Outono astronómico 2020: como vai estar o tempo em Portugal?

Os primeiros dias da nova estação que hoje arrancou pelas 14h31, vão trazer-nos algumas frentes atlânticas e uma importante descida das temperaturas, deixando-nos tempo tipicamente de outono. Como vai estar o tempo nos meses de outubro, novembro e dezembro? Confira aqui a previsão sazonal!

Outono; folhas; árvores;
O outono astronómico arrancou hoje oficialmente pelas 14h31! Que tempo fará em Portugal no próximo trimestre?

Apesar do outono climatológico ou meteorológico já ter arrancado no passado dia 1 de setembro, hoje pelas 14h31 teve início oficialmente a estação do outono astronómico. Nesse momento exato, assinalou-se a transição do verão para o outono, processo astronómico apelidado de equinócio de outono ou equinócio de setembro.

Muitas pessoas dependem do estado do tempo para realizar várias atividades ao ar livre, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional. Por isso, interessa perceber aquilo que nos poderá reservar a atmosfera durante os próximos três meses, até ao 21 de dezembro, dia em que se ocasionará o solstício de inverno.

Com base no nosso modelo de maior confiança, o do ECMWF, pode-se estimar, desde já, que não teremos um outono muito rigoroso em termos térmicos, e, no que toca aos níveis de precipitação, os mapas sugerem um cenário que deverá contribuir para a seca dos solos, o que caso se confirme, não abonaria nada a favor das culturas agrícolas.

Um outono ligeiramente mais quente que o habitual

A previsão sazonal do outono astronómico 2020 em Portugal continental aponta para um cenário de temperaturas superiores aos valores de referência, estimando-se uma anomalia térmica positiva de 0.25 ºC a 0.5 ºC nos meses de outubro e novembro. Neste sentido, o décimo e o décimo primeiro mês deste ano civil seriam marcados por um tempo ameno, ligeiramente mais quente do que o normal em quase todo o país, sobretudo no interior do país. O efeito de proximidade ao mar poderá trazer às localidades mais próximas ao litoral temperaturas dentro do normal nestes meses.

No que diz respeito ao mês de dezembro, o cenário previsto não denota qualquer tipo de anomalia, pelo que as temperaturas deverão estar dentro do normal. Ainda assim, convém referir que dada a distância temporal, os prognósticos traçados pelas cartas meteorológicas podem falhar devido ao elevado grau de incerteza que lhes costuma estar associado.

No Portugal insular (Açores e Madeira) o padrão climático previsto também sugere um outono ligeiramente mais quente do que o normal, revelando poucas certezas quanto à quantidade de chuva prevista.


Será que vai chover muito?

Por agora, as cartas meteorológicas antecipam para o próximo trimestre um panorama no qual o cenário predominante é o de quantitativos de precipitação inferiores ao habitual. De facto, o modelo ECMWF estima uma evidente anomalia negativa de -5 a -10 mm de chuva para os meses de outubro e dezembro, com especial impacto no Douro Litoral e nas regiões de Leiria e Lisboa. Estes são meses típicos de uma estação de transição a que está associado o frio e as chuvas, mas neste ano de 2020 parece que não será este o panorama predominante em Portugal continental.

No entanto, o mês de novembro parece ser o único com características mais outonais uma vez que destoa climatológica e geograficamente em relação aos restantes meses de outono. Para este mês, prevê-se 1 a 2 mm de precipitação acima do normal nas regiões da Beira Interior, Alentejo, Algarve e no distrito de Setúbal. Pelo contrário, estima-se que em toda a região Norte e no litoral Centro, se registem níveis de chuva inferiores aos valores de referência das normais climatológicas.