O vaivém de chuva e nuvens não cessa!

Tendo em conta o tempo dos últimos dias, bastante chuvoso pelo país, pontuado por trovoadas no litoral Norte e Centro, com granizo e nevadas intensas nas cotas acima dos 1200 metros, Gerês, por exemplo, que previsão para o último fim-de-semana de novembro?

A instabilidade atmosférica que temos sentido deve-se ao padrão de altas pressões do Norte da Europa.

Segundo o modelo ECMWF, tudo parece apontar para que o tempo permaneça muito instável até ao final de novembro, isto é, os últimos dias do outono serão em geral marcados pela passagem de consecutivas linhas de instabilidade, com queda de precipitação em todo o país, neve nas terras altas e temperaturas concordantes com aquilo que é normal para esta época do ano.

Estes derradeiros dias deverão manifestar-se com o tempo a que já nos habituamos nas últimas semanas, devido ao padrão que se instalou com altas pressões no norte da Europa, e que tem vindo a estimular a passagem de sucessivas tempestades e temporais perto das nossas latitudes.

Este sábado o dia será marcado pela presença de muita nebulosidade e chuva, em geral fraca a moderada, com tendência por vezes para ser mais intensa devido aos aguaceiros e a ser relativamente persistente no Norte litoral, sobretudo na área geográfica que abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. O vento será do quadrante sul soprando moderado em geral, e por vezes forte nas terras altas e em alguns locais do litoral norte e centro, podendo atingir rajadas de 60 a 70 km/h.

Mapa alusivo ao acumulado de precipitação no domingo, 25 de novembro em Portugal Continental.

Amanhã deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura mínima, oscilando entre os 9 ºC de mínima e os 14 ºC de máxima no distrito do Porto, variando entre os 12 ºC de mínima e os 17 ºC de máxima em Lisboa e entre os 10 ºC de mínima e os 17 ºC de máxima em Faro.

No domingo a temperatura mínima sobe em geral na região Sul e desce ligeiramente na região Norte, o céu vai estar em geral muito nublado com previsão de períodos de chuva e aguaceiros especialmente durante o período de madrugada e a partir do final da tarde na região Norte. Nas regiões Centro e Sul, no interior como no distrito de Portalegre choverá de forma fraca a moderada durante todo o dia, sendo que a precipitação incidirá com particular intensidade ao final da tarde em áreas do litoral ocidental como Lisboa e Setúbal ou na ponta meridional como Faro. Prevê-se vento fraco a moderado de 30 km/h do quadrante oeste, soprando moderado a forte – até 45 km/h- na linha de costa ocidental e nas terras altas de manhã e a partir do início da noite.