Próximos dias com chuva e trovoada no Portugal insular, e no Continente?
Parte de Portugal continental continua “mergulhado” no tempo quente, apesar da descida gradual da temperatura máxima do ar. Por outro lado, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira o tempo será de chuva e trovoada nos próximos dias. Chegará ao Continente? Consulte a previsão!
A temperatura já começou a baixar de forma ligeira desde ontem (quarta-feira, dia 3) em Portugal continental, mas só na metade ocidental, correspondente ao litoral. No interior, o tempo continuará em geral muito quente, com temperatura máxima igual ou superior a 35 ºC em várias capitais de distrito.
No Portugal insular (Açores e Madeira), pequenas depressões em altitude, por vezes com núcleos de ar frio, serão responsáveis por fustigar várias das ilhas açorianas com trovoadas (fruto da convergência de ventos à superfície), que acompanharão a considerável quantidade de chuva, prevista até domingo. Irá este panorama meteorológico chegar a Portugal continental, severamente “sufocado” pela seca?
Da descida da temperatura ao nevoeiro marítimo estival na costa ocidental portuguesa
Apesar da previsível descida gradual da temperatura máxima em praticamente todo o território de Portugal continental, entre esta quinta-feira, dia 4 e até pelo menos ao próximo domingo 7 de agosto, prevê-se registos térmicos ligeiramente acima da média climatológica para a época do ano, com exceção para as regiões do Alentejo e Sotavento Algarvio.
O calor intenso permanecerá regra geral no interior, salientando-se, sem dúvida alguma o Nordeste Transmontano que, a par de outras regiões contíguas, registará avisos meteorológicos amarelos e laranjas por risco significativo de temperatura máxima extrema nalguns locais. Não obstante, no litoral ocidental o calor amenizará consideravelmente. Observaremos, portanto, um forte contraste entre regiões: as do oeste do país, com dias amenos e noites mais frescas, e as do leste, com dias quentes e noites amenas, igualmente quentes ou até mesmo tropicais.
Na vertente atlântica, com recorte litorâneo e exposição ao Oceano, espera-se a persistência do nevoeiro marítimo durante várias madrugadas e manhãs. Este é um nevoeiro típico do verão nas regiões costeiras, que também pode surgir sob a forma de neblina.
É formado pela condensação do vapor de água em condições de estabilidade e nas camadas baixas de atmosfera, por efeito do arrefecimento do ar muito saturado que se encontra sobre o oceano e que é arrastado pela ação lenta do vento de Oeste para Leste, bem como pelo contacto com a temperatura da água do mar que, mais fria devido ao fenómeno do upwelling, origina a névoa como a que podemos observar no artigo abaixo, em destaque.
Já no interior, entre hoje e domingo, há risco de ocorrência pontual de trovoadas dispersas e isoladas em áreas de montanha do interior Norte (desde o Alto Minho ao Nordeste Transmontano). Aqui pode consultar o nosso mapa de raios para observar a probabilidade de atividade elétrica na região onde reside.
Em geral, o ambiente será de céu nublado ou encoberto/enevoado no litoral durante toda a manhã devido aos nevoeiros/neblinas, podendo abrir à tarde devido à intensificação e aquecimento da brisa. O regime de vento dominante será de Oeste ou Noroeste. No interior prevê-se céu pouco nublado ou limpo, mas por vezes com possibilidade de ocorrência das tais trovoadas, bastante isoladas e localizadas em pontos de maior altitude. Não se descarta a ocorrência de granizo.
Açores e Madeira: chuva e trovoada… chegarão ao Continente?
De momento, de acordo com as cartas sinóticas, parece altamente improvável que as sucessivas e pequenas depressões em altitude que regarão com acumulações expressivas os Açores ao longo dos próximos dias, cheguem a Portugal continental. Segundo os mapas de previsão, as nove ilhas açorianas registarão um estado do tempo fortemente condicionado por períodos de chuva ou aguaceiros, fracos a moderados, e com risco de atividade elétrica. A maior acumulação até domingo deverá ocorrer na parte nordeste da Ilha de São Miguel.
A amplitude térmica diária costuma ser muito reduzida, tanto nas Ilhas dos Açores, como na da Madeira, prevendo-se temperatura máxima de 24 ºC e temperatura mínima de 21 ºC para Ponta Delgada durante os próximos dias. Por último, para a Madeira antecipa-se um tempo bem mais tranquilo, com sol e períodos nublados. Contudo, na costa norte poderão cair alguns chuviscos nos próximos dias. Para o Funchal prevê-se temperatura máxima de 25 ºC e mínima de 21 ºC, entre hoje e domingo, dia 7.