O tempo na segunda quinzena de junho, como vai ser?

A primeira metade de junho foi marcada pela instabilidade atmosférica. O sol e o calor já estão lentamente a instalar-se. Da meteorologia, que podem os portugueses esperar até final deste mês? Saiba aqui mais, connosco!


clima tempo oceano calor sol mar oceano previsão meteorologia Portugal geografia
Terão ido de vez chuva e nebulosidade? O que é certo é que sol e calor estão a vir lentamente, de novo, para Portugal.

Falta pouco tempo para o final do mês de junho, e se na primeira metade deste atípico mês a meteorologia no nosso país esteve cinzenta, húmida, instável e teve pouco de estival, o prognóstico agora muda de figura, e até ao final do sexto mês do ano civil, o modelo ECMWF, aponta para um cenário de estabilidade. Por isso, os últimos dias, já têm sido soalheiros, calmos e menos pertubados atmosfericamente.

Isto porque os modelos em que nos baseamos para a projeção à escala nacional, apesar do seu carácter regional e probabilista, intuem um cenário de sol, calor e calma anticiclónica para a geografia luso-continental.

Na verdade, do Copernicus chegam notícias de que, até 30 de junho, o carácter dos modelos numéricos de previsão do Europeu, vão sofrer uma atualização, e nem mesmo a pandemia gerada pela covid-19 parou os planos para esta mudança.

O sol e o calor vão permanecer na nossa latitude continental... durarão muito?

E, o verão astronómico está a chegar, prevendo-se que tenha início dia 20 de junho, daqui a 3 dias, às 22h44, horário de Lisboa. Estima-se que este cenário se estenda de hoje até pelo menos ao próximo 30 de junho.

As tendências da chuva e das temperaturas

O modelo numérico de previsão da nossa maior confiança, o Europeu, antecipa um cenário em que o tempo em Portugal continental será quente e de sol. Assim, com base nisto, o panorama meteorológico sugere que a precipitação registará quantidades dentro dos valores referência para um mês de junho.

Os termómetros já irão registar valores de temperatura dentro da média. Então, os portugueses já poderão vivenciar horas de luz solar diária (insolação diária) até mais tarde e sem a presença da nebulosidade. Claro que, dependendo sempre, da região em que estivermos.

O período conturbado de tempo meteorológico

No entanto, entre os dias 24 e 26, estima-se que o cenário seja de chuva, trovoada e vento bem pujante de Norte ou Oeste nalgumas regiões do país, sobretudo mais a Norte.

No interior continental e noutras regiões, do Centro e Sul, as temperaturas roçarão ou até mesmo ultrapassarão os 30 ºC, como no distrito de Bragança em que o termómetro vai alcançar os 33 ºC, ou no Algarve em que atingirá os 29 ºC ou até superando isso.

Como curiosidade, é neste mês de junho que vamos ter o auge na duração de luz solar diária, na altura em que ocorrer o solstício de verão, que neste ano de 2020, será precisamente no dia 20. Já sabe, mantenha-se a par das previsões do tempo para Portugal e todas as regiões, incluindo as Autónomas, connosco aqui na Meteored, e consulte também a Meteorologia, atualizada, para o resto do mundo.