Onde é que vai chover em Portugal nos próximos dias? Eis a previsão de precipitação da Meteored
Apesar do domínio das altas pressões em Portugal continental durante grande parte desta semana, prevê-se alguma precipitação sob a forma de chuva e/ou aguaceiros devido à passagem de uma bolsa de ar frio e frentes. Saiba em que regiões vai chover mais.
Como já adiantámos nestes últimos dias na Meteored, o tempo em Portugal continental esta semana será consideravelmente mais estável do que na semana passada, apesar de algumas exceções estarem previstas. Uma delas é a formação de uma pequena gota fria que se deslocará pelo Atlântico, desde as proximidades do Cabo de São Vicente até ao Golfo de Cádiz na quarta-feira (13), e posteriormente para Marrocos nas primeiras horas da madrugada de quinta-feira (14).
Na quinta-feira (14) uma frente associada a depressões em latitudes mais setentrionais, à qual estará associada um rio de humidade, trará consigo um aumento da instabilidade a várias regiões e zonas do Continente. Na sexta (15) ocorrerão períodos de chuva ou aguaceiros fracos e dispersos, mais prováveis no Centro do país.
Nas últimas horas de sábado (16), a parte traseira de uma frente poderá atingir o Minho, despejando alguma precipitação. Estas alterações meteorológicas serão geralmente pouco significativas e afetarão apenas algumas zonas específicas da nossa geografia.
Acumulações até 20 mm no Minho
Ao longo dos próximos dias, a precipitação mais intensa será registada no Noroeste do país. No Minho poderão acumular-se até 20 mm ao longo da semana, especialmente nas regiões do interior do distrito de Braga. Nas restantes zonas do Minho a acumulação rondará geralmente 15 mm.
A precipitação acumulada deverá rondar os 10-15 mm no Douro Litoral (Porto) e em zonas dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra. No resto do território do Continente o valor de pluviosidade acumulada variará entre 0 e 10 mm.
No Arquipélago dos Açores esse valor variará entre menos de 5 mm (ilha de Santa Maria - Grupo Oriental) e pouco mais de 90 mm (ilha do Pico - Grupo Central), com temperaturas máximas de 18 ºC na capital Ponta Delgada durante o fim de semana.
No Arquipélago da Madeira, após o dia de hoje que foi bastante chuvoso num curto período de tempo, as condições meteorológicas irão estabilizar esperando-se céu pouco nublado ou limpo e formação de nevoeiros nos próximos dias.
Alguma precipitação provocada pela chegada de uma pequena bolsa de ar frio e frentes
Uma gota fria (depressão isolada em altitude) vai trazer alguma instabilidade ao sul do país esta quarta-feira (13). A pequena depressão contém pouco ar frio e isto, aliado à ausência de fluxos marítimos bem definidos, não será suficiente para desencadear aguaceiros generalizados e intensos. Mesmo assim, mantém-se a possibilidade de aguaceiros no Algarve (distrito de Faro), embora fracos, isolados e dispersos.
Também deverá chover algo na quinta-feira (14) graças a uma frente alimentada por um rio de humidade. A chuva será mais provável e frequente nas Regiões Norte e Centro, em particular a oeste da Barreira de Condensação.
Na sexta-feira (15), apesar do domínio do centro das altas pressões situado verticalmente sobre a Península Ibérica, haverá aguaceiros pós-frontais, muitos dispersos pela geografia do Continente, sobretudo de manhã. A nebulosidade e precipitação terão tendência a diminuir a partir do meio da tarde.
No sábado (16) a aproximação de uma frente fria produzirá céu nublado durante todo o dia de norte a sul de Portugal continental. No entanto, só se prevê precipitação fraca no Minho, em princípio a partir do meio da tarde.
Para mais informações sobre o tempo em Portugal continental, Açores e Madeira mantenha-se constantemente atualizado com as nossas últimas previsões meteorológicas, mapas e modelos.