Previsão do tempo em Portugal para abril: será “águas mil”? Alfredo Graça conta-lhe o que esperar da chuva e temperatura
Estamos às portas de abril, quarto mês do ano, segundo da primavera climatológica e aquele que em 2025 se celebrará a Páscoa. Saiba a previsão completa da precipitação e temperatura para Portugal!

Após um mês de março extraordinariamente chuvoso, especialmente nas regiões situadas a sul do Mondego, o “fantasma” da seca parece finalmente ter desaparecido completamente das zonas cronicamente mais afetadas pela falta de água.
A tremenda quantidade de pluviosidade despejada pelo “comboio” de tempestades atlânticas que afetou Portugal continental nas últimas semanas (Jana, Konrad, Laurence e Martinho) foi mais do que suficiente para hidratar os solos e avolumar o abastecimento de água para consumo agrícola, doméstico, turístico e outro tipo de atividades, embora em muitos casos a precipitação tenha sido excessiva, deixando solos encharcados e alagados e destruindo culturas agrícolas.
Principais características climatológicas de abril
O mês de abril em Portugal é conhecido pelo famoso provérbio “abril, águas mil” uma vez que se refere a um período de tempo no qual as pessoas possuem a perceção de que chove bastante. Esta perceção não surpreende dado que abril é, segundo a normal climatológica de referência (1991-2020), o sexto mês mais chuvoso à escala do Continente, apresentando uma média de precipitação acumulada (75,5 mm) entre os doze meses do ano.
Em abril, as estações meteorológicas das capitais distritais de Viana do Castelo, Braga e Porto costumam registar uma média de precipitação acumulada superior aos 100 mm, mas nas restantes capitais de distrito da Região Norte, esse valor é inferior: 60 a 80 mm. Na Região Centro somente uma das capitais distritais costuma ultrapassar os 100 mm em abril (Viseu).

Nas restantes capitais distritais do Centro, a média de precipitação acumulada ronda os 80/90 mm no quarto mês do ano, exceto em Castelo Branco (65 mm). Quanto às principais estações meteorológicas da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve o valor de precipitação média total em abril varia entre 39 mm (Faro) e 78 mm (Portalegre). Nos Açores (Ponta Delgada) esse valor, em média, chega quase aos 85 mm enquanto na Madeira (Funchal) costuma atingir os 44 mm.
Em abril o período diurno é cada vez maior graças ao progressivo ganho diário de minutos de luz solar. Este facto, por si só, contribui para que, em média, a temperatura em abril (14 ºC) seja superior à de março. No interior Norte e Centro a média da temperatura máxima varia entre 13 ºC (Guarda) e 17 ºC (Vila Real), no Litoral Norte entre 18 e 19 ºC, em grande parte das capitais distritais do Centro entre 18 ºC e 20 ºC e na Área Metropolitana de Lisboa, Lezíria do Tejo, Baixo Alentejo e Faro ronda os 20 ºC.
Isto é o que pode esperar da chuva em abril 2025
Os mapas de previsão de anomalia de precipitação mensal da Meteored para todas as unidades territoriais portuguesas (Continente, Açores e Madeira) parecem estar em sintonia: vai ser um mês mais chuvoso do que o habitual na maioria das regiões de Portugal. Esta tendência de chuva acima da média observada no mapa mensal da Meteored para as suas três unidades territoriais em abril de 2025 é corroborada pela análise aos mapas semanais de anomalia de precipitação do principal modelo de confiança da Meteored - o ECMWF.

De acordo com o mapa da Meteored, prevê-se precipitação superior ao normal nas Regiões Norte e Centro (5 a 10 mm), e em particular nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação (10 a 20 mm) e em torno da Serra da Estrela, o que corresponde aos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro, setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu e algumas zonas dos distritos de Coimbra, Leiria, Guarda e Castelo Branco.
Em relação aos Arquipélagos, vislumbra-se um mês de abril ligeiramente mais húmido e instável do que o habitual para os Grupos Central e Oriental dos Açores (anomalia positiva de precipitação de 5 a 10 mm). Não se deteta uma anomalia estatisticamente significativa no Grupo Ocidental.
Quanto ao arquipélago da Madeira, é expectável um mês geralmente dentro do normal no que concerne à precipitação, embora o mapa da Meteored revele valores ligeiramente acima da média (5 a 10 mm) para a extremidade ocidental da Ilha da Madeira.
Eis o que se prevê para as temperaturas em abril 2025
Para a primeira quinzena de abril, verifica-se uma tendência para temperaturas acima da média numa grande parte do território de Portugal continental. Para a primeira semana de abril perspetiva-se que a anomalia positiva da temperatura seja mais acentuada em termos de área geográfica abrangida, uma vez que a mesma se prevê para todas as regiões a norte do rio Tejo (+1 ºC), sendo que nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real essa anomalia poderá ser de 1 a 3 ºC.
Na segunda semana de abril (dias 7 a 14) espera-se que a anomalia positiva de temperatura seja mais suave (+1 ºC) em intensidade e área geográfica abrangida, sendo detetada para as regiões a norte do rio Douro, mas também no litoral Centro (Aveiro, Coimbra e Leiria).

O mapa de anomalia de temperatura da Meteored, que analisa a tendência para o conjunto global do mês de abril (4 semanas), corrobora esta tendência para um abril ligeiramente mais quente do que o habitual praticamente para as mesmas regiões onde se prevê mais calor do que o normal na primeira quinzena. Isto significa que, caso a atual previsão se concretize, a segunda quinzena de abril, de um modo geral registará temperaturas dentro dos valores habituais da normal climatológica de referência de norte a sul de Portugal continental.
Porém, existem algumas diferenças entre os mapas mensal e semanais de previsão de anomalia de temperatura. No mensal da Meteored, o Alto Alentejo (distrito de Portalegre) está incluído naqueles onde fará ligeiramente mais calor do que o normal, sendo que Santarém e Leiria são excluídos, enquanto nos semanais do modelo ECMWF (primeira quinzena de abril) se prevê o cenário inverso para os referidos distritos.

De acordo com o mapa mensal da Meteored, no que diz respeito aos arquipélagos, para a Madeira vislumbra-se a possibilidade de temperaturas ligeiramente acima da média (0,5 a 1 ºC), exceto na metade oriental da Costa Norte. Quanto aos Açores, também se prevê uma anomalia positiva térmica para os Grupos Central e Oriental de 0,5 a 1 ºC, mas não se deteta qualquer desvio em relação à média no Grupo Ocidental.