Portugal com chuva e trovoada até domingo, 13 de abril: Alentejo, Ribatejo e outras 3 regiões entre as mais afetadas

Aguaceiros, trovoada, poeiras do Saara e chuva de lama. Este é o resultado da instabilidade meteorológica gerada pela tempestade Olivier, cujos remanescentes se prolongarão pelo fim de semana de Ramos. Saiba a previsão completa!
Esta sexta-feira, 11 de abril, os 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo de precipitação, emitido pelo IPMA, por causa da aproximação e instabilidade atmosférica gerada pela tempestade OIivier, uma depressão atlântica, com expressão em altitude e que está, neste momento, localizada a sudoeste do Continente português.
A Região Autónoma da Madeira (exceto ilha de Porto Santo) também esteve até às 18:00 de hoje (11) sob aviso amarelo de precipitação devido à previsão de ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes.

Um aspeto meteorológico que merece ser destacado é que, a posição da baixa pressão conhecida como Olivier tem sido favorável ao impulsionamento de uma grande pluma de poeiras do Saara até Portugal continental nas últimas horas.
As concentrações mais intensas surgiram em suspensão sobre as Regiões Sul e Centro, tendo provocado chuva de lama ou de “sangue” em várias zonas, podendo prolongar-se, pontualmente, durante o dia de amanhã (12). O vento mantém-se fraco a moderado de Es-Sudeste, mas na manhã desta sexta-feira (11) deixou rajadas até 65 km/h nas terras altas do Centro e Sul e no Algarve.
Sábado tempestuoso, ainda com algumas poeiras em suspensão
Para sábado, 12 de abril, prevê-se a continuidade deste panorama meteorológico húmido e instável em Portugal continental. Além dos períodos de céu muito nublado, estão previstos aguaceiros, pontualmente fortes, ocasionalmente sob a forma de granizo e potencialmente acompanhados de trovoada.
Mesmo assim, devido à progressiva perda de influência do raio de ação da tempestade Olivier, os aguaceiros terão tendência a diminuir gradualmente de intensidade e frequência, das regiões do litoral para as do interior, a partir do meio da tarde de amanhã, 12 de abril.
O vento soprará com intensidade fraca a moderada do quadrante Sul, rodando gradualmente para o quadrante Oeste e sinalizando uma iminente mudança no estado do tempo. As temperaturas, quer máximas quer mínimas, não irão registar grandes oscilações, embora nalgumas regiões se espere um ligeira descida térmica.
Domingo de Ramos, 13 de abril. Instabilidade diminuirá substancialmente, mas persistirá nestas zonas
Para o Domingo de Ramos, 13 de abril, preveem-se períodos de céu muito nublado. São expectáveis aguaceiros, embora geralmente fracos e pouco frequentes. Serão mais prováveis no distrito de Coimbra, no de Castelo Branco, na região do Alentejo (distritos de Portalegre, Évora e Beja) e na região do Algarve (distrito de Faro).

O vento soprará fraco a moderado, maioritariamente de Noroeste, e será pontualmente forte nas terras altas do Continente. Neste dia perspetiva-se a possibilidade de formação de nevoeiro matinal e ocorrerá, de um modo geral, uma descida das temperaturas. Porém, nalgumas regiões poderão ser registadas subidas térmicas.
De sábado (12) para o Domingo de Ramos (13) prevê-se, para cidades como Lisboa e Évora, a continuidade dos 19 ºC de máxima. Mas no Porto a temperatura máxima deverá baixar de 19 ºC para 16 ºC, em Coimbra baixará de 21 ºC para 20 ºC, em Viana do Castelo passará de 17 ºC para 16 ºC. No sentido oposto espera-se que na Guarda suba de 14 ºC para 16 ºC e que em Faro passe de 19 ºC para 22 ºC.