Poeiras, termómetros a escalar aos 21 ºC e mais chuva a caminho de Portugal. Saiba quando e as regiões mais afetadas

O tempo em Portugal para os próximos dias será bastante variável e instável. Além da subida das temperaturas, são expectáveis poeiras do Saara e mais períodos de chuva e aguaceiros. Saiba a previsão completa!
Esta terça-feira (18) o estado do tempo em Portugal continental tem sido condicionado pela presença de uma gota fria situada a sudoeste da Península Ibérica. As Regiões Centro e Sul têm sido as mais regadas pelos períodos de chuva e aguaceiros gerados pelo referido centro depressionário. Além disto, destaque ainda para a leve concentração de poeiras do Saara impulsionada pela baixa pressão para boa parte da nossa geografia, em particular nas regiões do interior.
É de relevar ainda o vento, que soprará dos quadrantes Sul e Oeste entre hoje e sexta-feira (21), bem como a gradual subida das temperaturas máximas (combinação de massas de ar tropicais marítimas - amenas e húmidas - com o anticiclone), que atingirá o pico esta semana na jornada de quinta-feira (20), dia para o qual se preveem valores mais típicos de primavera, a rondar os 19 e os 20 ºC nas capitais de distrito de Coimbra, Beja, Leiria e Lisboa, entre outras. Destaque ainda para Ourique que poderá alcançar 21 ºC.
Mudança à vista para sexta-feira, 21 de fevereiro
Para sexta (21) prevê-se o regresso da chuva, que entrará de rompante em Portugal continental através de uma frente associada a uma tempestade atlântica.
De acordo com os mapas de referência da Meteored, a precipitação cairá de norte a sul da nossa geografia, acumulando-se maioritariamente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e, em particular, nas que se situam a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro e setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu).

A sul dos rios Mondego e Tejo choverá, mas, de um modo geral, quanto mais para sul e para leste do nosso território, menos frequente será a precipitação.
Haverá aguaceiros pós-frontais no sábado (22), ocorrendo uma expectável descida das temperaturas e uma mudança de quadrante dos ventos, que passarão a soprar predominantemente de Noroeste. A precipitação deverá concentrar-se tendencialmente no litoral Norte e Centro, isto é, na faixa costeira ocidental entre Caminha e Figueira da Foz.
Para domingo (23) espera-se um dia anticiclónico, condicionados pela proximidade das altas pressões e com o céu, inicialmente limpo, a tornar-se gradualmente nublado.