Onde é que vai chover em Portugal até domingo, 16 de fevereiro? Eis a previsão de precipitação, segundo Hélder Lopes

O tempo em Portugal Continental esta semana será marcado por aguaceiros intermitentes, com maior incidência no Sul nesta terça-feira, seguidos de um período mais seco antes do possível regresso da chuva no fim de semana.

A previsão meteorológica para Portugal Continental entre os dias 11 e 16 de fevereiro indicia uma semana de padrões variáveis, com alguma precipitação, instabilidade passageira e algumas abertas. As previsões apontam para aguaceiros em algumas regiões e uma possível depressão a influenciar o tempo no final da semana.

Instabilidade na terça-feira e melhoria temporária a meio da semana

Depois de uma segunda-feira, com alguma precipitação fraca e irregular, com abertas ao longo do dia, na terça-feira, 11 de fevereiro, o dia será o mais instável da semana, com a passagem de um vale depressionário. A precipitação será mais intensa a sul do rio Tejo, sobretudo na região do Algarve, onde se espera que a precipitação acumulada se cifre em valores até 45 mm às 0 horas de quarta-feira.

Algumas regiões poderão registar trovoadas e chuva forte, especialmente entre a madrugada e o início da tarde. Os modelos meteorológicos indicam também para acumulações significativas num curto espaço de tempo em algumas localidades, alertando-se para pequenas inundações em áreas urbanas mais suscetíveis, onde os cuidados deverão ser redobrados.

Precipitação acumulada no sul do país
Para esta terça-feira, 11 de fevereiro, espera-se um dia instável, com maior probabilidade de precipitação no sul do país.

Entre quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 de fevereiro, o tempo estabiliza ligeiramente com a ausência de precipitação em território nacional, embora se mantenha a nebulosidade próxima dos 100% em praticamente todo o território. A nebulosidade persistente e a humidade favorecerão a formação de nevoeiros, especialmente no Norte e Centro.

Haverá a possibilidade de aguaceiros fracos, sobretudo na região do Minho e Douro Litoral, especialmente na tarde de quinta-feira. Estima-se em algumas áreas destas regiões a probabilidade de 70% para a ocorrência de precipitação.

Incerteza na previsão para o fim de semana e possibilidade de chuva ou tempo seco

Na sexta-feira, 14 de fevereiro, e no fim de semana, 15 e 16 de fevereiro, a incerteza será significativa, uma vez que os modelos meteorológicos divergem nas previsões. Os mapas de referência da Meteored, baseados no modelo do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF), indicam a probabilidade elevada de ausência de precipitação, enquanto outros modelos, como o modelo global de previsão do tempo dos Estados Unidos e o modelo canadiano, sugere o regresso da precipitação generalizada. A probabilidade de precipitação atingirá o máximo de 25% na sexta-feira.

chuva portugal
A chuva prevista para o fim de semana de 15 e 16 de fevereiro dependerá da evolução da trajetória da depressão atlântica.

No sábado e domingo, tudo dependerá da evolução da depressão que se encontra no Atlântico. Caso esta desça em latitude, pode trazer precipitação para Portugal Continental. Caso se mantenha a norte, garantir-se-ão condições estáveis no fim de semana geralmente mais seco e agradável.

Acumulação da precipitação e tendências para a semana

Os valores acumulados de precipitação previstos indicam que no Norte do país poderão registar entre 10 e 60 mm de precipitação acumulada ao longo da semana, com mais precipitação no Minho e Douro Litoral. No Centro, os valores devem situar-se entre os 5 e 45 mm acumulados, concentrando-se maioritariamente no final da semana. No Sul, prevê-se entre 5 e 30 mm, com maiores quantidades esperadas já esta terça-feira no Algarve.

A semana entre 11 e 16 de fevereiro será caracterizada por períodos intermitentes de precipitação, com destaque para a instabilidade na terça-feira, principalmente no Sul do país. Haverá uma pausa na chuva entre quarta-feira e sexta-feira, mas a incerteza para o fim de semana persiste. Acompanhe as previsões atualizadas ao longo da semana para se manter informado sobre as eventuais alterações nos padrões meteorológicos.