Próximos dias em Portugal: tempo ameno, nortada intensa e possibilidade de chuva fraca, em que regiões?
O estado do tempo para os próximos dias em Portugal continental será marcado por uma “montanha-russa” térmica, por uma forte nortada e pela possibilidade de chuva fraca ou chuviscos. Em que regiões? Eis a previsão!
Esta quarta-feira (26) o calor intensificou em Portugal continental, tendo várias regiões registado temperaturas máximas acima dos 30 ºC, e inclusive ultrapassando o patamar dos 35 ºC. Contudo, para os próximos dias - e inclusive o último fim de semana de julho - no nosso país, espera-se uma notável “montanha-russa” térmica, fruto das subidas e descidas das temperaturas.
Prevê-se um tempo maioritariamente estável e soalheiro, com o calor de verão a ser amenizado - em grande parte - pela nortada moderada a forte tipicamente estival e que produzirá rajadas máximas de até 60 km/h, em particular na faixa costeira a sul do Cabo Raso e nas terras altas.
Ainda assim é esperada uma interrupção esporádica e efémera na estabilidade meteorológica nas madrugadas e manhãs de quinta (27), sexta (28) e sábado (29) nas Regiões Norte e Centro - sobretudo no litoral - isto é, cairão alguns “pingos” nessas áreas geográficas. O vento soprará de Sudoeste naquelas regiões onde se prevê precipitação. O risco de incêndio também será um pouco menor devido ao tempo mais fresco, à maior humidade relativa no ar, à nebulosidade e à precipitação.
Isto será provocado pela passagem de umas linhas de instabilidade associadas a uma frente atlântica muito desorganizada e desestruturada que produzirá chuva fraca ou chuviscos nas áreas supracitadas, destacando-se, entre elas, o Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga).