Se tem planos ao ar livre, aproveite o sol esta semana!
Caiu chuva fraca nas primeiras horas desta segunda-feira, só que esses foram os últimos pingos de água desta semana. O tempo no nosso país continua a ser influenciado pelo anticiclone. Quando teremos novidades? Confira a previsão!
Apesar da semana ter arrancado com precipitação suave nas regiões do Norte e Centro, onde se concentrou geograficamente com maior impacto no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, o modelo ECMWF não revela alterações do estado do tempo significativas para os próximos dias.
A toada dominante do panorama meteorológico neste mês de fevereiro tem sido o tempo estável, seco e ameno. Proliferam os dias com temperaturas acima da média, a precipitação escassa e confinada somente a alguns territórios portugueses, em geral no norte do nosso país. Tudo porque as altas pressões não dão tréguas e não mostram qualquer sinal de enfraquecimento, enquanto que pelo Norte da Europa vai-se sucedendo um dos invernos mais rigorosos de que há memória, com um autêntico frenesim provocado pelo vaivém de tempestades que afetam as Ilhas Britânicas, a Islândia, a Alemanha, os Países Baixos e a França, entre outros.
Depois da tempestade Ciara e da depressão Ines, a tempestade Dennis assumiu contornos históricos por várias razões, deixando Portugal e Espanha à margem dos vários eventos do tempo severo e dos alertas para risco elevado de inundações que foram sendo ativados ao longo das últimas 72 horas nos vários países do Norte europeu.
De resto, a agitação marítima, o céu povoado por algumas nuvens e o vento Norte são os únicos elementos climatológicos em destaque. Isto para além da descida da temperatura que os termómetros vão registar. As mínimas vão baixar significativamente entre hoje e quarta-feira dia 19. Os valores vão ficar próximos dos 0 ºC em muitos distritos do Norte (Braga, Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda).
Tempo ventoso amanhã, depois volta a estabilizar
Amanhã teremos um dia ventoso, com rajadas entre 40 a 65 km/h do quadrante Norte, com maior impacto no litoral Norte e Centro. O dia 18 terá um ambiente mais frio, nesta terceira semana de fevereiro, ao registar-se uma acentuada descida da temperatura. Esta semana o vento soprará fraco a moderado, ora de Norte, ora de Leste. Na quarta-feira as temperaturas começam a subir gradualmente, especialmente as máximas. Teremos céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade concentrada mais no Norte e Centro do país.
Quanto ao dia 20, não vamos registar novidades significativas na meteorologia em Portugal continental, a não ser o aumento da temperatura. O céu vai continuar pouco nublado ou limpo. Madrugadas frescas e dias amenos, sem grandes motivos para agasalhos típicos de inverno é o que nos espera para os próximos dias. Para sexta-feira 21 prevê-se que o tempo continue estável, dando seguimento ao potente anticiclone que se instalou a oeste do nosso país.
Nas Regiões Autónomas, a chuva fraca marcará a semana no Arquipélago da Madeira, enquanto que os Açores ficarão confinados a alguns chuviscos. Nos territórios insulares a nebulosidade densa será uma constante, com temperaturas máximas e mínimas muito próximas. Os termómetros vão chegar a registar 17 ºC esta semana quer em Ponta Delgada, quer no Funchal. A chegada precoce do tempo primaveril faz com que Portugal esteja por agora perante um autêntico ‘primainverno’.