Onde choverá mais em Portugal nos próximos dias? Mapa de precipitação da Meteored revela 40 mm acumulados nestas zonas

Nos próximos dias o tempo em Portugal continental poderá ser pautado por maior instabilidade nas regiões Centro e Sul do país devido à chegada de uma gota fria. Eis as zonas mais afetadas pela precipitação segundo os mapas da Meteored.

Desde temperaturas amenas a aguaceiros dispersos, a semana promete variações entre várias regiões, mas sem grande quantidade de precipitação. Em particular, o interior e Sul do país deverão concentrar a maior parte da precipitação até ao final da semana, ao passo que no Norte se espera um tempo mais seco.

Apesar de tudo, espera-se que uma depressão comece a deslocar-se para sul ao longo da semana. No entanto, até lá, as previsões sugerem que alguns dias poderão ser ligeiramente instáveis, especialmente para quem se encontra no Centro e Sul do país.

Início da semana arranca com sol a Norte e aguaceiros dispersos a Sul do país

No arranque da semana, o tempo esteve ameno e seco em grande parte do território, com temperaturas agradáveis e sol, num início de semana estável.

No entanto, a instabilidade começa a dar sinais de avanço a partir desta terça-feira (29), principalmente no Sul e interior do país, devido ao movimento lento de um centro de baixas pressões a sudoeste de Portugal Continental.

A presença de poeiras em suspensão associadas à “gota fria” poderá dificultar o desenvolvimento de nuvens de convecção, embora sejam esperados aguaceiros dispersos e até trovoadas esporádicas, especialmente no Algarve e no Alentejo. No Centro, o sol ainda será dominante, mas com anomalias térmicas positivas, que marcam a influência desta depressão.

Humidade relativa Sul do país
Instabilidade atmosférica intensifica-se a partir desta terça feira no Sul do país. Espera-se que a humidade relativa se cifre em valores superiores a 90%.

Os termómetros poderão atingir as máximas de 24 ºC em Santarém, 23 ºC no Porto e Coimbra, e os 22 ºC em Viana do Castelo, Lisboa, Évora e Beja.

A meio da semana, a instabilidade atmosférica aumenta. Embora o dia de quarta-feira (30) comece com sol, sobretudo nas regiões Centro e Norte, a nebulosidade deve aumentar até ao final da manhã, contribuindo para a possibilidade de aguaceiros dispersos e, em algumas áreas do interior e litoral Centro, trovoadas.

Os ventos soprarão com intensidade média a forte no Norte, com rajadas significativas em áreas expostas, podendo atingir velocidades consideráveis. As temperaturas deverão manter-se acima da média, contribuindo para a sensação de tempo quente e húmido.

A partir de quinta-feira há alguma incerteza nos modelos atmosféricos

Quinta-feira (31) será marcada por mais nuvens e uma redução ligeira nas temperaturas devido ao aumento da humidade. A instabilidade será mais generalizada, com aguaceiros a ocorrer em várias regiões do país, embora a intensidade e frequência possam variar bastante, sendo mais provável na região Centro, que deverá estar sob maior influência da depressão, e onde se espera que a probabilidade de precipitação ascenda aos 83% na Serra da Estrela.

Nesse dia, espera-se que se atinja o máximo de precipitação acumulada na região centro, com 28 mm na área referida. No litoral, a chuva será esparsa, com áreas onde pouco ou nada acontecerá.

chuva portugal
A incerteza na previsão de precipitação acumulada é elevada devido à natureza errática da gota fria. Porém, a atual previsão estima cerca de 40 mm acumulados até domingo, 3 de novembro, em várias zonas do interior Centro e Sul de Portugal continental.

A previsão para o feriado do Dia de Todos os Santos ainda é incerta, mas sugere um tempo mais seco a Norte, enquanto no Centro e Sul do país poderão verificar-se aguaceiros esporádicos, que ainda se mantêm como uma possibilidade. Embora a depressão esteja a dissipar-se, a variabilidade atmosférica ainda deixa espaço para chuvas intermitentes, especialmente nas regiões do Centro e Sul.

Com a provável dissipação da depressão ou o seu afastamento para o Atlântico, o fim de semana prolongado, designadamente entre 2 e 3 de novembro, deverá ser marcado por uma melhoria do tempo, especialmente nas regiões Norte e Centro.

Espera-se que o sábado (2) e o domingo (3) sejam dias secos, com temperaturas agradáveis e pouco vento. No entanto, uma nova perturbação a ocidente pode ameaçar um eventual retorno da chuva no domingo (3), mas a probabilidade de precipitação é ainda baixa. Estes dias serão, no geral, amenos, com noites frescas, mas longe das temperaturas baixas habituais de novembro.

Açores e Madeira com uma semana de contrastes

No arquipélago dos Açores, a semana começará com tempo relativamente seco e ameno, mas com o avançar da semana, as ilhas deverão entrar num período de maior instabilidade. A partir de quinta-feira (31), a chegada da chuva e o aumento da intensidade dos ventos serão notórios, especialmente nas ilhas ocidentais, devido à proximidade de uma nova frente atlântica.

Na Madeira deverá sentir-se uma influência menor da depressão, com uma semana com algum vento e a presença de alguma nebulosidade entre quarta (30) e sexta-feira (1). A previsão sugere poucas probabilidades de chuvas generalizadas, embora a presença de aguaceiros isolados nas regiões montanhosas não esteja descartada.

A nossa equipa aconselha ao acompanhamento das nossas previsões diárias devido à variabilidade significativa, que caracteriza também esta época do ano, uma vez que o comportamento das massas de ar e o posicionamento do anticiclone poderão influenciar de forma importante o estado do tempo no início de novembro.