Portugal terá alívio da chuva este fim de semana, mas nova frente fria pode chegar na terça-feira: eis os seus efeitos

Os próximos dias em Portugal continental serão semelhantes ao que temos assistido, contudo, espera-se a chegada de uma nova frente fria já na terça-feira. Saiba aqui quais os seus efeitos.

O dia de hoje, sexta-feira, será parcialmente nublado, podendo contar com algumas abertas especialmente nas regiões Centro e Sul, ainda que com o passar das horas, a nebulosidade volte a cobrir todo o continente português.

A nebulosidade será a protagonista dos próximos dias, mas na terça-feira uma nova frente trará efeitos como chuva, vento e agitação marítima a Portugal continental.

Para amanhã, e devido à proximidade de uma linha de instabilidade junto à costa, são esperados alguns episódios de chuva fraca e de passagem rápida no litoral entre Setúbal e Aveiro, não descartando outros locais do interior. É ainda expectável que ao final do dia, a nebulosidade comece a dissipar-se um pouco por todo o país.

Domingo adivinha-se um dia parcialmente soalheiro, devendo contar com nebulosidade no Norte e Centro, também com períodos pontuais de chuva fraca, devendo esta dissipar-se ao final do dia.

Terça-feira chega uma nova frente fria ao continente

Contudo, e apesar da dissipação da precipitação, a nebulosidade irá voltar a cobrir Portugal continental ao longo da madrugada de segunda-feira, sendo esperado um início de semana cinzento, com possibilidade da chegada de uma frente fria ao início da tarde de terça-feira, resultando em chuva fraca a moderada em praticamente toda a geografia continental.

água precipitável
Uma nova frente deverá chegar ao continente português nas primeiras horas da tarde de terça-feira, resultando em chuva, vento e agitação marítima.

Esta frente, que está associada ao centro de baixa pressão que afetou e continua a afetar os Açores, à data desta redação, - tendo provocado queda de neve no Pico, na Serra de Santa Bárbara (Ilha Terceira) e até mesmo na Ilha das Flores -, também resultará em rajadas de vento acima dos 70 km/h, especialmente nas regiões montanhosas do Centro, assim como em agitação marítima ao longo de toda a costa, onde a altura máxima da onda pode chegar aos 7 metros, em vários locais.

Estes efeitos serão sentidos especialmente com a chegada da frente fria, a partir das últimas horas da manhã e primeiras horas da tarde, devendo com o passar das horas, perdendo intensidade, especialmente o vento, em que na madrugada de quarta-feira já deverá estar calmo.

Desta forma, espera-se que na quarta-feira ainda haja alguma precipitação, principalmente na faixa litoral, contudo, esta deverá dissipar-se ao longo do dia, tal como parte da nebulosidade.