Portugal exposto a temperaturas máximas abrasadoras, noites tropicais, poeiras e trovoadas: saiba até quando!
Portugal continental está a atravessar o pico de um extraordinário episódio de calor tórrido que já desencadeou múltiplos avisos vermelhos. Também estão previstas poeiras, aguaceiros e trovoadas. Consulte a previsão!
Tempo muito quente, estável e maioritariamente seco e soalheiro. Eis as condições meteorológicas previstas no curto prazo para a geografia do Continente, em concreto até quinta-feira, 24 de agosto.
O episódio de calor tórrido ao qual Portugal continental estará exposto nestes próximos dias deve-se ao aparecimento de uma crista anticiclónica, que aliada ao estabelecimento de uma massa de ar muito quente e seco, à radiação solar e ao processo de subsidência do ar (que reforçam o aquecimento do ar), provocam as temperaturas elevadas que todo o país tem testemunhado.
Hoje - terça-feira, dia 22 - e amanhã - quarta-feira, dia 23 - serão dias extraordinariamente quentes, com anomalias térmicas positivas consideráveis e que corresponderão ao pico de uma situação meteorológica de tempo quente que teve início no passado domingo (20), de um modo geral.
Prevê-se temperaturas máximas superiores a 40 ºC - a poder pontualmente atingir 43/44 ºC ou até mesmo 45 ºC - nas regiões da Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo e Sotavento Algarvio e a ultrapassar os 30 ºC no Litoral Norte e Centro. O Aviso Vermelho estará em vigor até ao final do dia de quarta-feira (23) nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém, não se descartando eventuais alterações.
Destaque também para as noites tropicais (temperaturas mínimas iguais ou superiores a 20 ºC) em quase todo o país, com o intenso calor noturno a poder dificultar consideravelmente o sono.
Como se isto não bastasse, ainda se prevê aguaceiros e trovoadas isoladas e distribuídas de maneira dispersa pelas regiões do interior Norte e Centro, em particular nas montanhas. A sua ocorrência será mais provável durante a tarde entre esta terça (22) e quinta (24), não sendo de excluir a possibilidade de se desenvolverem também noutras zonas de Portugal.
Mencione-se, além disto, a presença de poeiras africanas em suspensão, procedentes do Saara, que poderão, nalgumas regiões, atenuar ligeiramente o calor inicialmente previsto pelos modelos meteorológicos. Espera-se que a partir de sexta (25) as temperaturas baixem para valores normais da época do ano, com o calor a atenuar significativamente em todo o país.