarem perto dos 35 ºC ️
️ Notícias: https://t.co/1t6jAr9ZNu
️ Modelos: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/EORbwRQVEh
As cartas sinóticas do modelo ECMWF estimam que o tempo, influenciado por um conjunto de altas pressões a oeste de Portugal continental, fique mais estável ao longo do dia 23 em toda a nossa geografia, com alguns períodos de maior nebulosidade no distrito de Leiria.
Além disso, prevê-se também, novo incremento das temperaturas para todo o território continental no próximo domingo. Para quem optou por ir de férias nesta altura do mês, não podia ter feito melhor escolha. Apesar da nortada persistente de norte a sul de Portugal continental, os termómetros registarão nesse dia máximas superiores a 24 ºC em toda a extensão territorial.
️ O #vento #Norte vai continuar a soprar moderado num fim de semana em que se adivinha novo aumento das #temperaturas em #Portugal
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) August 21, 2020
Incidirá em quase todo o litoral, #Algarve e pontos da #Guarda e #CasteloBranco
️ Mapas: https://t.co/3eR5ibWslT pic.twitter.com/v3r9fd983w
Coimbra, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro são distritos onde a máxima superará os 31 ºC, com o calor a acentuar-se de forma significativa na reta final de agosto nas nossas latitudes. Por outro lado, o norte terá um fim de semana soalheiro e temperado, com dias amenos e quentes, mas com noites bem frescas, onde inclusive se registarão mínimas de 12 ºC a 15 ºC – distritos de Braga e Porto, respetivamente.
E a partir de segunda-feira?
A circulação da atmosfera vai continuar a favorecer um padrão meteorológico de aumento crescente das temperaturas no início da próxima semana, antecipando-se a manutenção do vento Norte, tão típico da época estival, e das altas pressões à escala nacional.