Quais são os distritos de Portugal que registarão mais chuva esta semana? Eis o que revelam os mapas da Meteored

Uma mudança brusca no estado do tempo vai trazer precipitação abundante em algumas regiões do território de Portugal. Acompanhe a previsão no nosso portal!

    Tanto o fim de semana, como o início da semana foram marcados por temperaturas amenas e algum sol, proporcionando dias de fim de estação bastante agradáveis, apesar de já se ter registado algum arrefecimento noturno. A última semana de setembro, já partilhada com outubro, inicia-se da mesma forma, contudo o estado do tempo em Portugal continental vai agravar-se nas próximas horas.

    O dia de terça-feira (1), mas principalmente o dia de quarta-feira (2) vão ficar marcados pela precipitação que vai voltar a cair no nosso território e a afetar algumas regiões: o Norte, o Centro e até o Sul poderão sofrer as consequências da passagem de um rio atmosférico. Na verdade, o solo de verão, as culturas e as reservas hídricas, sejam superficiais ou subterrâneas, até agradecem!

    rio atmosférico chuva
    A precipitação irá acumular-se numa região que tradicionalmente já é a que recebe mais precipitação anualmente.

    Na terça, 1 de outubro, chuva a chegar

    O dia de terça-feira (1) marca o início do mês de outubro. Com as rotinas escolares implementadas, são os dias cada vez mais curtos que começam a saltar à vista. As situações de instabilidade meteorológica tendem a ser cada vez mais frequentes com a chuva e o vento a surgirem aliadas às temperaturas decrescentes.

    Neste dia, a chuva vai marcar presença essencialmente no Noroeste do país, sendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro os mais afetados. Ao longo do dia, a chuva vai chegar aos distritos do Centro, como Coimbra e Leiria, dando o mote para a quarta-feira (2).

    Na terça (1), o vento soprará fraco a moderado de Oeste, tornando-se moderado a forte, por vezes com rajadas até 60 km/h, nas terras altas a partir do fim da manhã.

    Em termos de temperatura, apenas o Sul do país mantém as temperaturas típicas de verão: Faro e Beja com 29 ºC e Évora com 28 ºC serão os distritos mais quentes. Já a temperatura mínima rondará os 10 ºC na Guarda, os 12 ºC em Bragança e Castelo Branco, podendo atingir os 20 ºC em Faro.

    Nos territórios insulares, o arquipélago dos Açores pode contar com chuva em todos os grupos, em maior quantidade nos Grupos Central e Ocidental, estando já emitido um aviso amarelo para estas ilhas. As mínimas variam entre os 22 ºC (Ribeira Grande – São Miguel) e os 23 ºC de Santa Cruz das Flores e da Graciosa. Também as máximas vão registar valores bastante agradáveis, com todas as ilhas a registarem temperaturas na ordem dos 25 ºC e 26 ºC.

    O modelo de confiança da Meteored mostra uma semana bastante chuvosa, principalmente no Arquipélago dos Açores.

    Para a Madeira, é esperada alguma nebulosidade, principalmente na costa Sul, no Funchal. As restantes localidades também vão ter nebulosidade, mas com boas abertas. As temperaturas mínimas podem variar entre os 16 ºC da Calheta e os 21 ºC da Vila Baleira (Porto Santo). Já as máximas poderão chegar aos 26 ºC no Funchal, sendo que não descerão dos 23 ºC em todo o arquipélago.

    chuva acumulada Portugal
    No final do dia de quarta-feira, 2 de outubro, já será verificável a acumulação de valores significativos de precipitação no Noroeste de Portugal continental (20 a 60 mm).

    Quarta e quinta-feira, mantém-se a toada

    O dia de quarta-feira (2), tal como o anterior, será de chuva no Noroeste e no litoral Centro. No interior, Vila Real, Bragança, Guarda e Portalegre também podem contar com chuva, apenas Castelo Branco não registará precipitação, podendo contar na mesma com bastante nebulosidade. A temperatura mínima vai subir um pouco, em relação ao dia anterior: Guarda e Bragança, com 13 ºC e 15 ºC, respetivamente, vão ter as mínimas mais baixas; Faro e Lisboa podem contar com mínimas na casa dos 19 ºC.

    Do ponto de vista das máximas, Bragança e Guarda serão as cidades mais “frescas” com as temperaturas a não superarem os 19 ºC. Já no Sul do país, Faro e Beja, com 28 ºC e 27 ºC serão as cidades mais quentes. Desta forma, é o Sul do país que vai registar uma ligeira descida da temperatura máxima.

    Na Madeira o céu vai estar muito nublado na parte mais oriental da ilha (Funchal), mas a parte mais ocidental poderá contar com boas abertas. As temperaturas continuarão bastante agradáveis para a época do ano: máximas entre os 24 ºC e os 27 ºC e mínimas entre os 17 ºC e os 22 ºC.

    Já para os Açores, o Grupo Ccidental poderá ter chuva acompanhada de trovoada. A chuva será abundante nas ilhas do Grupo Central, algo que também é expectável para o Grupo Oriental, mas este registará alguns períodos de abertas, ao longo do dia. Tal como na Madeira, as temperaturas nos Açores vão continuar bastante agradáveis, neste final de verão: as máximas vão variar entre os 25 ºC e os 26 ºC, já as mínimas podem variar entre os 21 ºC e os 23 ºC, nas 9 ilhas.