Primeiro fim de semana de setembro traz a chuva de volta a todo o território nacional

O início de setembro vai fazê-lo tirar o guarda-chuva do armário. A chuva estará de volta a Portugal continental nos primeiros dias do mês, até quando? Eis a previsão para os primeiros dias do mês!

Instabilidade atmosférica trará de volta a chuva todo o território continental neste primeiro fim de semana de setembro.

O tempo quente parece, para já, ter dado tréguas e o início de setembro é a prova disso mesmo. De volta estará a chuva nos primeiros dias deste mês, por isso é expectável que tenha de procurar pelo guarda-chuva algures no armário.

Sexta-feira, dia 1, começa com céu nublado em praticamente todo o território continental, em especial no Norte e Centro Litoral, com mais frequência no Minho e Douro Litoral, onde a chuva se deverá fazer sentir no final da tarde. Para a cidade do Porto esperam-se 22 ºC. O vento, que se tem feito sentir com alguma intensidade nos últimos dias, diminuirá tendencionalmente ao longo dos próximos dias.

Para sábado espera-se que a chuva, que pode ser acompanhada de trovoada, possa chegar com maior intensidade ao Interior Norte e Centro e ao Alentejo Interior no período da tarde. Está prevista uma descida considerável das temperaturas máximas e mínimas em todo o território mas com maior incidência nestas geografias. Em Castelo Branco esperam-se 25 ºC, menos 6 ºC que no dia anterior.

No domingo, o céu amanhecerá pouco nublado ou limpo, mas logo se preencherá e os períodos de chuva e aguaceiros, acompanhados de trovoada prolongar-se-ão, com alguma intensidade, a praticamente todo o território nacional, principalmente a partir do meio da manhã. Na capital dos estudantes, Coimbra, são esperados 26 ºC.

youtube video id=WgrI4ErJVE0


Segunda-feira, dia 4, começa também com chuva, em especial nos distritos a norte do rio Tejo, ainda que deva representar alguma acalmia do ponto de vista da precipitação. O céu alternará entre períodos de nublado e limpo em quase todas as regiões. São esperados 26 ºC para Vila Real.

Terça-feira esperam-se chuva e aguaceiros, em geral fracos, podendo ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, em especial no Norte e Centro do território continental. Esperam-se 24 ºC na capital algarvia, Faro.

Na quarta-feira, se se mantiver a previsão com os dados agora disponíveis, é expectável que a chuva dê tréguas. O cenário é, ainda, de alguma incerteza, dependendo se depressão nos níveis altos da atmosfera que nos tem afetado, continuará instalada sobre a Península Ibérica. Assim, será provável que as temperaturas aumentem, com Bragança a poder chegar aos 29 ºC.