Previsão de precipitação da Meteored: quanto irá chover em Portugal nos próximos dias?
Nestes próximos dias a precipitação estará ausente de Portugal continental. O tempo quente imperará, com máximas a rondar os 30 ºC em várias regiões. Porém, esta estabilidade meteorológica será “sol de pouca dura” pois para o fim de semana prevê-se uma mudança brusca.
Esta terça-feira (7) o calor impôs-se de maneira categórica em Portugal continental proporcionando condições meteorológicas estáveis, com céu pouco nublado ou limpo e vento a soprar de nordeste. A ascensão em latitude de uma crista subtropical carregada de ar quente foi a responsável por trazer este estado do tempo anticiclónico e mais quente do que os dias anteriores.
No curto prazo vislumbra-se uma subida acentuada e generalizada das temperaturas, reforçada pelo vento do quadrante Leste, mas tudo indica que este panorama estável será mesmo “sol de pouca dura”. Estará a precipitação de volta ao Continente? Eis a previsão da precipitação da Meteored para os próximos dias.
Uma crista subtropical firme no curto prazo, mas que não durará muito… O que vem aí?
Enquanto os Açores têm vindo a lidar com as várias frentes geradas por uma depressão que circula a noroeste do arquipélago e que trouxe chuva forte e acompanhada de trovoada nos últimos dias (Aviso Amarelo em todas as ilhas, durará no Grupo Central até às 12:00 de amanhã, 8 de maio), o Continente e a Madeira vão testemunhando dias mais estáveis, quentes e soalheiros graças à influência de uma crista subtropical.
A crista subtropical, reforçada pelo vento de Leste que se prevê para quarta (8) e quinta-feira (9), provocará uma subida ainda mais notória das temperaturas nas próximas horas e dias. Com a precipitação completamente ausente de Portugal continental, é o “calor de verão” do curto prazo que vai fazendo notícia na nossa geografia, dado que se preveem valores entre 5 e 10 ºC acima da média (nalgumas zonas 12/13 ºC acima do normal).
As temperaturas máximas rondarão os 30 ºC em vastas zonas do Centro-Sul do país, podendo localmente superar esse valor e atingir 32/33 ºC, algo invulgar para um mês de maio, sobretudo na primeira quinzena.
Aguaceiros e trovoadas de regresso? Eis a previsão de precipitação da Meteored
Mesmo assim, os mapas da Meteored já auguram uma reta final da semana distinta dos dias que a antecederam, no que diz respeito à precipitação. A primavera é frutífera na brusca variabilidade de estados de tempo e parece que, esta semana, teremos o melhor exemplo disso uma vez que poderemos passar do “8 ao 80”, que é como quem diz, do “calor de verão”, aos aguaceiros, trovoadas e queda de granizo, acompanhados de uma descida das temperaturas.
Embora o calor possa persistir até sábado, 11 de maio, é também para esse dia que se prevê o regresso dos aguaceiros e trovoadas, sobretudo durante a tarde e nas Regiões Norte e Centro. Apesar de uma grande incerteza na distribuição da atividade elétrica devido à natureza caótica e complexa deste tipo de precipitação, pode-se observar no mapa acima a previsão da densidade de raios em Portugal continental para sábado (11) às 16:00. É bastante provável que sofra alterações significativas até poucas horas antes da sua ocorrência.
Para domingo (12) os mapas também insistem na ocorrência de precipitação. À semelhança de sábado (11), os aguaceiros na jornada dominical poderão ser pontualmente intensos, irregulares e de curta duração, sendo potencialmente acompanhados de trovoada e queda de granizo.
Acima observa-se o mapa de previsão de precipitação acumulada da Meteored em Portugal continental e nele vemos como a distribuição de precipitação até à 01:00 da madrugada de segunda-feira, 13 de maio, será mais provável nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, apesar de pouco abundante. Alguns locais de Trás-os-Montes e Alto Douro (distritos de Vila Real e Bragança) poderão registar as maiores acumulações de pluviosidade durante o fim de semana (10-15 mm).
A forte intensidade e a irregularidade - e não a grande quantidade e a continuidade - são as características mais comuns da precipitação convectiva, bastante frutífera no mês de maio. Deste modo, neste próximo fim de semana é bem possível que várias regiões do país assistam novamente aos aguaceiros, trovoadas e granizo, típicos da primavera.