Portugal e anticiclone novamente "em sintonia": prevê-se uma semana primaveril, sem chuva e com temperaturas até 28 °C

O anticiclone dos Açores volta a afirmar-se e, desta forma, a estabilidade atmosférica volta a Portugal continental, depois de uma Páscoa chuvosa e fria. Confira aqui a previsão para os próximos dias.

A Semana Santa ficou marcada por dias chuvosos e frios, com direito a trovoada e granizo em vários pontos do país. Hoje, segunda-feira de Páscoa, esta instabilidade chega ao fim.

No vídeo

No mapa animado acima podemos observar o condicionamento do anticiclone dos Açores na nossa geografia. Desta forma, o estado de tempo irá mudar, trazendo a primavera de volta.

Antes de se dissipar totalmente, a chuva, ao longo das próximas horas, ainda deverá cair em diversas regiões, especialmente na Região Centro, com períodos de chuva fraca a moderada. É esperado que à medida que as horas passam, esta se dissipe na direção Oeste-Este, sendo que ao final do dia já não se devem registar episódios de precipitação.

Anticiclone trará estabilidade atmosférica nos próximos dias

Amanhã, terça-feira, o dia deverá amanhecer já com algumas abertas, um pouco por todo o país. Todavia, e especialmente depois da dissipação da chuva no dia de hoje, não se descarta a hipótese de amanhã ocorrerem alguns períodos de chuva fraca e dispersa, nas primeiras horas da tarde, no Litoral Oeste. Ainda assim, de forma generalizada, espera-se um dia seco e parcialmente nublado.

A partir de terça-feira denotar-se-á uma mudança no estado de tempo, onde os dias soalheiros estarão de volta e as temperaturas começarão a subir.

Para além disto, espera-se ainda um pequeno aumento generalizado das temperaturas, especialmente as máximas. Assim, os valores deverão oscilar entre os 13 ºC para a Guarda e os 22 ºC para Faro.

temperatura à superfície
Amanhã, apesar de um ligeiro aumento das temperaturas, os termómetros não deverão ultrapassar os 21/22ºC. Sendo que na região Norte estes valores deverão ser mais baixos.

Ao final do dia, espera-se uma dissipação da nebulosidade, dando lugar a um dia de quarta-feira soalheira com céu geralmente limpo. Neste dia, 23 de abril, as primeiras horas da manhã poderão contar com alguma nebulosidade no litoral (neblina matinal) Norte e Centro, mas com o passar das horas, esta dissipar-se-á.

Quarta-feira será o verdadeiro "ponto de viragem"

Será, principalmente, a partir de quarta-feira que o efeito anticiclónico se fará sentir. Pois para além de um dia praticamente sem nuvens, espera-se um aumento significativo das temperaturas máximas, onde os valores poderão variar entre os 18 ºC para a Guarda e os 25 ºC para Beja, podendo, localmente, os termómetros chegarem aos 26 ºC em vários pontos da região Sul.

anticiclone; céu limpo
A partir de quarta-feira o efeito do anticiclone dos Açores irá ser mais percetível na nossa geografia, pois é esperado um dia de céu limpo e um aumento significativo das temperaturas máximas.

Em relação às temperaturas mínimas, estas manter-se-ão baixas nos próximos dias, apesar de se registarem ligeiros aumentos. Ainda assim, na madrugada de quarta-feira, esperam-se valores mínimos entre os 4 ºC para a Guarda e os 14 ºC para Faro, dando lugar a uma elevada amplitude térmica.

Esta tendência de aumento das temperaturas e de céu praticamente limpo deverá manter-se na quinta-feira, onde se esperam temperaturas máximas entre os 18 ºC para Viana do Castelo e os 26 ºC para Beja e Santarém, onde localmente estes valores podem chegar aos 28 ºC também em diversos locais da Região Sul.