Próximos dias em Portugal: calor no Algarve, risco de trovoadas no Norte e “remanescentes” de Don nos Açores
Portugal continental sem grandes novidades a curto prazo, contudo, para breve, prevê-se a possibilidade de chuviscos e trovoada dispersa nalgumas regiões. Os Açores estarão, nos próximos dias, debaixo de chuva e trovoada associadas à tempestade tropical Don. Consulte a previsão!
O tempo estável não irá registar grandes alterações no curto prazo em Portugal continental. No entanto, são esperadas algumas mudanças a nível meteorológico para sexta-feira (21). O que poderá acontecer?
Esta quarta (19), marcada pelo calor no Alentejo e no Algarve - esta última região em aviso amarelo por risco moderado de persistência de valores elevados da temperatura máxima - foi, uma vez mais, um dia caracterizado pela nortada estival e por valores térmicos, em geral, dentro da média climatológica de referência.
O calor de verão está a mostrar-se normal, nalgumas regiões inclusive termicamente abaixo do habitual, e o nosso país vai escapando ao calor tórrido que assola boa parte da Europa meridional e mediterrânea.
Tempo estável mantém-se em Portugal, mas ocorrerão pequenas mudanças nos próximos dias
Para os próximos dias, prevê-se algumas pequenas mudanças a nível meteorológico, sem que no entanto sejam esperadas grandes alterações no tempo estável até agora vivido. E que mudanças serão essas? Para quinta-feira (20) prevê-se céu tendencialmente limpo ou pouco nublado, mas com nevoeiro matinal, sobretudo junto à costa Norte e Centro do país, havendo possibilidade da nebulosidade persistir até final da manhã.
Quinta-feira (20) será também um dia bastante condicionado pela ventania, com o vento fraco a moderado, pontualmente forte de Noroeste, a acentuar a sensação térmica de frescura ou até mesmo de frio, especialmente durante a tarde e à noite. São esperadas rajadas de até 65 km/h e as regiões mais atingidas pelo vento serão a faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca, Barlavento Algarvio e terras altas.
Agora sim, nestes próximos dois dias - quinta (20) e sexta (21) - a frescura atlântica vai acentuar-se ainda mais no nosso país, não só devido ao efeito de “ar condicionado” produzido a partir do Atlântico e acentuado pela forte nortada, como também pelo facto de massas de ar fresco/temperado provenientes do Atlântico Norte e de latitudes setentrionais amenizarem substancialmente o calor de verão ao chegarem ao nosso país, fazendo lembrar uma reta final de primavera e não a canícula.
Entre quinta (20) e sexta (21) as máximas vão rondar os 22 ºC no Porto, os 25 ºC em Lisboa, os 26 ºC em Coimbra, oscilar entre 23 ºC e 26 ºC em Braga, entre 29 ºC e 32 ºC em Beja, entre 30 ºC e 33 ºC em Faro e entre 29 ºC e 31 ºC em Évora.
Sexta-feira, 21 de julho: possibilidade de chuva fraca e trovoadas dispersas nalgumas regiões do Continente?
De momento, além da nortada e da descida generalizada das temperaturas revelada com clareza pelo mapa de anomalia térmica a 850 hPa da Meteored, também se prevê outra pequena mudança no estado do tempo, e que, embora interrompa esporadicamente a estabilidade nalgumas regiões, estará confinada apenas a alguns locais do país. De acordo com a mais recente atualização do nosso modelo de referência (ECMWF), existe a possibilidade de chuva fraca no litoral a norte do Cabo da Roca na sexta (21).
Além disto, os modelos probabilísticos apontam para condições favoráveis à ocorrência de trovoada dispersa durante parte da tarde em várias localidades do interior Norte. Os distritos de Vila Real e Bragança aparecem como os mais prováveis de assistir à atividade elétrica e quiçá queda de granizo. No resto do país irá imperar o tempo estável, consideravelmente mais fresco e agravado pela nortada. As rajadas serão de até 60 km/h.
Tempestade tropical Don e efeitos indiretos nos Açores
A tempestade Don está a “rodopiar” na direção oposta aos Açores e, por isto, é de momento, improvável que atinja diretamente o Arquipélago, apesar da intensificação verificada neste ciclone tropical nestas últimas horas ao deparar-se com águas mais quentes.
Embora Don não afete os Açores, várias bandas de precipitação e nebulosidade associadas à quarta tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico em 2023 vão chegar até ao Arquipélago, não sendo por isso de admirar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tenha oficialmente ativado o Aviso Amarelo por risco moderado de precipitação, por vezes forte, e potencialmente acompanhada de trovoada no Grupo Ocidental dos Açores (Corvo e Flores), entre as 15:00 de quinta, 20 de julho e as 12:00 de sexta, dia 21.
Com as mais recentes atualizações dos mapas meteorológicos, a chuva prevê-se fraca a moderada nas ilhas mais ocidentais do Arquipélago dos Açores, podendo ser pontualmente forte (possivelmente sob a forma de aguaceiros), em particular na tarde e noite de quinta (20) e nas primeiras horas da madrugada de sexta (21). Espera-se que a acumulação pluviométrica ronde os 60-70 mm no Corvo e nas Flores ao cabo de 48 horas. Nos Grupos Central e Oriental poderá variar entre 10 e 30 mm.
Apesar de não estarem previstas quantidades volumosas de precipitação, o risco de inundações existe, em particular nas áreas historicamente mais vulneráveis. O vento soprará fraco, no geral, tendencialmente de Sul ou Sudeste. Nas ilhas açorianas, as temperaturas máximas deverão oscilar entre 22 ºC e 23 ºC e as mínimas entre 18 ºC e 20 ºC.