Os últimos dias do ano trarão frio noturno a Portugal continental e chuva e vento aos Açores

O tempo anticiclónico mantém-se no continente português. Contudo, as temperaturas mínimas vão descer e, para além disto, uma depressão irá afetar os Açores, na reta final do ano. Confira aqui a previsão.

Hoje espera-se um dia soalheiro para a maior parte da nossa geografia continental, com exceção do nordeste transmontano nas primeiras horas da manhã, devido ao nevoeiro que deu origem aos avisos laranja que estarão em vigor até às 12h de amanhã, dia 29.

Quanto aos arquipélagos, espera-se um dia seco nos Açores, apesar de poder haver alguma nebulosidade ao longo do dia. Já na Madeira são expectáveis alguns períodos de chuva ao longo do dia, intercalados com períodos de sol e céu nublado.

É expectável que a noite da passagem de ano seja a mais fria da semana.

Em relação às temperaturas, no continente, os valores máximos poderão manter-se idênticos aos de ontem, à exceção do interior Norte e Centro, onde haverá uma descida das máximas e mínimas, ainda que pouco significativa.

Nas ilhas, manter-se-ão amenas, à semelhança do que tem sido, em ambos os arquipélagos.

A partir de domingo as temperaturas mínimas negativas estão de volta ao interior Norte e Centro

Entre sábado e domingo haverá uma descida generalizada das temperaturas máximas e mínimas, sendo que as mínimas na faixa interior norte e Centro irão baixar para -2ºC na Guarda e -1ºC em Bragança.

Castelo Branco, Vila Real e Portalegre serão dos distritos mais frios, com valores mínimos de 1ºC para os dois primeiros e 2ºC para o último.

Ainda assim, a máxima esperada neste dia será de 17ºC para Faro, seguido de 15ºC para Beja e de 14ºC para Lisboa, Santarém e Coimbra. Os distritos com as máximas mais baixas serão Bragança, Vila Real e Guarda com 7ºC.

Nos dias seguintes, esta tendência manter-se-á, com valores mínimos baixos e valores máximos agradáveis na maior parte do território. Contudo, na noite da passagem de ano, esperam-se as temperaturas mínimas mais baixas, possivelmente, da semana.

temperaturas
A tendência dos próximos dias serão temperaturas máximas agradáveis para a época, salvo alguns locais do interior, e mínimas dignas de inverno. Na noite da passagem de ano são esperados até -3ºC para a Guarda.

Apesar desta diminuição gradual que se poderá sentir até quarta-feira, primeiro dia de 2025, é esperado que a partir de quinta, os valores mínimos voltem a subir, deixando de haver registo de temperaturas negativas, já na sexta-feira. Porém, os valores máximos deverão manter-se, havendo apenas variação das temperaturas noturnas.

Nos Açores o cenário será bastante diferente do que acontece no continente

Ora, ao contrário do que se irá passar em Portugal continental, onde o estado de tempo se encontra sob a influência de um anticiclone, no arquipélago dos Açores, o estado de tempo será influenciado por um centro de baixas pressões, ou depressão barométrica, que irá resultar em rajadas de vento forte, por vezes, superiores a 90 km/h, e em chuva abundante, especialmente nos grupos Ocidental e Central do arquipélago.

rajadas de vento
No Grupo Ocidental dos Açores, mais especificamente na ilha das Flores, as rajadas de vento poderão chegar aos 100 km/h, na terça-feira, às 15h. Espera-se que este será o pico da velocidade de rajada.

Em relação ao vento, espera-se que durante a madrugada este acalme, especialmente no Grupo Ocidental. Já no Grupo Central, estas poderão continuar fortes durante o primeiro dia do ano, podendo alcançar os 90 km/h ao início da manhã, no noroeste da ilha do Pico. Ao longo das horas poderão diminuir para a ordem dos 60 km/h em praticamente todo o grupo.

Ainda, segundo os nossos mapas, a acumulação de precipitação no Grupo Central dos Açores poderá ultrapassar os 120mm, como podemos observar abaixo, também na ilha do Pico. Esta precipitação ocorre devido à chegada de linhas de instabilidade ou frentes frias associadas a esta depressão, também perfeitamente visível no mapa. Estes efeitos poderão começar a ser sentidos já nas últimas horas de segunda-feira.

acumulação de precipitação
Pelo menos até quinta-feira, estes são os valores previstos de acumulação de precipitação para o arquipélago dos Açores.

Esta depressão deverá influenciar o estado de tempo nos Açores, pelo menos, até ao final da primeira semana do ano 2025. Contudo, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões diárias.