Penúltima semana de junho em Portugal inicia-se chuvosa. Como estará o tempo nos próximos dias?
Junho tem sido um mês com muitos altos e baixos, tanto ao nível da temperatura, quanto ao nível de precipitação. Como será o tempo na semana que se inicia?
Como havíamos referido na nossa previsão quinzenal, onde fazemos uma análise a longo prazo do que serão as duas semanas a seguir, a primeira semana da segunda quinzena de junho, ou seja, a semana que está prestes a iniciar, seria chuvosa e fresca, do ponto de vista da temperatura, ao contrário da última semana que se prevê quente e seca.
Domingo e segunda-feira: a chuva está de volta, mas não em todo o lado
Apesar de a chuva se ter antecipado, face às últimas previsões que apontavam para esta apenas no final do dia de hoje, os valores de precipitação, além de não serem demasiado expressivos, deverão manter-se no litoral oeste, a norte de Aveiro e a oeste da Barreira de Condensação, pelo menos no domingo.
Na segunda-feira, a tendência mantém-se, apesar de a probabilidade de chuva aumentar em locais mais a sul. Ainda assim, os valores de precipitação mais relevantes deverão manter-se a norte do Cabo Mondego.
Terça-feira o cenário de chuva intensifica-se, por todo o país
É na terça-feira que se prevê o dia mais chuvoso, onde a chuva pode chegar a praticamente todo o país. A probabilidade de chuva deverá ser acima dos 30% na maior parte do território, sendo que nas regiões Norte e Centro, esta probabilidade aumenta, como podemos observar no mapa abaixo.
Ainda assim, estima-se que em algumas zonas de Setúbal e Algarve, a chuva acabe por não cair, assim como, a acumulação de precipitação no sul não deverá ultrapassar os 6mm (que poderão ser registados no Alto Alentejo). Na região Centro os valores de acumulação de precipitação aumentam, mas mesmo assim não deverão ultrapassar os 33mm. Será no Norte que a acumulação de chuva vai ser maior. Nesta região, os valores deverão chegar até aos 58mm.
Na quarta e na quinta-feira a chuva continua, mas com tendência a diminuir
Quarta-feira deverá amanhecer chuvosa em vários pontos do país. As primeiras horas da manhã traduzir-se-ão em chuva em alguns locais de Setúbal, Santarém, Leiria e Aveiro. Contudo, à medida que as horas avançam, a chuva deverá intensificar-se e alastrar-se por praticamente todo o país. Porém, espera-se uma dissipação da mesma até ao final desse mesmo dia.
Na quinta-feira, deverá haver ocorrência de alguna aguaceiros dispersos a partir do início da tarde, principalmente na região Centro. Todavia, também se espera que esta se dissipe até ao final do dia.
Para sexta, e apesar da elevada incerteza tendo em conta a distância temporal, espera-se um dia seco.
E as temperaturas, vão aumentar?
Ao longo da semana espera-se uma diminuição da temperatura que será sentida, especialmente, no sul do país. Aqui, as temperaturas poderão baixar até quarta-feira, havendo máximas de 21ºC para todos os distritos da região, face aos quase 30ºC que se têm feito sentir.
Porém, o nosso modelo indica que a partir de quinta-feira, as temperaturas deverão começar a aumentar, de forma gradual e generalizada, traduzindo-se numa reta final de semana bastante agradável. Aconselhamos que se mantenha a par das nossas previsões para acompanhar possíveis mudanças.