O tempo volta a mudar: vem aí semana de calor e nortadas!
Após um fim de semana fresco e ventoso, com vários períodos de nebulosidade intercalados com sol, a montanha russa nas temperaturas não dá tréguas. Esperamos subida acentuada das temperaturas, com o vento Norte a assumir outra vez destaque. Confira a previsão!
Nesta manhã de segunda-feira (24) a região Norte e o litoral Centro de Portugal continental despertaram com chuva fraca, vestígios ativos de uma frente atlântica em dissipação que conseguiu ‘furar’ por entre as altas pressões que vão agora começar a reforçar-se nas imediações da Península Ibérica, a oeste-noroeste do nosso país.
De facto, após um fim de semana bastante fresco, no qual, o céu esteve bastante povoado pelas nuvens, sobretudo no sábado, o panorama meteorológico volta a mudar esta semana - a última de maio - dando azo à enorme variabilidade do estado do tempo neste mês, sobretudo no que toca às temperaturas registadas.
Subida acentuada das temperaturas até quinta-feira
Após uma manhã relativamente húmida no Norte e Centro marcada pela presença da nebulosidade e dos chuviscos, as nuvens dissiparam-se entretanto, com o sol a brilhar no continente luso esta tarde. As temperaturas diurnas continuam relativamente frescas e o vento soprará moderado, com especial incidência na faixa costeira atlântica onde as rajadas alcançarão até 50 km/h. Na região Sul, contrariando a tendência do resto do país, os termómetros registaram uma ligeira subida da temperatura máxima.
Na terça-feira (25) estará céu pouco nublado ou limpo na generalidade do território continental, prevendo-se subida da temperatura máxima. O vento soprará em geral fraco do quadrante Norte, surgindo com mais intensidade novamente no litoral oeste, sobretudo ao final da tarde, com rajadas que poderão chegar até aos 60 km/h. De acordo com o nosso modelo de maior confiança (ECMWF), a estabilidade, o tempo soalheiro e com as primeiras ‘pinceladas’ de verão estão já ao virar da esquina, dado que em várias regiões do país vamos assistir durante três dias consecutivos a subida das temperaturas – em alguns sítios, bastante acentuada.
Na quarta-feira (26) o dia amanhecerá com períodos de nuvens médias e altas, esperando-se que o sol se imponha nas horas restantes. Desde Noroeste o vento continuará a soprar com fraca intensidade, aumentado a partir da tarde, de novo no litoral do país. Estima-se que os termómetros registem nova subida das temperaturas, mais marcante no interior do país e nas regiões do Centro e do Sul.
Quinta-feira vai ser o dia mais quente da semana, com as temperaturas a tomarem as rédeas do tempo sob a forma de calor. Pode mesmo dizer-se que está na hora de voltar à praia e de fazer atividades ao ar livre, com o devido distanciamento social, bem como usar a indumentária de verão, embora as nortadas possam por vezes estragar os planos. As temperaturas máximas vão chegar aos 21 ºC no Porto, 27 ºC em Viseu, 26 ºC em Bragança, 28 ºC em Coimbra e em Lisboa, 31 ºC em Castelo Branco, 32 ºC em Évora e Beja e 24 ºC em Faro.
O anticiclone dos Açores prossegue imparável no bloqueio atmosférico que exerce ao impedir que as depressões que circulam mais a norte, seja pelo continente europeu, ou vindas desde o Atlântico Norte ou do Sul da Gronelândia, cheguem até cá, algo também comprovado quando observamos a configuração apresentada pela corrente de jato.
Já sexta-feira romperá com a tendência dos dias anteriores, esperando-se algo mais de nebulosidade, bem como uma descida pronunciada das temperaturas. Poderá chover, mas apenas no nordeste transmontano, onde a precipitação seria pouco intensa e de curta duração. Em suma, a semana será bastante seca em todo o país, com o calor a disparar em todas as regiões. Ainda assim o litoral Norte não deverá superar os 21/22 ºC, em contraste com o Sul, onde os termómetros deverão roçar os 33ºC.
E nos Arquipélagos?
Nos Açores todas as atenções estão viradas para uma frente de moderada a forte atividade que deixará chuva moderada a forte em todas as ilhas entre terça e quarta-feira. O vento Sul marcará presença, esperando-se que as nortadas regressem a partir de quarta-feira. A amplitude térmica diária permanecerá diminuta, com valores muito amenos e a variar entre os 15 e os 20 ºC. Na Madeira predominará o tempo soalheiro e quente, mas muito ventoso devido à intensidade dos fluxos de Nordeste. Entre hoje e quarta-feira, em alguns pontos da ilha as rajadas poderão alcançar entre 55 e 70 km/h.