Prepare-se: amanhã, sexta e sábado a chuva de lama tingirá de "sangue" estas regiões de Portugal

Sol e calor com as horas contadas. Tempestade Olivier e poeiras do Saara trazem mudança de tempo a Portugal a partir desta quinta-feira, 10 de abril. Saiba a previsão completa para os próximos dias!
Esta quarta-feira, 9 de abril, o estado do tempo em Portugal continental registou uma nova subida das temperaturas máximas, sendo provavelmente o dia mais quente de 2025 até ao momento.
O calor, gerado pela consolidação das altas pressões, pelo vento fraco do quadrante Leste e por uma massa de ar quente e seco, fez com que os termómetros registassem hoje temperaturas máximas de 27 a 29 ºC em vastas zonas dos distritos do Continente mais afetados pelo tempo quente: Aveiro, Coimbra e Leiria.
Ao mesmo tempo, hoje (9) e amanhã - quinta-feira, 10 de abril - o arquipélago da Madeira vai sendo afetado pelos aguaceiros gerados no bordo leste da tempestade Olivier, a 15 ª depressão atlântica de grande impacto da temporada 2024/2025, que foi nomeada pela AEMET, e que apresenta características de uma gota fria ou depressão isolada em altitude.
Naturalmente, não é sangue o que é realmente expectável, mas sim a possibilidade de ocorrência do fenómeno de "chuva de lama", que consiste basicamente na coalescência das gotas da chuva com as poeiras provenientes do Norte de África. Várias superfícies ficarão tingidas ou manchadas em tons de castanho/lamacentos, que fazem lembrar "sangue".
Este fenómeno costuma ocorrer quando a precipitação gerada por uma depressão - neste caso Olivier - combina com o transporte de poeiras do Saara. Recordemos que as altas pressões (ar quente e seco com poeiras do Saara) fluem sempre para as baixas pressões (tempestade Olivier).
A tempestade Olivier é o sistema de baixas pressões que irá impulsionar nas próximas horas e dias poeiras do Saara para a geografia de Portugal continental. As regiões situadas entre o rio Mondego e o Algarve (inclusive) serão as mais afetadas nos próximos dias - grosso modo, Centro e Sul do Continente - mas as poeiras também abrangerão toda a Região Norte.

Prevê-se que o período mais crítico das poeiras em suspensão sobre o nosso país ocorra já nesta quinta-feira, 10 de abril, quando a concentração de partículas for particularmente elevada.
Chuva, trovoada, granizo, descida das temperaturas e regiões de Portugal potencialmente mais afetadas
Adicionalmente, para quinta (10), sexta (11) e sábado (12), mas especialmente nestes dois últimos, preveem-se vários períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes à escala local e possivelmente sob a forma de granizo, potencialmente acompanhados de trovoada.
Refira-se ainda que, após o calor quase estival desta quarta-feira (9), espera-se uma descida térmica acentuada nos próximos dias.
Ainda de acordo com os mapas de referência da Meteored, os 6 distritos com mais precipitação acumulada até ao final do dia de Sábado de Lázaro, 12 de abril, são: Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Beja.
Segundo a mais recente atualização da cartografia sinóptica, os períodos de precipitação convectiva e instabilidade atmosférica deverão manter-se para a segunda metade do fim de semana que antecede a Páscoa, isto é, perspetiva-se a possibilidade de que os aguaceiros e as trovoadas surjam em várias regiões do Continente no próximo Domingo de Ramos, 13 de abril.