Onde vai chover em Portugal este fim de semana? Meteored avisa para uma mudança de tempo nalgumas regiões

Para a reta final desta semana prevê-se a chegada de uma frente fria que produzirá chuva do tipo frontal nalgumas zonas e regiões de Portugal. Além disso, as temperaturas sofrerão algumas variações, fruto da influência de massas de ar com origens distintas.

Esta quinta-feira, 22 de agosto, já se notou em grande parte da geografia de Portugal continental a acentuada descida das temperaturas máximas, anunciada pela Meteored há vários dias. Apesar do ambiente consideravelmente mais fresco, com as regiões mais quentes a rondarem os 32-33 ºC de temperatura máxima - valores substancialmente mais baixos do que os dos últimos dias -, o tempo conserva as características habituais da estação estival.

Céu pouco nublado ou limpo, com nortada de moderada a forte intensidade a destacar-se no litoral Oeste (distritos de Leiria e Lisboa) e no Barlavento Algarvio, sobretudo durante a tarde, temperaturas normais para o verão (ou até ligeiramente abaixo nalgumas regiões do interior), e nebulosidade baixa ou nevoeiro a persistir até final da manhã em vários locais da faixa costeira ocidental, geralmente a norte do Cabo Raso.

No arquipélago dos Açores vai subsistindo a habitual variabilidade meteorológica - períodos de céu muito nublado, com boas abertas e aguaceiros fracos - mas com temperaturas invulgarmente altas para a época (máximas de até 28 ºC e mínimas de até 24 ºC).

No arquipélago da Madeira é de frisar a continuidade, por mais uma jornada (até às 18:00 desta quinta-feira, dia 22), do aviso amarelo de tempo quente, isto é, do risco moderado de persistência de valores elevados da temperatura máxima do ar.

chuva fim de semana Portugal
Mapa de probabilidade de precipitação para sábado, 24 de agosto. A percentagem mais elevada está determinada para as zonas montanhosas do Alto Minho.

Sexta-feira com previsão de precipitação nalguns locais do litoral Norte e uma maior amplitude térmica diária

Para amanhã - sexta-feira (23) - o estado do tempo conservará grande partes das suas características destes últimos dias, permanecendo geralmente estável, com céu pouco nublado ou limpo e, à semelhança do que já é habitual, haverá nuvens baixas e nevoeiro até final da manhã no litoral Oeste, podendo persistir durante todo o dia nalguns locais.

Porém, já se vislumbram algumas pequenas mudanças tais como a provável ocorrência, durante a madrugada, de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte, nomeadamente na faixa costeira do Alto Minho, entre Caminha e Viana do Castelo (distrito de Viana do Castelo). Além disto, prevê-se uma nova variação nas temperaturas, sendo expectável uma subida das temperaturas máximas, especialmente no interior Centro, o que convergirá com a primeira parte da vaticinada “montanha-russa” térmica.

Ainda sobre as temperaturas, é de referir uma generalizada descida das temperaturas mínimas, o que se traduzirá numa grande amplitude térmica. Por exemplo, cidades como Coimbra e Guarda irão atingir ou ultrapassar os 30 ºC durante o dia, mas registarão valores iguais ou inferiores a 14 ºC à noite.

Fim de semana arrancará com descida das temperaturas e chuva nestas regiões de Portugal

Para sábado (24) espera-se que Portugal continental fique exposto à influência de uma massa de ar mais fresco, que resultará na descida quase generalizada das temperaturas, mais acentuada nas Regiões Norte e Centro, em particular no interior. Na Região Sul a descida térmica será quase impercetível. Prevalecerão os ventos do quadrante Norte, com intensidade moderada a forte. Além disto, ocorrerá uma entrada residual de poeiras do Saara que tornarão o céu ligeiramente mais turvo no Sotavento Algarvio e nalguns locais do interior Alentejano.

O céu estará geralmente pouco nublado ou limpo, com o litoral Oeste e parte da Região Norte a ficarem temporariamente muito nublados.

Como já explicámos nas nossas últimas previsões aqui na Meteored, a grande novidade do ponto de vista meteorológico no próximo sábado, 24 de agosto, prende-se com a cada vez mais provável ocorrência de chuva fraca em várias zonas da Região Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança) e no litoral Centro (alguns locais dos distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa) até meio da tarde.

A precipitação fraca e do tipo frontal será gerada pela passagem “de raspão” de uma frente fria.

O mapa de previsão estima até 15 mm de precipitação acumulada em zonas da vertente norte da ilha da Madeira até às 22:00 de domingo, 25 de agosto, por oposição a 2 mm no sudeste do território insular.

Tanto para sábado (24), como para domingo (25), os mapas de referência da Meteored também dão conta da possibilidade de ocorrência de chuva na Região Autónoma da Madeira, mais provável e em maior quantidade nas vertentes Norte e terras altas da Ilha. A pouca precipitação que eventualmente cair na vertente Sul (aquela onde o incêndio de grandes dimensões iniciado no passado dia 14 na Serra de Água está atualmente a lavrar) poderá constituir um auxílio importante para os bombeiros no combate às chamas.

Domingo com previsão de nova subida das temperaturas, em particular na Região Norte

Para domingo, dia 25, vislumbra-se uma nova alteração nas condições meteorológicas em Portugal continental. De facto, após uma mudança temporária na estabilidade, com períodos de céu mais nublado e inclusive precipitação fraca nalgumas zonas do país nos dias anteriores, espera-se que as altas pressões voltem a reforçar a sua influência no domingo (25), proporcionando condições de céu pouco nublado ou limpo e contribuindo para uma subida das temperaturas máximas, especialmente na região Norte.

calor portugal
Nos locais mais quentes do interior Centro e Sul as temperaturas máximas poderão atingir 36/37 ºC no próximo domingo, dia 25.

No geral, será um dia mais quente do que os anteriores, com máximas de 27 ºC no Porto e Lisboa e de 35 ºC em Faro. As regiões mais quentes do Continente nesse dia serão o Sotavento Algarvio, o Alentejo e a Beira Baixa, com valores máximos diurnos a rondar geralmente os 33-34 ºC, mas a poder atingir localmente os 36-37 ºC.