Outono tarda em chegar: tempo esta semana!
Apesar de já termos oficialmente entrado na estação do outono, o tempo quente típico de um verão prolongado tarda em largar-nos. Além da previsão de céu limpo em quase todo o território continental, outro cenário meteorológico totalmente distinto verificar-se-á nos Arquipélagos. Espreite as previsões!
Para amanhã, prevê-se céu limpo em praticamente toda a extensão continental do território o que significa mais um dia de sol. Todas as regiões poderão ser influenciadas pela vinda de uma massa de ar seco e quente, excetuando talvez o Algarve e o litoral alentejano onde deverá permanecer ar de origem tropical marítimo. Nestes territórios espera-se o desenvolvimento de alguma nebulosidade, especialmente a partir do início da tarde.
Eventualmente podem formar-se condições para a queda de precipitação, nomeadamente sob a forma de aguaceiros em alguns conjuntos montanhosos como a serra de Monchique. Quanto ao vento, soprará do quadrante leste, girando para oeste, no Litoral Oeste, e a sudeste, no Algarve durante a tarde. Pelo facto da manhã e tarde serem bem quentes, comparativamente com a noite que será fresca, notar-se-á uma elevada amplitude térmica diária.
Poderá haver regiões no centro do país com mínimas locais na ordem dos 8 ºC. Devido ao marcado arrefecimento noturno provocado pelo ar seco que cobre essas áreas. Mas como já foi referido, em sentido contrário, os dias serão quentes, com máximas acima dos 28 ºC de forma generalizada.
Mudança no tempo na quinta e sexta-feira
Para quinta-feira e sexta-feira está previsto céu limpo, com as temperaturas na ordem daquilo que tem sido nos últimos dias. Nestes próximos dias, uma massa gigante de ar seco vai afetar praticamente toda a Península Ibérica. Somente a vertente Mediterrânea e o extremo Sul da península deverão ser afetados por ar tropical marítimo com origem no mar Mediterrâneo.
Na 5ª feira, espera-se céu limpo na totalidade do Continente, prevendo-se no entanto uma descida generalizada das temperaturas. Isto deve-se à vinda de ar húmido e de origem atlântica por parte do Anticiclone dos Açores que influenciará as temperaturas. Prevê-se para a Região Norte temperaturas máximas a oscilar entre os 25 ºC no distrito da Guarda e os 29 ºC no distrito de Viseu. O vento soprará inicialmente fraco passando depois a moderado, até cerca de 30 km/h no quadrante leste no Algarve e nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã.
Para a Região Centro, as temperaturas máximas previstas oscilarão entre os 25 ºC no distrito de Setúbal e os 29 ºC nos restantes distritos. Na Região Sul, prevê-se máximas que atingem os 30 ºC no Baixo Alentejo, sendo que devido à influência do ar marítimo as temperaturas máximas previstas para o distrito de Faro serão ligeiramente menores (27 ºC).
No Arquipélago dos Açores, para quinta e sexta-feira prevê-se que continue a chover e a trovejar como tem sido até agora em Ponta Delgada, mas com elevado grau de abrandamento, já que hoje e amanhã serão os períodos mais críticos da pluviosidade e da trovoada nas ilhas açorianas. Na Madeira, nomeadamente no Funchal deverá permanecer grandes períodos de céu nublado com o sol a espreitar por vezes e com temperaturas máximas na ordem dos 24 ºC.