Próximos dias em Portugal: calor regressa, com chuva e trovoada à espreita!
Após a tempestade ex-Danielle, o tempo irá estabilizar em Portugal continental. Espera-se subida da temperatura e regresso do calor generalizado. Mas, com esta dinâmica atmosférica outonal, sempre incerta, poderão a chuva e a trovoada regressar no curto prazo? Consulte a previsão!

Os resquícios da tempestade ex-Danielle ainda se manifestaram esta quinta-feira (15). A chuva manteve-se numa boa parte de Portugal continental, sobretudo nas Regiões Norte e Centro e em particular nas áreas do litoral. Mesmo assim, os períodos de chuva mais intensos tiveram lugar durante a madrugada e parte da manhã, tendo sido mais raros e escassos ao longo da tarde. E assim, o sol teve finalmente espaço para brilhar por entre a nebulosidade.
A instabilidade meteorológica deverá dissipar-se definitivamente apenas no sábado (17), dado que nesta sexta-feira (16), previsivelmente no período da tarde entre as 12h e as 19h, ainda cairão alguns vestígios - sob a forma de chuviscos ou aguaceiros, que regarão irregularmente algumas áreas do país, sobretudo na metade ocidental do território luso.
Espera-se, no geral, períodos de céu nublado ou pouco nublado, a alternar com bons períodos de sol, apesar da possibilidade de chuviscos ou aguaceiros dispersos. Outro aspeto a salientar é que o regime de vento dominante passará, de novo, a ser o de Norte/Noroeste em praticamente todo o país. Também se prevê um ligeiro aumento da temperatura máxima de norte a sul de Portugal continental.

Fim de semana com termómetros a ultrapassar os 30 ºC
Para o fim de semana, além do regresso do calor que se refletirá através de um aumento significativo e generalizado da temperatura, o tempo mostrar-se-á claramente mais estável e soalheiro, tanto no sábado (17) como no domingo (18). Prevê-se temperatura máxima igual ou superior a 30 ºC em regiões como as de Coimbra, Leiria, Alentejo e Algarve.
No sábado (17), mesmo assim, haverá alguns períodos de céu muito nublado, em todo o pais, especialmente durante a madrugada e meio da manhã, e em particular na faixa costeira ocidental, entre Viana do Castelo e Setúbal. Poderá formar-se nevoeiro ou neblina matinal nestes locais. O vento soprará fraco, de direções variáveis, entre sábado (17) e segunda-feira (19). A partir de terça-feira a nortada deverá voltar a impor-se.
Além da dissipação da instabilidade meteorológica ️, o #tempo vai aquecer de norte a sul de #Portugal continental nos próximos dias .
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) September 15, 2022
Prevê-se #temperatura máxima acima de 30 ºC ️ nas regiões de #Leiria, #Coimbra, #Ribatejo e #Alentejo.
️ https://t.co/H9KrZczb7v pic.twitter.com/cyeePnXi7l
Assim não será de estranhar que, pelo facto do anticiclone se revelar um pouco mais débil no Atlântico, a sul dos Açores, esta situação possa vir a resultar no nascimento, desenvolvimento e formação de uma pequena depressão nas últimas horas de domingo, dia 18. Este cenário deverá influenciar o tempo à escala local/regional e não à escala nacional.
Possível estado do tempo em Portugal continental entre domingo e quarta-feira
Situada a sudeste de Portugal continental, esta depressão ou centro de baixas pressões condicionaria o tempo, previsivelmente, em porções das Regiões do Centro e Sul do país, tais como o Alentejo e o Algarve. Decorrente desta instabilidade, prevê-se chuva, em regime suave ou moderado. Ocorreria de forma intermitente, irregular e dispersa, distribuindo-se maioritariamente pelas Beiras, Alentejo e Algarve.
Devido à dinâmica atmosférica outonal, sempre muito incerta e difícil de modelizar, bem como à natureza deste tipo de depressões, torna-se sempre complexo determinar, com exatidão os locais que poderão ser mais afetados. Daí que o mais sensato seja falar em áreas ou regiões com maior probabilidade de serem atingidos entre domingo e quarta-feira (21), que é como quem diz beneficiados, tendo em conta a grave situação de seca meteorológica.

De acordo com as mais recentes atualizações do nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, as áreas que mais precipitação receberão, para além da possível ocorrência de trovoada, são: Beira Alta (Guarda) e Beira Baixa (Castelo Branco), Ribatejo, Litoral Alentejano, Alentejo e Algarve (Faro). Entre segunda (19) e quarta-feira (21), saliente-se também o provável ziguezague térmico, isto é, constantes “sobe e desce” a suceder-se a nível térmico, a um ritmo diário.
Não quer isto dizer, naturalmente, que outras regiões não sejam também elas regadas. Simplesmente, a probabilidade é consideravelmente menor. Consulte os nossos mapas do tempo e mapas de raios. E já sabe, desse lado mantenha-se constantemente atualizado quanto ao tempo em Portugal, connosco.