Tempo para o Natal: muito frio a caminho de Portugal!

A coincidir com os dias 24 e 25, as temperaturas vão descer a pique, deixando noites e madrugadas muito frias. Tudo por culpa de uma massa de ar polar. Confira a previsão do tempo para o Natal!

frio; natal
Precisamente no dia da Véspera de Natal, começarão a baixar as temperaturas de forma notória de norte a sul do país.

No que falta de 2020 a precipitação vai ser escassa e atingirá poucas localidades, quase todas concentradas na região Norte, mas, pelo contrário, as temperaturas, sobretudo as mínimas, vão registar uma descida acentuada até ao ponto em que muitas das cidades e vilas do interior Norte e Centro, assistirão à formação de gelo e geada, situação que também ocorrerá em locais propensos a inversões térmicas. No final da semana, algumas capitais de distrito (Bragança e Guarda) deverão mostrar valores de -1 ºC ou -2 ºC.

Depois da chuva fraca de hoje distribuída um pouco por toda a região Norte, amanhã (22) o céu alternará entre períodos nublados e chuviscos, com o sol a espreitar, e céu bastante nublado no Minho e Douro Litoral. No resto do país assistiremos a um panorama meteorológico marcado por períodos de céu nublado, alternando com o raiar esporádico do sol.

Na quarta-feira (23) uma frente de fraca intensidade vai afetar primeiro os distritos de Viana do Castelo e Braga, estendendo-se posteriormente para sul, em direção aos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra até chegar a Lisboa, e para leste em direção a terras transmontanas. Praticamente todo o país será suavemente regado, embora com aguaceiros moderados nas regiões do Minho e Douro Litoral. Nesta jornada iremos também notar uma ligeira descida das temperaturas, tanto das máximas como das mínimas, bem como um incremento na intensidade do vento Sul que contribuirá para a instabilidade do estado do tempo.

Tempo caracterizado pelo frio já na Véspera de Natal

Na quinta-feira, dia da véspera de Natal, o ambiente ainda estará húmido devido à passagem da frente do dia anterior, mas não se prevê precipitação. Teremos um dia seco, de céu pouco nublado em quase todo o território, com algumas exceções pontuais, como no caso de Lisboa e Setúbal.

Ainda nesse dia, as temperaturas vão descer de forma geral devido à chegada de uma massa de ar polar. Em algumas capitais de distrito da região Norte as máximas nem sequer vão chegar aos 10 ºC e, em todo o país, em nenhum caso serão alcançados os 20 ºC. Nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Interior serão muito prováveis as formações de gelo e geada, bem como locais com propensão a inversões térmicas. Soprará o vento do quadrante oeste, que logo girará para nordeste.

O frio vai instalar-se em força no nosso país, bombeado até às nossas latitudes por uma massa de ar polar. Os termómetros na noite de Natal deverão rondar os -1 ºC no distrito de Bragança, 0 ºC no da Guarda, 6 ºC no do Porto, 5 ºC no de Coimbra, 9 ºC no de Lisboa, 7 ºC no de Évora e 11 ºC no de Faro.

Dia de Natal, solheiro e frio de norte a sul do país

Já na sexta-feira 25 de dezembro, precisamente no dia de Natal, a bonança das altas pressões trará tempo seco e estável, muito soalheiro de norte a sul do país, aliado à massa de ar polar que trará uma madrugada natalícia gélida e um dia em geral muito frio no país inteiro. Vão dominar os ventos de nordeste, favorecidos pelo panorama anticiclónico.

Durante o dia as temperaturas máximas não passarão dos 6 ºC em Bragança e Guarda, sendo que no litoral ocidental oscilarão entre os 12 ºC e os 15 ºC. Já a sul, no distrito de Faro, o termómetro alcançará os 17 ºC.

Do dia de Natal em diante as temperaturas vão descer acentuadamente, com mínimas abaixo de 0 ºC em algumas regiões. Os últimos dias do ano prometem bastante frio e alguma chuva, não se descartando a ocorrência de neve no cenário que os mapas do ECMWF estão a projetar, mas dada a distância temporal, ainda persiste alguma incerteza.