Próximos dias com depressão ex-Leslie. Mapas da Meteored mostram as regiões onde irá chover mais durante a semana
A depressão ex-Leslie traz precipitação intensa e ventos fortes a Portugal nos próximos dias, com particular incidência no Sul de país durante o dia de hoje (terça-feira). A instabilidade atmosférica persistirá durante a semana.
O início desta terça-feira traz mudanças significativas no estado do tempo em Portugal Continental, em resultado dos remanescentes da depressão pós-tropical ex-Leslie. A previsão para o resto da semana sugere que estaremos perante a ocorrência de precipitação e vento, embora com algumas melhorias ao longo da semana.
Depressão ex-Leslie irá influenciar a quantidade de precipitação na terça e quarta-feira
A depressão ex-Leslie começa a influenciar Portugal esta terça-feira, trazendo consigo chuva intensa e rajadas de vento, sobretudo no litoral Norte e Centro do país. A previsão atual, baseada nos modelos ECMWF disponibilizados na Meteored, indica que a precipitação será generalizada, com aguaceiros que poderão ser localmente fortes, principalmente durante a tarde e em particular a Sul do Tejo. A intensidade da chuva deverá ser menor no Centro do país, mas ainda assim, significativa em algumas regiões.
Aliás, considerando estas condições o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou 9 distritos de Portugal em aviso laranja para a chuva forte, entre as 15:00 e as 21:00 GMT+01, acompanhando as últimas previsões da nossa equipa. De facto, considerando as previsões dos nossos modelos é provável quantidade de precipitação mais elevada, particularmente no Sul do país. Prevê-se que no final do dia de terça-feira (23:00 GMT+01) os valores acumulados de precipitação se cifrem entre 50 e 60 mm no Algarve (41,2 mm em Faro).
Os ventos também serão motivo de particular preocupação, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa, Algarve e nas terras mais altas do território continental. Rajadas de vento podem atingir os 70-75 km/h em áreas a sul do Cabo Mondego e no Algarve, com impacte adicional nas regiões montanhosas.
As temperaturas manter-se-ão relativamente amenas, com mínimas entre 10 e 18 °C e máximas a oscilar entre os 20 e 26 °C, dependendo da região. No entanto, a descida da temperatura será mais sentida no final do dia, com a rotação dos ventos para norte. Na quarta-feira, a depressão continuará a sua passagem, esperando-se ainda assim algumas abertas.
Os volumes de precipitação acumulada serão maiores no Norte e Sul de Portugal Continental, destacando-se mais uma vez a região algarvia. As temperaturas começam a descer ligeiramente, especialmente nas regiões mais afetadas pelo vento. As mínimas situar-se-ão entre os 11 e 13 ºC na região Norte, 11 e 14 ºC na região Centro e 13 e 18 ºC na região Sul.
E o que nos dizem os modelos a partir de quinta-feira?
Na quinta-feira, espera-se a manutenção de períodos de céu parcialmente nublado, com precipitação e algumas abertas. As chuvas permanecem com especial incidência em áreas montanhosas e no Norte do país.
Ao longo do dia, a nebulosidade irá dissipar-se no sul e interior do país, deixando bem patente os efeitos da barreira de condensação. Nos setores mais a litoral a nebulosidade será superior a 90%. Neste dia, a temperatura começará a subir gradualmente.
O anticiclone parece fortalecer-se a partir de 19 de outubro, o que poderá proporcionar tempo estável a partir do início da próxima semana. Todavia, ainda existe alguma incerteza neste cenário, havendo possibilidade de precipitação dispersa durante o fim de semana, especialmente no sábado, 19 de outubro, na região Norte e Centro.
Durante o fim de semana, as temperaturas irão oscilar entre os 11 ºC de temperatura mínima em Bragança e máximas de 21 ºC em Lisboa.
Apenas no início da próxima semana se espera a redução da nebulosidade e, por sua vez, a diminuição da probabilidade de ocorrência de precipitação.