Primeiro de Maio chegou! Que tempo em Portugal esta semana?
Acabou-se abril, chegou maio. Se a Primavera tem estado instável, devido ao padrão climático que a caracteriza... que tempo se segue para esta semana? Espreite a previsão do tempo para Portugal e Regiões Autónomas!
O saber popular diz-nos que Maio serôdio ou temporão, espiga o grão! Mas o que espera Portugal para esta semana? Até pode queimar-se a cereja ao borralho... ou felizmente esperar-se que Trovoada de Maio, depressa passa!
O modelo europeu de previsão aponta para temperaturas mais elevadas do que aquelas que se sentiram nos últimos dias de abril. O mês passado caracterizou-se por uma alternância de ora sol quente e ar seco, ora chove a cântaros... sem dar de tréguas e com uma dose extra de trovoadas.
O Sol vai voltar triunfante e esplendoroso, espraiando-se por esse Portugal fora... mas claro, sem nunca se esquecer da precipitação que o acompanhará por mais uns dias.
Temperaturas Elevadas?
Se hoje e amanhã as temperaturas perduram amenas com nebulosidade a pairar no ar, é na próxima quinta-feira (3) que o tempo se transforma, com temperaturas de verão em pleno mês de maio e céu (quase) limpo em grande parte de Portugal!
Na Região Norte as temperaturas vão subir progressivamente, estando prevista uma subida da máxima em 4 ºC no distrito do Porto. De 14 ºC hoje, para 19 ºC na próxima quinta-feira, os distritos de Braga, do Porto e de Vila Real registam as maiores altas de temperatura. No interior norte, o distrito da Guarda apresenta hoje 10 ºC de máxima e 1 ºC de mínima, subindo também em 4 ºC a mínima até quinta-feira, e registando nesse dia 14 ºC de máxima.
Na Região Centro, a capital de Portugal – Lisboa – apresenta hoje 11 ºC de mínima e 16 ºC de máxima. No entanto, aqui, ao contrário da maioria dos distritos da Região Norte, a mínima sobe em apenas 1 ºC até quinta-feira. Já a máxima, essa sim, chegará segundo as previsões aos 20 ºC. Até quinta-feira, distritos de Litoral Centro, como Leiria, ou localizados no interior Centro, como Portalegre, apresentarão temperaturas mínimas de 8 ºC e máximas de 19 ºC.
Na Região Sul, o Algarve destaca-se novamente por apresentar a mínima (12 ºC) e a máxima (22 ºC) mais elevadas à escala nacional na próxima quinta-feira (3). Cuba e Ourique, pertencentes ao distrito de Beja apresentarão temperaturas similares – 8 ºC de mínima e 22 ºC de máxima.
Será que chove?
Neste primeiro dia de maio, a chuva que cair dos céus portugueses notar-se-á em quantidade suave e ocorrerá sobretudo em territórios do Norte e Centro interior. Amanhã porém, o cenário muda e a precipitação vai fazer-se notar em grande parte do território nacional. A partir de quinta-feira e pelo menos até ao dia seguinte, vão estar temperaturas elevadas, dias soalheiros e céu limpo em praticamente todo o país!
Açores e Madeira
As cidades capitais das Regiões Autónomas, Ponta Delgada e Funchal, não terão grandes oscilações na temperatura. Hoje as máximas previstas estão nos 18 ºC num sítio e noutro e até quinta-feira subirão apenas 1 ºC, isto na Madeira. As mínimas situar-se-ão até 3 de maio entre os 14 ºC e os 16 ºC. A ameaça de chuva será permanente, com alguma névoa e alguns chuviscos que poderão precipitar de forma suave, especialmente em Ponta Delgada.