Previsão do tempo em junho: como poderá ser?
Depois dos quentes e soalheiros dias de maio, eis que tempo decidiu brindar-nos com chuva, trovoada e até granizo. Em Portugal, o tempo vai continuar tormentoso, com trovoada e chuva? Como vai ser? Consulte a previsão do tempo aqui, connosco!
Os primeiros três dias do mês de junho têm sido bastante instáveis do ponto de vista meteorológico. A atmosfera, num ‘cocktail’ meteorológico tem apresentado estados do tempo muito variáveis. E por isso, aqui apresentamos-lhe a previsão mensal da Meteorologia em Portugal continental.
Do sol e calor às temperaturas elevadas, os termómetros baixaram ligeiramente e por agora, os dias são soalheiros, mas com nuvens, apresentado céu parcialmente nublado, com alguma chuva e alguma trovoada e granizo, dependendo da região portuguesa em que estiver.
Já entramos no verão climatológico, estação do ano por muitos portugueses ansiada devido ao calor, ao sol, às idas à praia e aos banhos no mar. Mas claro, devido às medidas impostas pelo plano de desconfinamento, há que ter cautela.
Os cuidados extra, as regras de distanciamento social que devem ser cumpridas quando formos à praia e outras atividades em áreas ao ar livre, estando atento a todas as outras regras de segurança.
Junho, como irá ser?
O modelo ECMWF, conhecido também como o Europeu, aposta num cenário no qual as primeiras duas semanas de junho de 2020 apresentam tempo mais fresco, mais nublado e um pouco menos soalheiro do que nas duas últimas semanas do mês de maio, e com chuva acima do habitual.
A geografia luso-continental apresentará mosaicos climáticos variados e distintos entre si, mantendo contudo um padrão, ou seja, temperaturas em geral, abaixo da média, nebulosidade, e mais trovoadas e possível queda de granizo.
Todavia, quando ainda falta algum tempo para o final do mês de junho, torna-se arriscado e até mesmo, ousado, projetar uma previsão fidedigna do estado do tempo entre 16 e 30 de junho. Isto porque os modelos em que nos baseamos, tem carácter regional e probabilista, e qualquer alteração à escala local em termos atmosféricos, pode mudar completamente a previsão.
No entanto, o verão climatológico terá um início tormentoso, uma vez que se prevê que entre pelo menos o dia 1 de junho e o dia 4, as tempestades, munidas de trovoada, aguaceiros e possivelmente granizo, entrem em ação em território nacional e invadam a geografia luso-continental.
O que prevê o modelo americano?
O modelo americano (GFS) aposta num cenário em que o tempo em Portugal continental será mais quente que o habitual. Por outro lado, tal como o modelo Europeu, o GFS aponta para um cenário em que a precipitação registará quantidades ligeiramente acima dos valores de referência.
A título de curiosidade, o mês de junho atingirá o auge na duração de luz solar diária, no momento em que se der o solstício de verão, que em 2020, será no dia 20.