O tempo para o fim de semana e Dia de Todos os Santos
O anticiclone tomou as rédeas do tempo desde ontem e parece que continuará assim por mais alguns dias, até que a chuva regressa no Dia de Todos os Santos, mas não a todas as regiões portuguesas. Confira aqui a previsão!
Nos últimos dias um cavado anticiclónico tem estado a alongar-se de oeste para leste em direção à Península Ibérica, e é precisamente esta situação de altas pressões que vai permanecer ao longo dos próximos dias. Não será a chuva o aspeto mais significativo do panorama meteorológico, mas sim pelo contrário, os bancos de névoa e as geadas noturnas em áreas de montanha.
O anticiclone estando posicionado próximo ao nosso país, arrastará uma massa de ar subtropical com alguma humidade. Hoje e amanhã prevê-se nebulosidade muito dispersa pelo território, antecipando-se em geral um ambiente soalheiro, tranquilo e quase sempre com períodos de céu limpo. A nebulosidade essa, tenderá a concentrar-se nas bacias do Tejo, Douro e Guadiana e nas áreas montanhosas. Os termómetros vão registar uma subida das temperaturas entre hoje (29) e amanhã (30).
Fim de semana e feriado com tempo calmo, exceto no litoral Norte
Para sábado (31) estima-se um panorama meteorológico de tempo tranquilo, seco, estável, com alguns períodos de maior nebulosidade matinal que poderão persistir nos vales do Douro e de Trás-os-Montes. Neste dia as temperaturas vão aumentar na generalidade do território continental, esperando-se valores acima da média.
Perdurará uma anomalia térmica positiva, que resultará num ‘verãozinho’ de Todos os Santos. As máximas estarão acima dos 20 ºC de norte a sul da nossa geografia continental. Aliás, no Alentejo as máximas atingirão os 25 ºC no distrito de Beja. Em geral predominará um céu limpo ou pouco nublado.
No domingo prevê-se ligeira descida das temperaturas, sobretudo das máximas. Apesar do ambiente tornar-se mais fresco no Dia de Todos os Santos (1), uma frente começará a entrar através do Noroeste Minhoto, estendendo-se para sul até Aveiro, distribuindo precipitação que se repartirá um pouco por toda a faixa do litoral norte.
A precipitação será particularmente notória no distrito de Viana do Castelo, caindo moderada na noite de 31 de outubro para 1 de novembro, tornando-se mais suave mas persistente durante todo o dia de domingo. A juntar a este panorama, surgirão nevoeiros matinais e alguns períodos de céu nublado por todo o país. O vento soprará fraco, por vezes moderado, em geral do quadrante Sul no litoral da região Norte, e de Oeste ou Noroeste no resto do país.
E a partir de segunda-feira?
A partir de dia 2, sim, já teremos mais novidades com o desenvolvimento da frente atlântica a alargar-se por mais distritos da região Norte e Centro. Prevê-se chuva fraca mas contínua, períodos de céu nublado durante a maior parte do dia, e uma ligeira subida da temperatura, quer relativamente às máximas, quer relativamente às mínimas. O vento neste dia passará a soprar de noroeste.