Precipitação sem tréguas no fim de semana da Páscoa: eis a previsão de chuva e neve para estas zonas de Portugal

A Depressão Nelson e várias frentes associadas vão continuar a trazer chuva e neve para Portugal continental no que falta da Semana da Páscoa. Haverá tréguas de precipitação nalgumas regiões, mas não em todas. Eis a previsão detalhada do tempo.

As condições meteorológicas adversas não só se mantiveram como também se intensificaram ao longo das últimas 24 horas em Portugal continental. Devido à Depressão Nelson, o temporal de chuva, vento, agitação marítima e por vezes neve irá manter-se no que resta da Semana da Páscoa. Importa agora perceber que regiões poderão ser mais afetadas pelo tempo instável.

Quinta e Sexta-feira Santa com chuva e vento forte

Nesta Quinta-feira Santa (28) a nebulosidade abundante manifestou-se na totalidade do território de Portugal continental, mas também nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Têm ocorrido períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, na grande maioria das regiões e com alguma trovoada. O vento tem soprado com bastante intensidade, de Sudoeste, apresentando rajadas muito fortes até 95 km/h no litoral e até 105 km/h nas terras altas.

anomalia de temperatura Páscoa Portugal frio
O tempo continuará fresco ou frio nos próximos dias, com destaque para o Sábado Santo (30).

Além disto, já se formou um tornado em Lisboa! Espera-se também queda de neve acima dos 900/1000 metros de altitude para o final do dia, depois de já ter ocorrido nalguns locais do Norte e do Centro ao início do dia de hoje. No período diurno de hoje as temperaturas têm estado frescas ou amenas, mas no período noturno o arrefecimento será notório, com mínimas geralmente inferiores a 10 ºC.

Destaque também para a agitação marítima, que irá manter-se agreste, estando prevista ondulação com altura máxima de 12 metros! Até meio da manhã de Sexta-feira Santa (29), a frente de hoje continuará a despejar chuva abundante em grande parte do Alentejo e no Algarve, sendo que no resto do território a precipitação terá tendência a abrandar em ritmo e intensidade.

Porém, prevê-se uma nova vaga de precipitação para as restantes regiões do Continente logo a partir do início da tarde de Sexta-feira Santa (29), embora os períodos de chuva ou aguaceiros sejam fracos e menos abundantes. Poderão ser pontualmente acompanhados de trovoada e granizo. Existe probabilidade de ocorrência de precipitação em toda a geografia do Continente, mas será tanto menor quanto mais para leste e para sul.

As zonas com maior probabilidade de chuva amanhã são os distritos a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu) mas também algumas zonas do Centro e adjacentes à Cordilheira Central e à A.M. Lisboa (Coimbra, Guarda, Castelo Branco e Lisboa). Poderá nevar nos pontos mais altos das principais serras e povoações do Norte e Centro do Continente, acima dos 1000 metros de altitude.

Prevê-se uma ligeira descida das temperaturas máximas nas Regiões Centro e Sul. Os vento continuará a soprar moderado a forte de Sudoeste, mas com tendência a amainar de um modo geral e gradual.

Sábado Santo mais frio

No sábado (30) espera-se céu geralmente muito nublado e precipitação em todas as regiões de Portugal continental. Mesmo assim, ela será irregular, com contrastes à escala regional, geralmente sob a forma de aguaceiros localmente fortes e potencialmente acompanhados de trovoada e granizo.

Previsão do estado do tempo para o Domingo de Páscoa indica períodos de chuva ou aguaceiros, sobretudo na primeira metade do dia. Esta é a previsão da distribuição da precipitação às 05:00 da manhã do dia 31.

Nas primeiras horas do dia o Alto Minho e o Algarve serão as regiões com maior probabilidade de receber precipitação, mas depois nas restantes horas do dia, as zonas com maior probabilidade de chuva serão o Minho, Douro Litoral, Regiões de Aveiro, Coimbra e Leiria, Cordilheira Central e Beira Baixa.

As temperaturas sofrerão uma descida em grande parte do país. O vento continuará a soprar de Sul e Sudoeste, fraco a moderado. Poderá precipitar neve acima dos 1000 metros de altitude.

Domingo de Páscoa com probabilidade de ocorrência de chuva de norte a sul

A Semana da Páscoa e o mês de março terminarão no próximo domingo - dia 31 - com uma situação meteorológica semelhante à do dia anterior, isto é, com probabilidade de ocorrência de chuva de norte a sul do Continente.

A probabilidade mais elevada de chuva está prevista para o Litoral Norte e Centro - grosso modo nos distritos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e a oeste da Barreira de Condensação. As restantes regiões também poderão registar precipitação, mas a probabilidade é substancialmente inferior.

Na Segunda-feira de Pascoela (1), a instabilidade atmosférica persistirá, mas terá tendência a diminuir com o passar das horas, ainda que se possa repetir na terça-feira - 2 de abril. Desse dia em diante, a influência da depressão Nelson finalmente desaparecerá, mas poderão surgir outras frentes e depressões.