O tempo volta a mudar: chuva e nebulosidade, durarão muito?
O tempo em Portugal continental volta a estar húmido, fresco, mas também quente. A reta final deste mês de junho, pelo menos nos termos meteorológicos, é no mínimo algo atípica, mas não rara. Saiba mais do que vai acontecer aqui, connosco!

A meteorologia no nosso país tem variado imenso ao longo destes dias de junho. Uma primeira quinzena que se demarcou sobretudo pela chuva, instabilidade, trovoada e aguaceiros, um pouco por todo o país.
Agora, que já estamos nos últimos dias do mês, depois das Festas dos Santos Populares já quase terem terminado, o que reserva a atmosfera para a nossa geografia ao longo dos próximos dias?
️ O #tempo em #Portugal nos últimos dias de junho vai continuar variável sobretudo nas regiões #Norte e #Centro (litoral)
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) June 26, 2020
O que vai acontecer?
Veja no mapa a evolução da #chuva e da nebulosidade no nosso país ️
️ Modelos: https://t.co/YgFQCwYoPu pic.twitter.com/yFhTOuTSGt
Pois bem, neste fim de semana em que celebramos o São Pedro em terras como a Afurada e a Póvoa de Varzim, e também em muitas outras por esse Portugal fora, o tempo não vai dar sinais de grandes mudanças.
Augura-se um panorama para o final de junho marcado sobretudo pela instabilidade meteorológica, pelos nevoeiros, pela nebulosidade densa em certos períodos do dia, concentrada sobretudo na região Norte e no litoral Norte e também parte do Centro.
Será que chove na noite de São Pedro?
Para dia 27 espera-se que a chuva surja a espaços, desenhando-se nuvens densas e a baixa altitude no firmamento, com alguns períodos de sol e céu limpo durante o dia. O distrito de Castelo Branco parece ser o único que terá escapatória à chuva.
Já para o próximo domingo 28, o tempo vai estar nublado e a ameaçar chover em algumas regiões de Portugal continental, mas a noite em que o São Pedro será celebrado de forma digital e mais ‘memorial', não deverá em princípio registar grandes quantidades de precipitação no continente luso.
️ Ao longo dos próximos dias #Portugal vai ter um #tempo de novo mais variável e de #chuva ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) June 25, 2020
Esta é a distribuição geográfica da precipitação no nosso país...
️ Notícia: https://t.co/S6bclpYm23
️ Mais mapas em: https://t.co/3eR5ice3Kt pic.twitter.com/HIe2bPrtgf
O que virá depois?
Enquanto que na próxima segunda-feira teremos tempo de nuvens e temperaturas algo suaves para um mês em que o verão já impera nas nossas latitudes, é na terça que os termómetros vão disparar. De norte a sul do país, vão evidenciar-se as altas temperaturas, bem como a forte presença do sol.
Segundo o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, as temperaturas vão subir a pique no último dia de junho (30), prevendo-se máxima de 24 ºC no distrito do Porto, 29 ºC no de Coimbra, 26 ºC no de Lisboa, 33 ºC no de Évora, 32 ºC Portalegre e 28 ºC no de Faro.
Durante este fim de semana, nos Arquipélagos, as cidades de Ponta Delgada e Funchal vão registar, respetivamente, 22 ºC e 24 ºC de máxima, com tempo húmido, ‘cinzento’, mais evidente nas ilhas dos Açores, enquanto que na Madeira imperará a brisa suave de norte, o tempo soalheiro e com poucas nuvens.
Já sabe, nunca deixe de se informar com as nossas previsões do estado do tempo e mantenha-se sempre atualizado!