Portugal coberto de avisos por temperatura máxima extrema: até 42 ºC!
Em Portugal continental, as temperaturas vão continuar a subir até atingir valores bastante elevados durante o fim de semana prolongado. Algumas cidades do interior Centro e Sul poderão atingir 40 ºC, com possibilidade de chegar aos 42 ºC. Confira a previsão!
Pode muito bem dizer-se que os primeiros dias do verão climatológico, especialmente a partir desta quinta-feira (9 junho) – na qual já foi registada uma subida significativa da temperatura máxima – estão a prestar uma homenagem àquilo que define a época estival: sol e calor. Para os amantes do tempo estável e soalheiro, estas são as melhores notícias! No entanto, há inúmeros aspetos que, infelizmente, saltam à vista no nosso país, após um dos invernos mais amenos e secos de que há memória.
Perante as altas temperaturas que se avizinham para o fim de semana prolongado do 10 de junho (feriado do Dia de Portugal), a "névoa" de problemas adensa-se: confirma-se, oficialmente, seca severa em 97% do território continental no final de maio 2022 em resultado da pouca precipitação acumulada desde novembro de 2021, havendo também, um grande risco de incêndio florestal.
Para já, contraste térmico muito pronunciado entre o litoral Norte e as restantes regiões
Esta quinta-feira amanheceu com nevoeiro no litoral Norte e com céu nublado nas restantes regiões. Entretanto, durante a manhã o tempo abriu e, pela tarde, o céu apresentou-se pouco nublado ou limpo de norte a sul da nossa geografia. Hoje foi notória a subida da temperatura em todo o país, com destaque para as regiões do interior, onde, em capitais distritais como Castelo Branco e Beja, o termómetro alcançou os 35 ºC. O vento soprou, em geral de Noroeste e, por vezes, forte, sobretudo durante a tarde.
Para sexta-feira, 10 de junho e feriado do Dia de Portugal, há possibilidade de chuviscos fracos e dispersos de madrugada no litoral do distrito de Viana do Castelo. Prevê-se também nuvens matinais em grande parte do país. Depois, o tempo irá abrir, e, ao longo do resto do dia, espera-se céu pouco nublado ou limpo em todas as regiões, apesar do risco ligeiro de células de trovoada durante a tarde (aguaceiros e trovoada localizadas) para o interior das Regiões Norte e Centro, sobretudo nas áreas montanhosas.
As temperaturas vão continuar a subir, sendo que, à exceção das capitais distritais de Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Leiria, estão previstas máximas iguais ou superiores a 30 ºC para o resto do território continental. O vento soprará intenso, assumindo direções variáveis, mas continuará a ser predominante de Noroeste.
Fim de semana tórrido, mas com exceções
Analisando o nosso modelo de confiança, as regiões que vão viver o calor mais intenso neste fim de semana prolongado serão a Beira Baixa, o Vale do Tejo, o interior Alentejano e o Sotavento Algarvio, seguidas de perto por vastas áreas do interior beirão, duriense, transmontano e minhoto. No entanto, haverá exceções, com algumas cidades do Norte do país a não atingir os 30 ºC.
Entre sábado e domingo, prevê-se máxima de 35 ºC para as capitais distritais de Vila Real e Bragança, ao passo que no limiar oposto, as cidades de Viana do Castelo e Porto não passarão dos 26 ºC. Durante o fim de semana, no Centro de Portugal continental, a máxima prevista para a cidade capital – Lisboa – oscilará entre os 32 ºC e os 33 ºC, na cidade de Aveiro não irá ultrapassar os 25 ºC, em Coimbra chegará até aos 34 ºC e em Castelo Branco estão previstos uns impressionantes 39 ºC, com as restantes capitais distritais a registar valores térmicos acima dos 30 ºC.
Quanto ao Alentejo, espera-se um “forno” autêntico, com várias localidades a atingir ou ultrapassar temperatura máxima de 40 ºC. Destaque para as cidades de Portalegre (38 ºC), Évora e Beja (40 ºC). Por último, haverá áreas do Algarve que sofrerão uma diminuição da temperatura de sábado para domingo, salientando-se Faro que, no máximo, atingirá 32 ºC durante o fim de semana. Mesmo assim, as noites serão quentes e tropicais na região algarvia, à semelhança das congéneres de Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.
Tanto sábado, como domingo serão dias excessivamente quentes para a época do ano. E o mesmo se pode aplicar à próxima segunda-feira, 13. Além do calor intenso durante as horas centrais do dia, as noites serão tropicais (temperatura noturna não irá baixar dos 20 ºC!, prevendo-se nalguns casos – como as cidades de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, entre 21 e 23 ºC durante a noite).
Poeiras do Saara e risco de aguaceiros acompanhados de trovoada
Apesar do calor previsto, a chegada das poeiras do Saara, poderá fazer com que os termómetros não registem temperaturas máximas tão altas quanto o inicialmente previsto. Por último, realce-se a possível repetição de aguaceiros tormentosos isolados durante a tarde de sábado, de novo, em redor de áreas montanhosas do interior das Regiões Norte e Centro.