Probabilidade de precipitação reduzida em Portugal? Eis o que revelam os mapas da Meteored numa análise até domingo

A semana de 23 a 29 de dezembro será marcada pelo domínio do anticiclone, com tempo seco, ventos moderados e noites frias. Mudanças podem surgir no fim de semana, mas permanece incerta a evolução de uma eventual depressão nas nossas latitudes.

A última semana de 2024 será marcada por alterações ténues no padrão atmosférico que tem vindo a caracterizar o mês de dezembro. Desde o início do mês, o anticiclone dos Açores tem dominado o estado do tempo em Portugal Continental, mantendo a estabilidade e afastando a precipitação significativa do território. Contudo, entre os dias 24 e 29 de dezembro, a estrutura anticiclónica começa a mostrar sinais de enfraquecimento, abrindo margem para mudanças que poderão trazer alguma instabilidade.

Condições gerais para a semana de 23 a 29 de dezembro

De acordo com o modelo de referência da Meteored, o anticiclone continuará a ser a figura central no início da semana, posicionando-se entre os Açores e a Europa Central. Este padrão atmosférico mantém Portugal Continental sob tempo seco, com céu geralmente limpo e temperaturas amenas durante o dia, mas frias à noite, especialmente no interior, onde são esperadas geadas localizadas.

O vento, predominante de Nordeste, será uma constante nos primeiros dias desta semana, sobretudo na terça e quarta-feira, sendo mais forte nas terras altas e no litoral Norte e Centro, com rajadas que podem atingir os 70-80 km/h. Este fenómeno contribuirá para uma sensação térmica inferior, apesar das temperaturas máximas rondarem valores típicos para esta época do ano, entre os 12 e os 18 °C, podendo ultrapassar os 20 °C em alguns pontos do litoral Norte e do Algarve. Ao início do dia de Natal, espera-se o céu limpo, com 0% de probabilidade de precipitação em Portugal Continental.

Ausência de Precipitação Natal
Prevalência de ausência de nebulosidade até à manhã de quarta-feira, esperando-se que o dia de Natal se mantenha sem chuva.

Ainda assim, a partir de quarta-feira, dia de Natal, o vento deverá diminuir, e a humidade relativa aumentará nos locais mais abrigados. Este cenário favorecerá a formação de neblinas e nevoeiros matinais, particularmente nos vales do Interior Norte e Centro. Apesar da nebulosidade em algumas destas regiões, sobretudo a partir do final da manhã, a ausência de precipitação persistirá no continente até, pelo menos, sexta-feira.

Alterações nos padrões de precipitação na reta final da semana

A principal dúvida recai sobre o comportamento do anticiclone na reta final da semana. De acordo com as previsões mais recentes, este sistema de alta pressão poderá deslocar-se ligeiramente para norte, fragilizando a sua influência sobre a Península Ibérica. Paralelamente, a formação de depressões isoladas a oeste de Portugal poderá alterar o panorama meteorológico, introduzindo uma maior instabilidade, sobretudo no fim de semana.

Os modelos de previsão sugerem que, no fim de semana de 28 e 29 de dezembro, a instabilidade poderá, pois, ganhar terreno no continente. Embora a probabilidade de precipitação permaneça muito baixa ou nula, há cenários que apontam para a possível formação de uma depressão isolada nas proximidades de Portugal Continental. Caso este cenário se concretize, poderão ocorrer aguaceiros pontuais, especialmente nas regiões do Norte e Centro.

No entanto, a incerteza sobre esta evolução meteorológica ainda é significativa, e a probabilidade de um fim de semana maioritariamente seco é muito alta. As temperaturas continuarão estáveis, com noites frias, próximas de 0 °C no interior, e dias agradáveis, com máximas entre os 12 e os 18 °C.

Em jeito de síntese, a semana de 23 a 29 de dezembro será dominada pelo anticiclone, com tempo seco e estável no continente, ventos moderados no início da semana e maior humidade relativa a partir de quarta-feira. Apesar de alguma nebulosidade e nevoeiros matinais, a precipitação não é esperada até sexta-feira, e as possibilidades para o fim de semana continuam incertas.

ausência de precipitação nebulosidade
Probabilidade de precipitação muito reduzida durante o fim de semana, embora se comecem a posicionar os sistemas depressionários sobre a Península Ibérica.

A última semana de 2024 poderá trazer as primeiras mudanças rumo a um regime mais instável, mas para já, o cenário em prevalência continua a ser o domínio do anticiclone.

Fique atento às atualizações, pois as condições podem evoluir rapidamente e faremos o acompanhamento aqui na Meteored – tempo.pt.