Tempo anticiclónico esta semana, mas atenção ao ciclone Theta!
A primeira semana de Novembro apresentou-se chuvosa, com temperaturas amenas e com alguns episódios de trovoada. Como será a segunda semana? A aproximação do ciclone Theta poderá deixar surpresas. Saiba mais aqui!
O mês de Novembro arrancou com a ocorrência de chuva, no Norte de Portugal Continental, e com céu nublado no centro e sul. Como foi referido aqui, este é o último mês do outono climatológico, pelo que o aumento da precipitação, assim como a descida da temperatura, fazem parte do mesmo.
Como será o estado de tempo durante esta semana?
Segundo o nosso modelo de previsão numérica de referência ECMWF, a chuva que, apesar de ter alguns intervalos, tem sido persistente, deverá cessar até ao final do dia de hoje (segunda-feira, dia 9).
Ao longo dos próximos dias, e devido à presença do anticiclone - que se traduz em altas pressões atmosféricas e, portanto, uma melhoria do estado de tempo - , este manter-se-á mais estável, apenas com algumas nuvens a abranger a maior parte do território. A temperatura será baixa durante a noite e a madrugada, com tendência a aumentar durante o dia, ao longo de toda a semana.
Contudo, no final do dia da próxima sexta-feira (dia 13), a chuva irá voltar ao continente e deverá afetar Lisboa, na fase inicial, abrangendo o resto do país nas horas seguintes, sendo que está prevista ocorrência de chuva, durante todo o dia de sábado.
Esta instabilidade será um efeito das baixas pressões que se avizinham, onde é esperado um possível ciclone sub-tropical, já nomeado pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, de "Theta".
Ciclone Theta a caminho?
Como foi referido acima, este ciclone poderá chegar a Portugal no próximo fim-de-semana, trazendo a possibilidade de ocorrência de chuva intensa, associada a núcleos convectivos e rajadas de vento próximas dos 90 km/h.
Este está a formar-se no sudoeste dos Açores e está em permanente vigilância, visto que pode tornar-se a 29ª tempestade nomeada, na presente temporada de furacões do Atlântico, que já é considerada uma das mais numerosas, até hoje.
Contudo, a sua prevalência no nosso território será pouco demorada, visto que as previsões apontam para uma melhoria já no domingo seguinte.
Este ciclone é considerado sub-tropical, pois organizar-se-á a partir de um cavado e ar frio, em altitude. Os sistemas subtropicais híbridos geralmente apresentam as características supracitadas, tornando-se persistentes, devido às condições em que se formam.